A cozinha se tornou um dos principais cômodos de um imóvel, sendo um ótimo espaço para receber amigos e familiares, além de, é claro, realizar boas refeições. Justamente por isso, ela é cada vez mais analisada durante as visitas junto à imobiliária quando se está à procura de um novo apartamento para morar. Mas, depois de encontrar o espaço ideal, é hora de se preocupar com o projeto, visto que é preciso aliar cores, móveis e disposição dos elementos, assim como saber escolher os eletrodomésticos da maneira correta. 

Um dos principais é o fogão e com o passar dos anos, ele foi ganhando novas variações a fim de atender aos mais diferentes públicos, gostos e usabilidade. Justamente por isso, pode ser difícil escolher o modelo ideal para sua cozinha. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas importantes para você comprar o melhor fogão para você. Vamos lá?

Importância de escolher o fogão certo para sua cozinha

Bom, antes de tudo, é importante lembrar sobre a relevância de escolher um fogão correto para sua cozinha. Isso porque, como falamos, graças à tecnologia, atualmente existem diversos tipos de fogões, com diferentes funcionalidades, cores e outras características para se adaptarem aos mais diferentes tipos de projetos. Com tudo isso, é comum procurarmos pelas alternativas mais modernas, bonitas e econômicas. No entanto, é fundamental levar em consideração outros fatores que, em muitos casos são deixados de lado, como as necessidades, demandas e rotina de uma família. Dessa forma, é possível garantir maior conforto, funcionalidade e qualidade de vida no dia a dia. 

Como escolher o fogão certo?

Agora que você entendeu por que precisa escolher o fogão com cuidado, confira abaixo algumas dicas que irão facilitar sua tarefa:

Avalie o perfil dos moradores

O primeiro ponto é entender como é o perfil dos moradores da casa, analisando questões como: vocês almoçam em casa todos os dias? Prepara-se uma grande quantidade de alimentos? Costuma receber visitas para almoço e jantar? Quais tipos de panela prefere usar? Gostam de cozinhar?

Dessa forma, é mais fácil entender o perfil dos moradores e como será o uso do fogão. Com isso, é importante considerar a funcionalidade da peça, comodidade promovida e o preço, mas sem deixar de lado o design e estética.

Considere a frequência de uso do fogão

Também é importante analisar qual a frequência que irá utilizar o fogão. Por exemplo, para quem mora sozinho e cozinha todos os dias, um modelo de 4 bocas já irá ajudar no dia a dia e ainda economizar espaço. Por outro lado, famílias maiores precisam de um fogão com 5 ou 6 bocas, sendo necessário realizar algumas modificações no espaço para ele se adaptar à cozinha. 

Verifique o tamanho e espaço disponíveis

Quando falamos em cozinha, é fundamental considerar a praticidade e agilidade no dia a dia, visto que o fogão precisa se adequar às necessidades da rotina. Portanto, optar por um fogão que seja eficiente na hora de cozinhar diferentes refeições é a escolha mais inteligente. Contudo, é importante ter as medidas do local, visto que dependendo do espaço disponível existem diversas opções de modelos. Por exemplo, para móveis planejados, o melhor é escolher um cooktop ou o fogão de embutir.

 

Priorize a limpeza

Também é importante que o fogão seja fácil de limpar para ajudar no dia a dia com maior praticidade. Portanto, os modelos com acabamentos lisos são os melhores, sendo que as superfícies de aço inox ou de vidro facilitam a limpeza por serem de baixa porosidade. Além disso, aqueles quem têm botões e outras peças removíveis, assim como prateleiras reguláveis e deslizantes e forno auto limpante também são características relevantes. 

Conheça os modelos

Como falamos, existem diversas opções disponíveis no mercado e você deve conhecer os modelos para escolher aquele que une funcionalidade, praticidade, economia e beleza. Os principais são:

Cooktop;

Fogão de piso;

Fogão com mesa de vidro;

Forno elétrico.

Consumo de energia

Por fim, mas não menos importante, considerar a eficiência energética do fogão também faz diferença no dia a dia e precisa ser considerada no momento da compra. Portanto, além de verificar o selo do INMETRO, que terá todas as informações e detalhes relevantes, também é importante optar por eletrodomésticos com notas altas, sendo que A é o consumo mais baixo e G o mais alto. 

Então, agora que você sabe como escolher o fogão ideal para sua cozinha, é hora de sair às compras. Lembre-se de ter um bom planejamento e compreender suas reais necessidades. Dessa forma, você garante uma escolha assertiva para seu dia a dia, evitando problemas futuros e garantindo a melhor experiência durante a preparação dos alimentos. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments