Optar por vender um imóvel sem corretor ou imobiliária em Balneário Camboriú é uma decisão arriscada. Mas, sabemos que no Brasil, há um costume comum de querer economizar o máximo possível em negociações e não ficar atento a algo que é maior. Como consequência, muitos caem em golpes e acabam perdendo mais dinheiro do que teriam investido ao contratar uma equipe responsável para cuidar de suas transações. Portanto, se você está pensando em comprar apartamentos à venda em Balneário Camboriú ou vender seu imóvel, continue acompanhando o post de hoje e entenda melhor sobre os riscos de negociar sem a ajuda de uma imobiliária. 

1. Possíveis golpes

Um dos riscos mais comuns de negociar um imóvel sem a imobiliária é a chance de golpes. Isso porque, muitos acreditam que isso acontece apenas com alugueis, sendo que, na realidade, transações de compra e venda também sofrem com isso. Sendo assim, ao ter uma imobiliária ao seu lado, você terá maior segurança, visto que ela possui ajuda de tecnologia. Ou seja, com seus sistemas de segurança, ela é capaz de checar os dados que pessoas comuns não têm acesso. Extremamente efetivo, esse tipo de sistema mostra em alguns minutos se a pessoa tem restrições no nome ou não. Inclusive, caso haja financiamento, não podemos deixar de lembrar que os profissionais podem ajudar na intermediação da negociação. 

2. Pessoas estranhas visitando o imóvel

Um dos principais riscos é que infelizmente você não conhece a pessoa interessada em seu imóvel e isso pode ser bastante complicado dependendo do caso. Portanto, para evitar esse tipo de situação, uma imobiliária é a solução ideal. Isso porque, ela irá acompanhar o indivíduo até sua casa, além de saber quais são as reais intenções do possível comprador. Inclusive, tudo é realizado com antecedência e ela conta com boa experiência de mercado, fazendo com que a chance de ser enganada seja extremamente baixa. 

3. Maior burocracia

Outro ponto importante é que, ainda que você tenha experiência em negociações e entenda sobre as transações imobiliárias, existem detalhes que o corretor percebe com mais facilidade e pode tomar atitudes mais rápidas. Isso abrange desde coisas mais simples, como a digitação de um contrato até outras questões mais complexas e relacionadas à análise de documentação. Afinal, o objetivo é que tudo seja feito com o maior cuidado para que a transação seja vantajosa para todas as partes envolvidas. Além disso, os corretores têm conhecimento profundo sobre o assunto e possuem fácil acesso a esse tipo de checagem. Isso porque, cada cidade pode ter uma legislação diferente e aprender sobre o assunto é sempre a melhor opção. 

4. Divergência de tempo

Sabemos que hoje em dia a vida é corrida, com diversos afazeres importantes e justamente por isso, nem todo mundo tem uma vida equilibrada. Sendo assim, enquanto os compradores podem visitar somente o imóvel em uma segunda-feira, por exemplo, por outro lado, esse dia pode ser o pior para o proprietário. Dessa forma, muitas negociações são perdidas justamente por essa divergência de horários, visto que em alguns casos, é preciso realizar várias idas ao imóvel até encontrar o comprador ideal. Portanto, principalmente quem tem a rotina mais corrida, esse pode ser um grande causador de dores de cabeça desnecessárias. Afinal, quando se tem uma imobiliária ao seu lado, ela fica à disposição para visitar a propriedade nos mais diferentes horários. 

5. Preços fora da realidade de mercado

Não podemos deixar de lembrar também que outro risco que você corre ao negociar um imóvel sem a ajuda de uma imobiliária é comprar um imóvel com valor muito acima do praticado no mercado ou vender sua propriedade por um preço abaixo do real. O corretor é especialista no mercado imobiliário e poderá avaliar o imóvel por completo, verificando suas forças e possíveis fraquezas, elaborando um valor justo para todos. Dessa forma, você evita prejuízos que poderiam ser ainda mais altos do que a comissão do profissional. 

6. Menos visibilidade

Por fim, mas não menos importante, as imobiliárias têm maior credibilidade e visibilidade no mercado. Sendo assim, elas contam com uma rede de contatos sólida para que, quando surja a oportunidade, possam conversar e indicar as melhores alternativas. Além disso, boa parte de potenciais clientes buscam imóveis diretamente com essas empresas, fazendo com que sua propriedade ganhe visibilidade no mercado. Como consequência, você irá realizar uma venda mais rápida e com total segurança, garantindo maiores lucros, agilidade e menos dores de cabeça. 

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu a importância de uma imobiliária em sua transação. É importante ter em mente que ainda que seja necessário pagar uma comissão para a empresa, o valor é mínimo quando comparado com os problemas que podem surgir, como golpes, problemas relacionados à documentação, etc. Inclusive, pode sair até mais caro optar por fazer tudo por conta própria. Sendo assim, invista em sua segurança e bem-estar.  

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Confira outras matérias em nosso Blog!

Comments

comments