Escolher o apartamento ideal junto à imobiliária é uma tarefa extremamente satisfatória. Mas, tão prazeroso quanto é poder escolher a decoração do jeito que preferir e ter um espaço que seja a sua cara. O que muitos não sabem ou até mesmo deixam de lado é que um projeto de iluminação bem feito é capaz de transformar totalmente o ambiente. Afinal, além de garantir conforto visual, as lâmpadas ajudam a criar diferentes cenários, promovendo maior sensação de aconchego, amplitude e reforçando o estilo. 

O lustre é sinônimo de sofisticação e requinte em qualquer decor. No entanto, ao contrário do que se pensa, não existem apenas os modelos grandes, cheios de detalhes e adornados em cristais. São diversos tipos disponíveis no mercado e por isso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como escolher seu lustre para apartamento. Vamos lá?

O que é um lustre? 

Como falamos, o lustre é uma peça sofisticada e que promove elegância e requinte para o ambiente. Ele é muito utilizado para trazer iluminação suave e difusa para os espaços, sendo uma peça decorativa e bastante funcional. Isso porque, suas ramificações (os braços) são feitas para a instalação de diversas lâmpadas, tornando-os ainda mais imponentes. 

Os lustres surgiram por volta do século XVII para iluminar palácios, castelos e as residências dos nobres da época. Inclusive, é por isso que até hoje são vistos como objetos de luxo e glamour. É claro que naquela época eles eram acesos com velas, mas hoje em dia são as lâmpadas o grande destaque. Eles podem ser usados principalmente em cômodos como hall de entrada, sala de jantar, living room e corredores. 

Qual a diferença entre o lustre e o pendente?

A principal diferença entre os lustre e pendentes é que apesar de ambos serem instalados no teto, o segundo modelo não apresenta nenhum tipo de ramificação, sendo apenas um único ponto de luz. Além disso, mesmo sendo suspenso no teto, os lustres não necessariamente pendem sobre o ambiente, podendo ainda ser embutidos. 

Lustre para apartamento: como escolher o seu?

Então, agora que você sabe o que de fato é o lustre e quais as diferenças entre os demais elementos, confira abaixo algumas dicas para escolher a peça ideal para seu apartamento:

Avalie o ambiente

O primeiro passo é analisar o ambiente em que pretende realizar a instalação. Isso porque, se você olhar fora do contexto, o lustre pode ser incrível, mas dentro do cômodo pode não harmonizar do jeito necessário. Portanto, tenha em mente o estilo e o que já existe no espaço para garantir que tudo irá combinar. Ou seja, se existem elementos de grande impacto no local, o ideal é apostar em um lustre mais simples e vice-versa. 

Qual é o formato do cômodo?

É importante também pensar no formato do espaço para escolher uma peça que se encaixe bem tanto na decoração quanto no ambiente em si. Por exemplo, para locais estreitos, como os corredores, cozinhas e banheiros, o recomendado é utilizar um lustre mais linear e assim valorizar as proporções espaciais. 

Estude o comprimento desejado

A altura do lustre irá depender do que estiver ao seu redor. Então, se ele estiver no centro de uma sala ou hall, fique embaixo da peça e meça um espaço de 30,5 centímetros ou mais entre o ponto mais baixo do lustre e sua cabeça. Agora, se ela estiver acima de uma mesa, a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo e o lustre. 

Escolha o diâmetro

Assim como o comprimento, o diâmetro também irá depender do que está ao redor. Então, para facilitar a medição some o comprimento e a largura do ambiente e converta o valor para centímetros, sendo que esse é o diâmetro ideal para o ambiente. Caso o lustre esteja acima de uma mesa, aposte em diâmetros entre 30,5 e 38 centímetros. 

Cor da lâmpada

Depois de escolher o modelo de lustre ideal, é importante saber quais cores de lâmpadas irá colocar em cada ambiente, visto que isso influencia todo o espaço. O recomendado é utilizar a lâmpada amarela em espaços que você pretende relaxar e deixar mais aconchegantes, como salas de estar. Já em cômodos em que é necessário maior concentração, como a cozinha, invista em lâmpadas brancas ou de LED. Agora, se pretende colocar em locais como escada, escolha modelos simples, mas que iluminem bem o local para evitar acidentes durante a noite, por exemplo. 

Então, agora que você sabe como escolher o lustre para seu apartamento, já pode começar o planejamento e sair às compras. Lembre-se que lustres são diferentes de pendentes e lâmpadas e por isso você deve escolher com cuidado o que realmente deseja para o cômodo.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Venda de Apartamentos na Praia Brava e em Balneário Camboriú.

Comments

comments