Você já ouviu falar em propriedade compartilhada?

Hoje em sua grande maioria, posso dizer que na faixa de 70%, por exemplo, da compra de aeronaves executivas produzidas a nível mundial destina-se a vendas dentro deste conceito de propriedade compartilhada e que também cresce muito na compra de helicópteros, barcos, aviões, carros de luxo e também na compra de imóveis.

Imóvel Compartilhado

Imóvel Compartilhado é Tendência

Quem começou com este sistema ou já adquiriu cotas de algum tipo de compra compartilhada, percebeu logo que é um método prático e financeiramente viável para se aplicar na compra de imóveis de luxo, onde em nossa região, que é um dos M² mais valorizados do país, acredito ser uma forte tendência ao mercado imobiliário local. A expectativa é de que esta forma de investimento cresça na média de 30% ao ano, pelos próximos 10 anos, dizem os especialistas nesta área.

Este sistema em termos jurídicos corresponde a co-propriedade de um bem, onde um grupo, por exemplo, adquire cotas de um bem ou imóvel e, como cotista, recebe um certificado de direito de uso. Hoje pela falta de legislação específica e pelo pouco tempo de existência deste produto no Brasil, nem todas as situações particulares foram previstas em lei, sendo que hoje são regidas pelo Código Civil Brasileiro, Lei 4591 – Lei de incorporação e Condomínios, Lei de Registros Públicos e Código de Defesa do Consumidor.

Este sistema tem surgido no Brasil da seguinte forma, por exemplo, uma empresa constrói um condomínio de 10 casas e cada uma destas 10 casas é revendida a um grupo de 10 famílias, onde estas dividem todas as despesas da casa quanto a manutenção, taxas de condomínio, IPTU, despesas em geral, e cada uma destas 10 famílias tem o direito de usas o imóvel por um determinado período durante o ano (sendo alguns dias ou mês seguido, da forma que acordarem) no ano. Cada proprietário terá sua escritura do imóvel e poderá dispor dele como quiser: vender, locar, doar, ceder, permutar, alienar ou transmitir para herdeiros. No Brasil o fractional é definido como um condomínio residencial de incorporação imobiliária, no qual cada unidade habitacional foi vendida para múltiplos proprietários, normalmente associados a serviços hoteleiros.

Clique Aqui para ver os melhores imóveis em Balneário Camboriú

Este condomínio é normalmente administrado por um resort que oferece toda a organização de visitas, limpeza e manutenção das casas e o principal é que se for do interesse dos proprietários poderão locar o imóvel para fazer renda durante determinado período, além da valorização normal do imóvel, sendo que cada região tem a sua em específico.

A maior vantagem deste sistema, tanto para aviões, helicópteros, barcos, apartamentos ou casas em condomínios luxuosos é tornar isto mais acessível a classe média ter também e assim poder usufruir e estar ao alcance do luxo tão desejado por todos nós.

Na Europa e no Oriente médio esta forma de aquisição já é um sucesso a muitos anos e por isso no Brasil já temos mais de cinco empresas que decidiram investir forte neste ramo, por exemplo a família Schürmann, conhecida por suas expedições marítimas também criou um modelo de venda compartilhada de veleiros, pois chegaram a conclusão de que há uma demanda muito grande de executivos que desejam ter uma embarcação, mas contam com muito pouco tempo para navegar e é com esta base que este formato está ganhando grande força no cenário nacional também na compra do imóvel compartilhado, caindo até na premissa de que “menos é mais”.

Se você se interessou neste formato de aquisição de imóveis e quer mais informações a respeito deste tema, entre em contato com a CR Imóveis e fale com um de nossos especialistas em vendas!

Obrigado pelo seu tempo e espero ter trazido boas informações a você!

Christiano Moojen escreve sobre: Imóvel Compartilhado

Christiano Moojen Marques

– Corretor de Imóveis com 06 anos de atuação em Balneário Camboriú/SC, Creci 22.198/SC;
– Gestor Comercial – Loja Sul CR Imóveis;
– Especializado em vendas e negociações imobiliárias de médio e alto padrão, também como na área comercial;
– Atuando sempre de forma rápida e direta na busca dos melhores resultados aos clientes;
– Desenvolvedor de formatos de negociações especiais a investidores.

Acesse: crimoveisbc.com.br

Comments

comments