Leilão de imóveis o que acontece se um imóvel não é arrematado

No momento de adquirir um imóvel existem diversas opções disponíveis no mercado, como comprar direto com o proprietário, com a ajuda da imobiliária, realizando trocas e também por meio de um leilão de imóveis. Esse último exige conhecimento sobre o assunto, pesquisas do mercado e em alguns casos até mesmo a ajuda de profissionais especializados no assunto. Existem diversos motivos pelos quais uma propriedade vai para leilão, como dívidas de IPTU e até mesmo o atraso de parcelas do financiamento, sendo possível encontrar imóveis leiloados pelos mais diferentes preços. No entanto, nem sempre o imóvel é arrematado e isso causa muitas dúvidas hoje em dia. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar o que acontece quando um imóvel não é arrematado no leilão de imóveis. 

Quando acontece o leilão de um imóvel?

Como falamos, o leilão pode ocorrer por diferentes motivos. Em geral, nos empréstimos e financiamentos de valores mais altos são exigidas algumas garantias, como por exemplo imóveis, máquinas ou recebíveis. No empréstimo ou financiamento em que a garantia é um imóvel, é feita a hipoteca ou alienação fiduciária. Isso porque, o bem é a segurança do banco para receber sua dívida em caso de atrasos. 

Por isso, caso você deixe de pagar determinada dívida, pode perder o patrimônio que foi oferecido em garantia. Ainda que seja o único imóvel da família, por ter sido oferecido de maneira voluntária, ele pode ser tomado e assim vendido em leilão. 

A vantagem de realizar a hipoteca é que pode levar anos para que o banco ou instituição financeira consiga tomar o imóvel. O leilão no caso de hipoteca pode levar entre 3 a 5 anos, visto que será realizado em ação judicial. Dessa forma, você terá mais tempo para quitar o pagamento.

Por outro lado, na alienação fiduciária, após o período máximo de atraso do pagamento estipulado no contrato, que geralmente é de 3 meses, o imóvel é repassado automaticamente para a instituição financeira. 

Após os prazos citados, é iniciado o processo de leilão, que acontece entre 5 a 10 meses. 

O que acontece quando o imóvel não é arrematado?

A venda da propriedade no leilão é chamada de arrematação ou arremate. Então, geralmente, quando o bem não é arrematado no leilão, seja online ou presencial, ele segue para uma nova oportunidade de negociação. No entanto, vale lembrar que na maior parte dos casos, o imóvel não retorna com o mesmo preço, visto que existem alguns procedimentos que precisam ser feitos para dar continuidade no processo. 

Existem algumas possíveis razões para que o imóvel não tenha chamado atenção na hora da venda, como por exemplo a localização, preço e até mesmo as condições da propriedade. Se o imóvel não for vendido, dentro de 15 dias é feita uma nova tentativa de lances. Mas, se mais uma vez não houver a compra, ele será oferecido em licitação aberta, fechada ou venda direta. 

Procedimentos para venda de imóvel quando não é arrematado

Como falamos, se o imóvel não é arrematado e ficou parado, é fato que o preço irá cair, e com um valor menor, a negociação pode ser feita diretamente com os interessados. Confira abaixo as alternativas legais:

Licitação aberta

Ela acontece quando a instituição financeira abre espaço para propostas e aceita aquela que for mais vantajosa. Geralmente, o encontro acontece de maneira presencial ou ainda em um espaço credenciado pelo leiloeiro. 

Licitação fechada

Nesse caso, a negociação ocorre por escrito após o edital ser publicado contendo as informações do imóvel. Então, os investidores colocam a quantia que desejam pagar por extenso em um envelope com mais 5% do valor em dinheiro. Os envelopes são abertos ao mesmo tempo em uma data estipulada e também vence aquele que tiver oferecido a melhor condição. 

Venda direta

A venda direta é quando o corretor de imóveis da imobiliária pode vender o bem ou o interessado procurar diretamente o banco. Assim, a proposta que respeitar o valor mínimo vence, da mesma forma como acontece em uma compra normal de imóveis ou apartamentos

Dentre essas três opções não existe uma que seja mais favorável. O leilão em si já é uma ótima oportunidade e, depois de partir para a licitação fechada, você precisa contar mais com a sorte do que com a lógica. Afinal, na maioria das vezes o bem é vendido antes de chegar nessas etapas. Mas, se estiver interessado e pretende arriscar, estipule um valor máximo para investir, evitando ir além de seu orçamento e seguindo as etapas apenas se o bem valer a pena. Para saber se ele realmente é interessante, conte com a ajuda de uma imobiliária. 

Algumas pessoas que têm o sonho de conquistar a casa própria procuram os leilões. Realmente, essa pode ser uma boa opção para realizar esse sonho, mas devemos lembrar que é necessário contar com ajuda especializada para evitar negociações equivocadas. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Venda de Apartamentos na Praia Brava e em Balneário Camboriú.

Comments

comments