O que é proposta de compra de um imóvel e como fazer?

Uma das etapas mais importantes e que exige grande planejamento financeiro é a compra de uma casa ou apartamento. Independente se for a primeira ou a décima transação, é importante ter cautela para evitar dores de cabeça. Justamente por isso, se faz necessária a ajuda de uma boa imobiliária para orientar em todas as dúvidas e detalhes, que inclusive, não são poucos. Um deles é a proposta de compra de imóvel, que é de extrema importância e exige bastante cuidado a fim de garantir um bom negócio. Sendo assim, se você nunca ouviu falar ou quer entender melhor como funciona, continue acompanhando o post de hoje e saiba o que é a proposta de compra de um imóvel e como fazer uma.

O que é a proposta de compra de um imóvel?

Basicamente a proposta de compra de imóvel nada mais é do que um documento que precisa ser apresentado antes de o contrato ser fechado. Nela é preciso constar os dados da propriedade que está sendo negociada, assim como as negociações determinadas pelo comprador e vendedor, além do objetivo de ambas as partes. Ou seja, ela é um documento enviado ao vendedor que manifesta o interesse do comprador em determinado bem. 

O proprietário da unidade ainda pode estabelecer ou não antecipadamente os métodos de pagamentos aceitos e o preço da compra. Assim, a partir do momento que a oferta for aceita, é elaborado o contrato que abrange todos os detalhes. Esse é um dos primeiros documentos a serem assinados e autenticados por ambas as partes em cartório. 

Como elaborar uma proposta de compra de imóvel?

Em resumo, o corpo da proposta deve conter os dados que indicam de maneira clara quem quer comprar, como deseja comprar e como quer pagar. Sendo assim, é importante que no documento contenha informações como:

  • Nome completo, RG, CPF, telefones de contato e e-mail do interessado;
  • Endereço, especificações e dimensões da propriedade;
  • Valor ofertado pelo interessado e condições de pagamento;
  • Nome do corretor e imobiliária;
  • Data da emissão da proposta;
  • Assinatura do interessado. 

É fundamental que a proposta seja escrita de maneira clara e objetiva, contendo todas as informações citadas acima. Dessa forma, é mais fácil para o proprietário entender exatamente o que você deseja. 

O que pode acontecer depois de elaborar a proposta de compra de venda de imóvel?

É possível acontecer três situações diferentes e todas elas ocorrem de acordo com a resposta do vendedor:

  • Aceite: Como o nome sugere, o vendedor aceitou os termos e valores propostos pelo interessado. Como falamos, a partir daqui é feito o contrato que engloba os detalhes acordados;
  • Contraproposta: É o início de uma negociação na qual o vendedor apresenta os termos que aceitaria fechar a transação;
  • Recusa: Por algum motivo, o vendedor não aceitou as condições da proposta e não deseja realizar a contraproposta. 

Vale lembrar que apenas o aceite e a contraproposta devem ser atualizados no documento. Inclusive, ela também é conhecida como proposta de reserva de imóvel, pois ao enviar o documento você manifesta a intenção. Sendo assim, fica explícito que se o proprietário aceitar o pedido, deve reservar o imóvel. Dessa forma, evita-se problemas e frustrações para ambas as partes.

Qual a importância da proposta de compra de imóvel?

Se você chegou até aqui, provavelmente entendeu a importância da proposta de compra de imóvel. Mas, para deixar claro, devemos lembrar que seu principal objetivo é privar os envolvidos no negócio de problemas gerados por erros de interpretação. Portanto, quando devidamente documentada e testemunhada, comprova que realmente houve um acordo entre os contratantes.

Justamente por isso, é importante ter ajuda especializada, ou seja, contratar uma imobiliária competente para que seja intermediária da negociação. Afinal, as imobiliárias contam com funcionários especialistas no assunto jurídico e que estão acostumados com a elaboração e mediação de interesses. Dessa forma, você evita dores de cabeça por não precisar lidar com a parte burocrática, além de garantir total clareza nas informações.

Se for aceita, será realizada uma última reunião a fim de reforçar as condições propostas no documento. Lembrando que a presença de ambas as partes é obrigatória ou, caso não seja possível, pode-se substituir por alguém que seja munido de procuração. 

Então, como você viu, a proposta de compra de imóvel é um documento extremamente importante e que pode ajudar e muito durante a negociação de uma propriedade. Mas, caso seja leigo no assunto, o ideal é contratar ajuda especializada para intermediar as conversas e auxiliar ambas as partes. Com isso, todos conseguem antever problemas, agilizar a burocracia e ainda contornar imprevistos. Como consequência, o documento será claro e coeso, assim como todas as outras etapas do processo de compra e venda. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Venda de Apartamentos na Praia Brava e em Balneário Camboriú.

Comments

comments