É comum que conforme a família cresça ou você evolua financeiramente, queira trocar de imóvel a fim de garantir maior conforto e qualidade de vida.  No entanto, a venda de uma casa ou apartamento envolve diversas etapas, como por exemplo a avaliação de um imóvel. Ainda que possa parecer um detalhe quando comparado com a escolha do bem junto à imobiliária, esse processo é fundamental para o sucesso de sua negociação. Afinal, entender quanto realmente vale o imóvel, assim como os processos envolvidos nessa tarefa, garante que você não perca dinheiro, realize a venda de maneira mais rápida e correta.

São diversos fatores que interferem no preço do patrimônio, como localização, idade, estado de conservação, entre outros. Então, no post de hoje vamos te ajudar a entender como avaliar corretamente seu imóvel. 

 Antes de começarmos, é preciso lembrar que existem alguns quesitos comuns a todos os imóveis e precisam ser avaliados para definir o valor de sua propriedade. Todos os pontos citados aqui poderão te ajudar a entender o valor de seu imóvel, mas ainda assim, ter a ajuda de um profissional é imprescindível para garantir maior segurança e fornecer melhores oportunidades e visão de negócio. Dito isto, confira abaixo algumas dicas:

1. Verifique o valor de imóveis parecidos

Ainda que seja comum ocorrer algumas variações, procurar saber o preço de venda de imóveis no bairro e região em que sua propriedade está localizada, é uma boa maneira para ajudar a estabelecer um valor médio do metro quadrado. 

Ao perguntar na vizinhança, a corretores ou fazer pesquisas em sites, uma boa dica é procurar saber sobre aqueles que foram comercializados recentemente. Isso porque, geralmente, o valor fechado com o bem parecido com o seu, será próximo do valor de sua venda.

2. Conheça melhor a valorização da localização atual

É fato que em qualquer cidade existem os bairros e regiões preferidos para se morar, fazendo com que o preço do metro quadrado seja mais alto. Além disso, existem ainda as localizações mais populares, onde os empreendimentos são menos valorizados quando comparados com pontos de menor infraestrutura. 

Faça uma pesquisa e analise o seu bairro, estudando fatores como segurança, poluição, movimentação, mobilidade, escolas, centros comerciais, áreas verdes, entre outros. Esses aspectos são importantes, visto que dentro de um bairro existem critérios que podem impactar no preço final.  

3. Não subestime a ajuda de um profissional

Ainda que você possa compreender os critérios que determinam os valores do mercado imobiliário, é preciso ter cuidado com alguns fatores. Pelo fato de esse segmento ser muito especializado e dinâmico, o mais adequado é contratar o suporte e assessoria de um corretor para avaliar seu imóvel. 

Isso porque, devido aos anos de experiência e estudos, ele consegue apontar condições vantajosas ou as desvantagens durante a negociação, auxiliando na avaliação e elaboração de um preço justo para a venda de seu imóvel. 

4. Pesquise em sites próprios

Como falamos, os sites especializados no mercado imobiliário são de grande ajuda para a avaliação de um imóvel. Isso porque, você consegue encontrar as opções disponíveis na região sem precisar sair de cada. Com a pandemia do Covid-19, que instaurou o distanciamento social, muitas pessoas colocaram seus imóveis à venda dentro dessas plataformas, facilitando ainda mais o processo de busca. Afinal, nesses sites as informações do imóvel estão sempre especificadas, como localização, quantidade de quartos, banheiros, vagas na garagem, andar do apartamento (se for o caso), além de fotos e tour virtual. Com isso, você consegue encontrar imóveis parecidos com o seu e ter uma base de valor. 

5. Considere a idade do imóvel

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que imóveis mais novos geralmente possuem uma diferença significativa de valorização em relação às edificações mais antigas. Isso porque, são construções mais atuais e consequentemente oferecem melhor qualidade na estrutura, como as tomadas de novo padrão, piscinas, academia e outros itens modernos. Com isso em mente, você consegue entender o valor aproximado de seu imóvel, visto que se for mais novo, é possível cobrar um valor maior. 

Como é feita a avaliação do imóvel?

Para avaliar corretamente uma propriedade e assim garantir sucesso na negociação, o ideal é adotar todos os procedimentos necessários para qualificar sua proposta e ainda confirmar as informações sobre o bem que você deseja vender por meio de um laudo de avaliação imobiliária. 

Esse é um serviço específico para precificar o valor de mercado do imóvel, o Parecer Técnico de Avaliação mercadológica (PATAM). Ele é feito por corretores e peritos avaliadores, que estipulam o preço de um imóvel para compra, venda ou aluguel. 

Então, com as dicas do post de hoje você já consegue ter maior noção do valor de seu imóvel. No entanto, como já falamos, para garantir maior sucesso em suas negociações, não subestime a ajuda profissional. Além de agilizar a venda, você ainda garante segurança no processo e melhores oportunidades de negócio. 

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!


Comments

comments