Como economizar na decoração de casa

Encontrar a casa ou apartamento ideal junto à imobiliária é uma tarefa trabalhosa e ao mesmo tempo muito divertida. Afinal, para muitos isso significa um grande passo em suas vidas. Mas, após a escolha, outras atividades são necessárias, como por exemplo a escolha da decoração. 

Sabemos que todo o processo de compra de um imóvel pode gerar custos e na hora de decorar isso não é diferente. No entanto, muitos acreditam que para uma boa decoração é necessário gastar muito dinheiro, o que não é verdade. Portanto, para provar isso para você, no post de hoje vamos dar algumas dicas para você economizar na decoração da casa. 

1. Planejamento

O primeiro passo é o mais importante e que merece total atenção e dedicação. O planejamento servirá como guia para conduzir o processo de decoração de sua nova casa e por isso ele precisa ser muito bem feito para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. Para isso, faça uma lista com todos os itens que pretende comprar e coloque-os em ordem de prioridade. Além disso, estipule um teto máximo para os gastos, incluindo uma pequena margem para peças que possam ser mais caras que o esperado. 

2. Conheça seu estilo

Um dos principais motivos que fazem com que as pessoas gastem mais do que devem na decoração é não conhecerem o próprio estilo. Com isso, não sabem ao certo o que gostariam na hora de comprar os móveis e outros itens, e por fim, acabam comprando itens desnecessários ou que não combinam entre si. Portanto, antes de sair às compras é importante pesquisar em blogs e revistas dicas e estilos para se inspirar e poder entender o que realmente gosta. 

3. Garimpe peças usadas

Nem sempre você precisa comprar tudo novo, sendo possível encontrar bons móveis e peças decorativas em ótimo estado de conservação. No entanto, para isso é necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada e alguns testes para garantir que determinado item realmente é de boa qualidade. Afinal, de nada adianta pagar mais barato e precisar comprar outro em pouco tempo, certo? Esse movimento ainda está relacionado com o consumo consciente, além de poder valorizar peças com história, como ocorre com o vintage. 

4. Reaproveite o que já tem

Sabemos que ao mudar para uma nova casa ou depois de um certo tempo, enjoamos da decoração atual e queremos comprar tudo novo. No entanto, você pode reaproveitar o que já possui e que ainda está em bom estado. Para isso, basta reformar a poltrona, estofar um sofá antigo e até mesmo fazer uma pátina em um aparador. Além disso, envelopar a geladeira e outros móveis também é uma estratégia interessante e muito mais econômica do que comprar um novo móvel ou eletrodoméstico. 

5. Aposte no Faça Você Mesmo (DIY)

Ligado com o item anterior, o DIY (Do It Yourself) ou Faça Você Mesmo é um movimento que ganhou ainda mais força com a pandemia do covid-19. Afinal, com tanto tempo dentro de casa, as pessoas descobriram alguns talentos para passar o tempo. Portanto, se deseja economizar, uma boa sugestão é que você mesmo faça alguns itens decorativos ou participe da obra. Seja pintando a parede, estilizando os móveis ou criando suas próprias peças, além de passar o tempo fazendo algo produtivo, ainda pode economizar em sua decoração. 

6. Plantas também podem decorar o espaço

Elementos naturais, bonitos e terapêuticos, as plantas são uma ótima pedida para ajudar a economizar na decoração da casa. Mas, além disso, elas ainda promovem bem-estar devido à tonalidade e também são capazes de filtrar o ar, melhorando assim sua qualidade de vida. No entanto, fique atento e escolha as espécies certas para cada cômodo, avaliando a luminosidade e incidência de luz no ambiente. 

7. Compre itens pelo custo-benefício 

Por fim, é importante lembrar que nem sempre a economia significa comprar o mais barato. É fundamental que, na hora de escolher móveis e eletrodomésticos, você avalie as peças pelo custo-benefício, ou seja, que caibam no orçamento que você estipulou e ao mesmo tempo sejam de boa qualidade. Afinal, como falamos, não adianta você pagar menos por um item, mas precisar realizar a troca ou substituição em um curto período de tempo. Sendo assim, lembre-se que é melhor pagar um pouco a mais em determinado item, mas que irá durar por muitos anos. 

Então, agora que você sabe como pode economizar na decoração de sua casa, já pode começar o seu planejamento. Lembre-se que ele deve ser o primeiro passo e o mais importante para que você consiga realmente economizar. Portanto, tenha em mente um orçamento total, incluindo imprevistos e coloque em ordem de prioridade o que pretende comprar ou mudar. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso blog

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments