A sustentabilidade é um assunto muito debatido nos dias atuais. Afinal, com a situação do planeta, existe uma grande preocupação a fim de resguardar os recursos naturais para o bem-estar da sociedade e natureza. Sendo assim, comprar, usar ou criar materiais naturais gera não apenas economia financeira, mas também dos subsídios oferecidos pelo meio ambiente. Inclusive, muitas pessoas estão buscando junto à imobiliária casas mais sustentáveis, com energia e aquecimento solar, reaproveitamento de água, entre outros.

No entanto, caso você já more em uma casa sustentável ou ainda não pense em se mudar, aprenda no post de hoje sobre decoração sustentável e como você pode contribuir com o planeta por meio de pequenas ações. 

O que é decoração sustentável?

O conceito de decoração sustentável abrange desde a escolha e compra consciente de produtos que não causem impacto no meio ambiente, quanto seu reaproveitamento no futuro. Além disso, é preciso que ela siga os pilares que envolvem sociedade, natureza e economia. Portanto, ao fazer um projeto de interiores ou decorar uma casa, é levado em conta o impacto ambiental e social gerado, da mesma forma que o âmbito econômico. 

Sendo assim, a decoração sustentável é muito mais do que apenas reutilizar uma garrafa pet para fazer um porta-treco. Afinal, vale mais adquirir um item novo decorativo e que seja feito com materiais naturais, do que comprar uma garrafa de refrigerante toda semana e depois reaproveitá-la. Isso porque, o processo de produção do plástico é muito mais agressivo ao planeta, além do fato de que sua decomposição é mais longa. 

No entanto, vale lembrar que a reciclagem é um dos baços da decoração sustentável e deve ser praticada por todos quando o consumo desses materiais for necessário.  

Como fazer uma decoração sustentável?

Confira abaixo algumas ideias para fazer sua própria decoração sustentável:

Pallets: Os pallets de madeira são usados para armazenar mercadorias grandes e pesadas, podendo ter essa mesma função em sua casa. Pinte e coloque um tampo de vidro por cima e tenha uma mesa de centro. Outra opção é utilizá-lo como base para almofadas e futons, criando um sofá, ou até mesmo de apoio para o colchão e ter uma nova cama. 

Aro de bicicleta: O aro de bicicleta pode se tornar uma luminária bem diferente. Use-o como base e passe o fio da lâmpada no meio do ar. O conceito é torná-la um pendente, complementando ainda mais sua decoração sustentável. 

Carretel industrial: O carretel pode se tornar um ótimo banquinho. Basta pintar a base com uma cor vibrante ou até mesmo o branco e aproveitar a parte superior (que será o assento) para decorar com um papel de parede com a estampa de sua preferência. 

Garrafas de vinho: Você pode utilizar as garrafas de vinho em seu formato natural ou pintá-las de maneira que combinem com a decoração de sua casa, utilizando-as como vasos para as mais variadas plantas. 

Caixotes de feira: Eles podem servir como prateleiras, porta-livros ou até mesmo como suporte para toalhas no banheiro. Pinte da maneira que preferir, ou se desejar um estilo mais rústico, mantenha-os naturais. 

Dicas de sustentabilidade na decoração

Acompanhe agora algumas dicas para ter ações mais sustentáveis em seu dia a dia e na decoração: 

Reduza

Na arquitetura, menos é mais e esse conceito também serve para a decoração. Portanto, antes de adquirir uma nova peça, além de pensar no conforto, avalie também se o objeto poderá ser utilizado por um tempo significativo e se realmente há necessidade de compar. 

Reutilize

Reforme móveis antigos, compre em antiquários e reaproveite itens que iriam para o lixo. Existem diversos tutoriais na internet e já demos algumas ideias no tópico anterior. 

Escolha produtos e materiais sustentáveis

É preciso observar diversos detalhes no momento de adquirir algum material para sua decoração sustentável, como sua origem, preocupação socioambiental da marca e fornecedor, e também sua embalagem. Além disso, tenha atenção à madeira e utilize apenas as que possuem certificados, as de demolição ou de reflorestamento. 

Iluminação natural

Maximize o uso da luz natural para que não seja preciso utilizar iluminação artificial durante o dia. O ideal é controlar o excesso de luminosidade com cortinas, persianas translúcidas, películas de vidro que filtram os raios UV e controlam a temperatura, etc. Inclusive, a iluminação natural pode ser usada para criar diferentes efeitos visuais em seu imóvel.

Inclua plantas

Plantas no interior melhoram a qualidade do ar, filtrando e absorvendo os componentes poluentes. Além disso, elas ainda aumentam o bem-estar e reduzem o nível de estresse devido ao maior contato com a natureza. Aqui, você pode apostar tanto em plantas em vasos, em nos jardins verticais ou até mesmo em uma horta. 

Então, agora que você sabe o que é decoração sustentável e como incluí-la em sua casa ou apartamento, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se que se cada um fizer sua parte os impactos serão sempre positivos. 

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!


Comments

comments