Colocar seu apartamento à venda é uma importante decisão, seja como forma de investimento ou para mudar-se para um novo local. Afinal, o valor é relativamente alto e no Brasil existem diversas regras e pontos de atenção que precisam ser considerados, a fim de evitar problemas ou imprevistos. Obviamente, uma imobiliária é a solução ideal, visto que possui extenso conhecimento de mercado e pode orientar na burocracia, garantir maior segurança e eficiência durante o processo. Contudo, ainda assim é importante ter um pouco de noção sobre o assunto, visto que assim você promove maior agilidade na venda. Justamente por isso, preparamos o post de hoje com informações que você precisa saber antes de colocar seu imóvel à venda. 

1. Analise a documentação

Um dos pontos mais importantes é ter a documentação completa em mãos a fim de evitar problemas e agilizar o processo de venda. Portanto, tenha cópias de documentos como carnês de IPTU, contas de água e luz, boletos de condomínio e escritura do imóvel. Além disso, tenha as cópias de documentos pessoais como RG e certidão de nascimento (ou casamento, se for casado). Afinal, caso precise deles por algum motivo, você evita precisar correr atrás de última hora. Além disso, se existir alguma dívida pendente, pague antes de disponibilizar o imóvel para venda para evitar problemas durante a transação. 

2. Faça um bom anúncio

É fato que a oferta de casas e apartamentos aumentou no Brasil e o mercado imobiliário continua em crescimento mesmo com a pandemia do COVID-19. Isso mostra que o investimento é bastante seguro, mas também que a concorrência aumentou, sendo necessário buscar alternativas para destacar seu imóvel em meio aos demais. Por isso, nossa dica é criar um bom anúncio de venda, incluindo fotos de qualidade e que realmente chamem a atenção dos compradores.  

3. Conte com a ajuda de profissionais

Principalmente quem não possui nenhuma experiência no mercado imobiliário, é fundamental contar com a ajuda de uma imobiliária. Isso porque, como falamos, ela possui conhecimento de mercado e entende sobre os processos necessários para a venda do apartamento, sendo capaz de orientar durante todas as etapas. Além disso, ela irá ajudar a tornar seu imóvel mais atraente, assim como conhece as estratégias ideais para agilizar a venda. Mas, não se esqueça de verificar sua reputação no mercado e conferir o CRECI do profissional. 

4. Mantenha o imóvel bem limpo e organizado

Vale lembrar ainda que depois das fotos, as visitas são essenciais para conquistar o futuro morador. Portanto, tenha em mente que um espaço organizado com certeza irá ajudar na decisão de compra. Isso porque, caso contrário, a primeira impressão do interessado ao entrar em sua casa será desagradável, fazendo com que ele desista da compra antes mesmo de terminar a visita. 

5. Avalie o preço

Para quem optou por contratar a ajuda de uma imobiliária no momento de colocar o imóvel a venda, saiba que ela será a responsável por ajudar no processo de definição de preço. Com isso, você evita estipular um valor que esteja muito acima ou abaixo do praticado no mercado. Como consequência, você não irá perder seu lucro ou precisar ficar esperando muito tempo por estar com um valor superior ao normal. Aqui, tudo será levado em conta, como a localização do imóvel, qualidade do local, quantidade de quartos, banheiros, vaga na garagem, área de lazer, entre outros. Justamente por envolver uma série de detalhes, é importante ter a ajuda certa.

6. Cuide dos móveis

Caso seu imóvel tenha móveis embutidos nas paredes ou eletrodomésticos que serão negociados junto com a venda, é importante tomar cuidado com eles. Atente-se para que não estraguem e que estejam em boas condições de uso. Isso porque, quando esses objetos estão inclusos na venda, eles impactam significativamente o valor final da propriedade. Inclusive, muitos compradores e locatários até mesmo preferem adquirir uma casa já mobiliada. 

7. Verifique as estruturas

Por fim, mas não menos importante, você também deve analisar a estrutura de seu imóvel, procurando possíveis problemas estruturais e outros elementos importantes. Não se esqueça também de checar a pintura, pois caso esteja nova, isso também valoriza a propriedade e pode ser cobrado um valor maior. Cheque também a parte elétrica e hidráulica, conferindo se tudo está funcionando da maneira correta. Isso porque, dessa forma você evita surpresas desagradáveis durante a visita e pode cobrar um valor justo por seu imóvel. 

Então, agora que você entende quais são as questões mais importantes para avaliar antes de colocar seu imóvel à venda, já pode conversar com sua imobiliária. Dessa forma, você evita dores de cabeça e problemas desnecessários, assim como garante maior agilidade, segurança e eficiência em sua venda. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments