O papel de parede é uma maneira fácil, rápida e barata de mudar o visual dos ambientes sem a necessidade de fazer investimentos altos e grandes reformas. E, ao contrário do que muitos pensam é possível sim utilizar esse material em banheiro. No entanto, assim como a instalação de banheira de hidromassagem, é preciso ficar atento para escolher um modelo apropriado para esse tipo de ambiente, devendo ser lavável e impermeável. Então, para que você consiga escolher a opção ideal criamos o post de hoje com as melhores dicas para te ajudar. Confira!

Qual é o papel de parede ideal para banheiro?

O que muitos não sabem é que existe um modelo específico de papel de parede para banheiro, sendo lavável e impermeável, o que possibilita seu uso sem qualquer preocupação nesse tipo de ambiente. Ele é chamado de papel de parede vinílico para banheiro. Mas, da mesma forma que é necessário realizar manutenção de banheira de hidromassagem periodicamente, também é preciso atenção ao espaço no momento de utilizar esse modelo. Isso porque, ele é resistente à umidade natural que o espaço tem, mas não à umidade da parede.

Portanto, antes de realizar a instalação do papel de parede vinílico para banheiro, observe como estão as paredes. Afinal, se houver qualquer tipo de umidade será necessário contratar um profissional para resolver o problema.

Outro fator importante para quem deseja investir nesse modelo é o tipo de banheiro, se é apenas um lavabo ou também conta com chuveiro. Em banheiros comuns é possível instalar o papel de parede vinílico sem problemas. Mas, caso queira um papel de parede para lavabo será necessário ficar atento em qual parede o revestimento será instalado em sua casa ou apartamento.

Por exemplo, se a aplicação do adesivo for feita na parede do lavabo que não entra em contato com a água em nenhum momento, é possível utilizar os modelos mais comuns, como o papel de parede vinilizado. Por outro lado, se for instalado em uma parede que tenha contato com a água, como na bancada e pia, é preciso optar pela opção lavável e impermeável.

Onde instalar o papel de parede para banheiro?

Geralmente, o papel de parede para banheiro é aplicado atrás da bancada e da pia, visto que é o espaço que mais tem destaque na decoração. Contudo, é importante lembrar que, se quiser, você pode usar o adesivo dentro da área do box, desde que realize as trocas com frequência. Mas, por ser um investimento relativamente barato, pode ser uma alternativa para quem costuma enjoar fácil da decoração.

Uma dica importante, independente da parede que for realizar a instalação, deixe sempre o espaço bem ventilado para evitar o excesso de umidade no ambiente.

Como escolher o papel de parede para banheiro?

Além do modelo correto, é importante lembrar de escolher um papel de parede que combine com o ambiente do banheiro, visto que ele também tem função decorativa. Confira abaixo algumas dicas para escolher o adesivo mais adequado:

Estilo de decoração

É fundamental que o papel de parede crie harmonia no ambiente e combine com a decoração do banheiro, seja ele pequeno ou amplo. Sendo assim, atente-se ao modelo dos móveis, estilo das luminárias, acabamento das torneiras e chuveiros. Isso porque, tudo isso irá facilitar no momento de escolher a opção ideal.

Por exemplo, um papel de parede para um banheiro rústico pode ter estampa de tijolinho ou até mesmo de pedras. Por outro lado, um banheiro de criança fica incrível com um papel de parede 3D e divertido. Já um banheiro clássico pode ter um papel de parede mais delicado com estampas em arabesco.

Vale lembrar que o papel de parede 3D também é indicado para uma decoração contemporânea. Mas, além dele existem diversos outros modelos com estampas e cores variadas que podem ser utilizados para complementar o ar moderno de seu banheiro.

Tamanho do ambiente

O tamanho do ambiente influencia e muito na escolha das cores do papel de parede. Por exemplo, para banheiros pequenos, o mais recomendado é apostar em cores mais claras, visto que promovem maior sensação de amplitude ao ambiente. Já um banheiro amplo pode ser decorado facilmente com modelos mais escuros, como preto ou azul marinho.

Contudo, caso você queria usar papeis de parede com cores mais fortes ou estampas em um banheiro pequeno, é importante ter uma iluminação de qualidade em todo o ambiente ou escolher uma única parede para ser destaque e manter o restante da decoração em cores neutras.

Então, agora que você sabe que o papel de parede pode ser usado em banheiro, desde que seja o modelo correto, é hora de pesquisar as opções disponíveis no mercado. Com as dicas do post de hoje temos certeza que você vai adquirir um material funcional e ao mesmo tempo bonito, transformando assim todo o seu espaço sem gastar muito.

Comments

comments