A cidade está na 4º colocação no ranking das cidades mais seguras do país. 

Divulgação: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

O estudo mais recente foi efetuado em 2018, pela empresa de consultoria especializada Urban Systems, referência no setor, e aponta Balneário Camboriú como a cidade mais segura para viver no Sul do Brasil e a 4ª colocada no ranking nacional. Foram cerca de 700 cidades avaliadas em todo o país.

Em 2017 a cidade ocupava a 16° posição. Entre as cidades brasileiras pesquisadas do porte de 100 a 500 mil habitantes, Balneário Camboriú ocupa a 1ª posição no eixo Segurança. O estudo neste eixo é feito com base nos números da segurança pública, em que a cidade se destaca por apresentar índice de homicídio de 8,35 por 100 mil habitantes. Também são analisados indicadores indiretos, como por exemplo, a iluminação pública. 

No entanto, sua atual gestão – a cargo do prefeito Fabrício Oliveira – realizou em março deste ano um acordo inédito para que a cidade alcance o topo do ranking em segurança no Brasil. O prefeito assinou um acordo com a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e o IGP, Instituto de Geral de Perícias. O acordo de cooperação técnica visa integrar as forças de segurança no município. O modelo é novidade no Estado. Prevê otimização de recursos, compartilhamento de estratégias e informações. E claro, colaboração para que a cidade obtenha ainda melhores índices de segurança pública. 

O acordo possui metas de curto, médio e longo prazo. As primeiras medidas já foram tomadas e estão sendo executadas pela Polícia Militar. A cidade que possui câmeras de vigilância em seus principais pontos turísticos e nas vias de grande fluxo, tanto na baixa e alta temporada de verão, possui uma verba de 10 milhões para investir fortemente nesta área. A verba está sendo usada em novas tecnologias, como a transmissão de dados, novas câmeras, e em cursos de capacitação. O prefeito Fabrício Oliveira do PSB, diz que as ações são palpáveis e colocar a cidade no topo da lista como a mais segura do país é meta do acordo e do projeto. 

Em 2018 foram instalados totens de monitoramento com câmeras em diversos pontos da cidade. Os equipamentos monitoram avenidas, praias e facilitam o acionamento dos guardas municipais. De 10 prisões com flagrantes em 2017, tivemos 31 prisões em 2018 em decorrência do uso destes equipamentos. As imagens ficam gravadas no equipamento e são usadas também nas investigações. A princípio o objetivo dos totens era o monitoramento do trânsito, porém está sendo usado também em prisões e prevenção de crimes. 

Divulgação: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Já citamos em nosso Blog CR Imóveis diversos motivos para investir e viver em Balneário Camboriú. O alto nível em segurança pública que a cidade oferece, lhe proporciona a feliz certeza de realizar a melhor escolha da sua vida e da sua família.

Entre em contato com um corretor especializado CR Imóveis e venha viver com conforto e SEGURANÇA!

Comments

comments