Balneário Camboriú é considerada a capital catarinense do turismo. Não é à toa que além de ser muito visitada, a região é escolhida por muitas pessoas que têm o sonho de morar ou investir, e este é um fator que movimenta positivamente o mercado imobiliário. 

A alta demanda nesse setor possibilita que a nossa região tenha um mercado pujante e uma arquitetura desenvolvida e reconhecida no cenário nacional, o que gera oferta massiva de imóveis, principalmente de opções na planta, que é o mercado de muitas construtoras. Mas a aquisição de bens futuros requer atenção e cautela redobradas, para que a compra não se torne um pesadelo. 

Comprar ou vender o que não existe ainda depende, sobretudo, de confiança. E como qualquer outra operação, possui seus riscos. É importante você saber que na carteira da CR Imóveis as construtoras e os imóveis são selecionados por um crivo jurídico e mercadológico, e isso é feito para te oferecer toda segurança na hora de escolher a opção ideal para investir.

E para ampliar o auxílio, contamos com um jurídico interno e assessoria externa que está entre as mais desejadas do Brasil, segundo o anuário Análise Advocacia 500. É para o escritório Silva & Silva Advogados Associados que solicitamos informações seguras e relevantes para compartilhar com você sobre o que fazer, inclusive, diante do pior cenário.

Se você vai adquirir um imóvel na planta, o primeiro passo é avaliar com cuidado os seguintes fatores:

– Histórico do empreendedor – Obras entregues, relatos de atraso na entrega e vícios construtivos;

– Liquidez do produto – Como o mercado lida com a mercadoria do empreendedor;

– Histórico financeiro do empreendedor e seus sócios – Índice de comprometimento e pontualidade junto às instituições financeiras e fornecedores em geral.

O maior risco existente no caso dos imóveis na planta, seria o de abandono da obra pela construtora/incorporadora pela falta de recursos financeiros para sua conclusão, que podem ocorrer de três formas:

– Perda total do valor pago: Valor pago maior que os recursos alocados na obra pelo incorporador;

– Perda parcial do valor pago: Valor pago maior que os recursos alocados na obra pelo incorporador;

– Empate financeiro: Valor pago igual ou menor que os recursos alocados na obra.

E agora, diante de uma situação como essa, você deve estar se perguntando: É possível diminuir o risco de uma transação imobiliária? A resposta é sim! É possível ter segurança em um negócio imobiliário ainda na planta. E para continuarmos esta questão, chegamos ao próximo passo, que seria o Patrimônio de Afetação.

Patrimônio de Afetação – o que é?

É um mecanismo que tem por objetivo proteger a aquisição dos futuros compradores, aumentando a segurança jurídica do negócio quanto à possibilidade de falência ou recuperação judicial da construtora/incorporadora. Quando um patrimônio de afetação é criado, forma-se um patrimônio próprio e independente destinado à realização da obra em questão. Este torna-se responsável por todos os direitos e obrigações provenientes da edificação.

O Patrimônio de Afetação pode também ter uma Comissão de Representantes, composta pelos compradores. Esta comissão tem função de fiscalização, permitindo o acesso aos livros contábeis, informações financeiras, entre outros dados do empreendimento que, pela regra geral, estariam protegidos pelo sigilo fiscal e bancário de um empreendedor convencional.

Além disso, um empreendimento afetado e também financiado conta com um incremento de proteção constituído pela disponibilidade de recursos da própria financiadora para a conclusão das obras. Esta é uma saída legal para que o projeto saia do papel e ninguém fique no prejuízo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como adquirir um imóvel na planta com segurança, converse com o nosso time, será um prazer te apresentar as melhores oportunidades: (47) 99930-9000.

Comments

comments