O famoso churrasco de domingo é uma tradição para grande parte das famílias de diferentes estados do país. No entanto, quando falamos de apartamentos, principalmente modelos menores, é menos comum devido ao processo relativamente mais trabalhoso. Inclusive, em alguns condomínios é até mesmo proibido para garantir maior segurança para os moradores. Contudo, caso você já tenha adquirido seu apartamento junto à imobiliária e não consegue deixar de lado um delicioso churrasco, não deixe de acompanhar o post de hoje e aprenda diferentes maneiras de fazer um churrasco em apartamento pequeno.

1. Invista em um bom projeto

Essa etapa é uma das mais importantes, mas muitas pessoas acabam deixando de lado, por não acharem necessário. Contudo, é por meio do planejamento que as coisas funcionam bem, lembre-se disso. Sendo assim, ao investir em um bom projeto você garante que sua churrasqueira será instalada no local mais adequado de seu apartamento, utilizando os materiais mais indicados e a forma correta para ser construída.

Além disso, o projeto precisa ser feito por profissionais especializados no assunto para que avaliem a parte elétrica e hidráulica, sendo esse é um investimento importante em sua segurança e bem-estar. Por isso, não o subestime.

2. Churrasqueira a gás

Existem diferentes tipos de churrasqueiras disponíveis no mercado. A churrasqueira a gás é a mais indicada para ambientes fechados, visto que não faz fumaça. Além disso, o churrasqueiro tem maior controle da temperatura da churrasqueira a gás, assim como a limpeza dos equipamentos é muito mais prática e rápida quando comparada com as churrasqueiras que usam brasa. Por fim, vale lembrar ainda que esse modelo oferece um acendimento bem simples, basta apertar um botão para que ela comece a funcionar e faça seu churrasco sem fumaça.

3. Churrasqueira elétrica

Os modelos de churrasqueira elétricas também são muito indicados para apartamentos, principalmente para aqueles que possuem sacada ou varanda. Inclusive, se você já possui ou deseja incluir um espaço gourmet, a churrasqueira elétrica será seu melhor investimento.

Por não utilizar carvão como fonte de calor, ela impede a geração de fumaça durante a preparação dos alimentos. Inclusive, esse modelo geralmente é mais compacto, podendo ser instalado em nichos com medidas menores.

4. Atente-se para a churrasqueira a carvão

Se você é do tipo de pessoa que não abre mão do churrasco tradicional, ainda que seja preciso tomar muito cuidado durante o preparo, é possível evitar transtornos com a fumaça produzida.

Muitas pessoas acreditam que é necessário jogar uma pequena quantidade de sal grosso sobre a brasa e também que utilizar o acendedor com álcool em gel solta menos resíduos durante o acendimento. Além disso, a gordura da carne ao entrar em contato com o fogo aumenta a fumaça significativamente e a quantidade de óleo da carne derramada dentro da churrasqueira será diretamente proporcional ao fumaceiro.

Sendo assim, para evitar esses acontecimentos é preciso ficar atento tanto ao fogo quanto aos alimentos que estão sendo assados. Para isso, coloque a carne sobre a grelha apenas quando o fogo já tiver virado brasa, aproximadamente 45 minutos depois de acender o carvão. Em relação às carnes, escolha de acordo com sua estrutura, optando por cortes mais magros e com menor quantidade de gordura.

5. Invista em chapas

Muitos se esquecem que as chapas podem ser utilizadas para fazer um bom churrasco, sendo uma ferramenta prática e capaz de fazer ótimas peças. Elas podem ser elétricas ou a gás, dependendo da preferência do consumidor, assando as carnes com excelência além de eliminar a gordura.

Além de produzir uma quantidade mínima de fumaça, você ainda pode preparar outros alimentos sem muita sujeira, como queijo, legumes, etc.

Dicas extras

Confira abaixo algumas dicas importantes para reduzir a quantidade de fumaça em seu churrasco:

  • Se optar por utilizar o carvão, jamais jogue água para apagar ou controlar o fogo, visto que a fumaça produzida se torna tóxica. Sendo assim, para conter as labaredas, o ideal é utilizar cinzas do churrasco anterior;
  • Opte pela grelha argentina, visto que seu formato em V escoa a gordura até um reservatório adequado, evitando assim que ela entre em contato com o fogo;
  • Lembre-se de colocar a carne nas churrasqueiras elétricas apenas quando a superfície estiver bem quente. Com isso, você garante que ela fique assada e não cozida, além de evitar a produção de vapor;
  • Antes de começar o churrasco, deixe as carnes em temperatura ambiente para evitar que cozinhem e forme muita fumaça.

Então, agora que você já sabe como fazer churrasco em apartamento pequeno é hora de colocar a mão na massa. Não se esqueça de conferir as regras do condomínio antes de fechar negócio para que não tenha dores de cabeça futuramente. Com todas as dicas do post de hoje o churrasco entre família e amigos em sua casa será prazeroso e simples, mas para isso, lembre-se sempre de ter um bom planejamento.

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!

Comments

comments