Ao escolher um novo imóvel junto à imobiliária, é preciso planejar a mudança para começar a aproveitar o mais rápido possível sua nova casa ou apartamento. Isso porque, se você já assinou o contrato, mas ainda não sabe como vai transportar todos os pertences até o local, é muito provável que surjam dores de cabeça ao longo do processo. Afinal, é necessário ter um bom planejamento a fim de garantir que tudo saia dentro do esperado. Portanto, para te ajudar, no post de hoje vamos falar quais os cuidados que você deve ter na mudança de casa ou apartamento. 

1. Crie um planejamento

Assim que decidir trocar de casa ou apartamento, é importante começar o planejamento, avaliando quanto tempo será necessário para realizar a mudança por completo. Principalmente se você tem um prazo para deixar seu imóvel atual, é importante pensar em tudo para evitar extrapolar a data limite e gerar mais gastos. Uma boa dica é criar um cronograma e checklist e começar a empacotar com antecedência, iniciando por aqueles que menos usa. 

Dessa forma, você agiliza o empacotamento e deixa para o final apenas itens importantes, como itens de higiene pessoal, geladeira, roupas, entre outros. 

2. Solicite a alteração de endereço de contas e correspondências

Para evitar transtornos com encomendas que está esperando ou correspondências importantes, o ideal é solicitar a troca de endereço. Para isso, informe aos prestadores de serviços que está de mudança e passe a nova localização de sua residência. Além disso, avise serviços públicos, como empresas de energia e água para evitar multas desnecessárias. No entanto, não se esqueça de solicitar que a ligação desses serviços seja feita em seu novo lar. 

Por fim, entre em contato com as organizações de telefonia, TV e internet e garanta que tudo seja redirecionado para o novo endereço. Com isso, você já chega em casa com tudo pronto e pode simplesmente aproveitar e descansar. 

3. Use as embalagens certas

Lojas e supermercados sempre têm disponíveis caixas de papelão e em grande parte dos casos realizam a doação sem problemas. Elas são ideais para armazenar os mais diferentes tipos de objetos, desde documentos, até louças, eletrodomésticos, entre outros. No entanto, certifique-se de embalar os itens mais frágeis em jornais ou plástico bolha para evitar a quebra devido à movimentação durante o transporte.

Para os móveis, você pode optar também pelo plástico bolha, mas ainda apostar em papel ondulado e filme stretch, pois garantem ainda mais proteção contra arranhões e quebras. 

Já para as roupas, os sacos de lixo são uma excelente opção. Sabemos que nem todos contam com malas para todas as roupas e os sacos de lixo facilitam o armazenamento e transporte. Por serem peças maleáveis, elas se ajustam bem a esse tipo de embalagem. 

4. Identifique todas as caixas

Uma tarefa essencial, mas que muitos subestimam e deixam de lado é a identificação das caixas e demais embalagens. Como consequência, é preciso desempacotar todos os itens para achar apenas uma peça ou objeto necessário para o momento. Portanto, escreva exatamente o que determinada embalagem está armazenando, como peças do armário da sala, higiene pessoal, objetos decorativos da sala, louças, etc. Dessa forma, ao chegar em seu novo imóvel, você pode começar a desembalar primeiro os pertences mais importantes e o restante conforme os dias passam. Além de maior organização, você otimiza seu tempo. 

5. Contrate uma empresa de frete ou transportadora

Os fretes são mudanças de baixo custo para pequenas cargas e localidades próximas. Já as transportadoras realizam desde pequenas mudanças até as maiores e entre regiões mais distantes. A segunda opção oferece maior comodidade, visto que disponibiliza profissionais para realizar o empacotamento de todos os itens, além do carregamento até o caminhão de mudança.

No entanto, é importante escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades e orçamento. Isso porque, se você não pode investir maiores quantias de dinheiro e sua mudança é enxuta, a melhor opção é o frete. Caso contrário, apostar nas transportadoras é uma boa opção. 

6. Cheque o novo espaço

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de checar as medidas do novo espaço, como portas, escada, elevador e janelas. Com isso anotado, você pode medir o tamanho dos móveis para confirmar se todos passam com tranquilidade ou se há necessidade de solicitar serviços extras para a transportadora, como locação de guindaste (em caso de apartamentos) para que determinado item seja inserido pela janela. 

Então, com as dicas do post de hoje você terá uma mudança muito mais tranquila. Com um bom planejamento e realizando as tarefas com antecedência, você garante que tudo saia dentro do esperado e evita dores de cabeça desnecessárias. Seja por não encontrar uma transportadora a tempo ou por descobrir que os móveis não entram pelas portas do novo imóvel. Lembre-se que aqui os detalhes realmente fazem a diferença.

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!


Comments

comments