Ao decidir fazer uma obra, seja reforma ou construção, é necessário criar um bom planejamento a fim de economizar e ao mesmo tempo garantir resultados eficientes. Uma das ferramentas mais utilizadas é o projeto estrutural. Por meio dele é possível descobrir a quantidade exata de materiais necessários para a obra, realizando assim o cálculo estrutural. Dessa forma, o material envolvido para a estrutura do projeto será adequado para as necessidades daquele momento, evitando prejuízos financeiros e também desperdícios que podem prejudicar o meio ambiente.

No entanto, além desses itens, existem outras maneiras de deixar sua obra mais econômica. Confira no post de hoje quais são elas.

1. Projeto

O projeto é responsável por ocupar uma grande parte do custo total da obra, mas ainda assim, é um dos itens mais importantes e que não pode ser deixado de lado. Ele pode ser executado tanto por um engenheiro quanto por um arquiteto, sendo que o segundo é um pouco mais caro, visto que executa um trabalho mais amplo. Contudo, se você precisa economizar, é necessário fazer algumas concessões e para um projeto básico e seguro, o engenheiro é a solução ideal.

2. Acabamento

Os materiais de acabamento são aqueles que irão realmente aparecer e muitos ficam em dúvida sobre qual é o melhor, mais bonito, moderno e barato. A variação de preços desses materiais é muito grande e para baratear a obra é preciso saber escolher. Isso não significa optar sempre pelo mais barato, mas sim ter bom senso entre uma qualidade aceitável e custo acessível. Para economizar aqui, veja algumas dicas:

  • Faça uma lista e visite lojas diferentes, realizando uma compra alternada;
  • Fique atento às promoções, principalmente de queima de estoque;
  • Prefira janelas de vidro em vez dos tradicionais modelos de madeira ou ferro;
  • Existem luminárias de pouco mais de R$ 50,00 e lustres de mais de R$ 1000,00 e justamente por isso você consegue economizar e muito na iluminação.

3. Faça você mesmo

Outra maneira de reduzir os custos de sua obra é você assumir parte das tarefas em vez de contratar um profissional. Obviamente o resultado não será o mesmo, mas ainda assim existem algumas etapas que você mesmo pode fazer, como:

  • Pintura: Ainda que seja necessário fazer um bom trabalho, é possível aprender a pintar com diversos tutoriais na internet, garantindo uma boa economia para a obra.
  • Envernizar portas e janelas: Portas e janelas de madeira exigem envernizamento, não sendo uma tarefa difícil e que pode ser feita em casa ou no seu apartamento.
  • Colocação de lustres e luminárias: Com cuidado e dedicação é possível instalar lustres, luminárias e outros componentes de iluminação até mesmo na parte externa da casa.
  • Aplicação de papel de parede: Os papeis de parede são uma alternativa relativamente barata e ainda que a instalação não seja tão simples quanto parece, é possível fazer por conta própria. De novo, recorra a tutoriais na internet.
  • Suportes: Suportes de TV, papel higiênico, varal, para vassouras e diversos outros podem ser feitos por você, sendo necessário utilizar uma furadeira e parafusadeira.
  • Armários, nichos e peças de madeira: É possível fazer a instalação de todos esses itens por conta própria. Obviamente será necessário ter paciência, habilidade e ferramentas adequadas, mas nada que seja impossível de ser feito.

Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de ter uma obra mais barata e ainda assim transformar seu lar. Ainda que seja possível reduzir os custos, é importante lembrar que contratar profissionais qualificados deve ser visto como um investimento. Portanto, não queira fazer tudo por conta própria, pois é provável que surjam problemas no futuro que prejudiquem sua segurança e também seu bolso.

Comments

comments