5 dicas práticas de como carregar um móvel grande até seu apartamento

Residir em apartamento tem lá seus benefícios como segurança ampliada, praticidade e conforto para morar, opções de lazer para se divertir, dentre vários outros privilégios, mas nem tudo são flores quando se trata de imóveis localizados em prédios.

E um desses itens que pode dar dor de cabeça é o transporte de móveis grandes para apartamentos. Uma tarefa simples, como comprar um sofá, por exemplo, pode ser uma grande preocupação para você na hora de montá-lo na sua sala.

Isso porque nem sempre os móveis irão caber no elevador ou no espaço para transportá-lo até o andar de destino. Fora que, você deve ainda respeitar a convivência com seus vizinhos e tentar ao máximo fazer com que esse carregamento não cause incômodos desnecessários.

É por isso que este post vai te ajudar a nunca mais ter problemas como esse. Confira as 5 dicas para carregar seus móveis até o seu apartamento e mobiliá-lo do jeitinho que você sempre sonhou!

1. Elevador não é a melhor opção, principalmente, para móveis grandes

Se o seu móvel não cabe no elevador – e, de preferência, constate isso com medidas do objeto comparada com a medida da porta do elevador – não tente forçar a entrada. Isso pode gerar diversos desconfortos por parte dos moradores, dos carregadores e até mesmo do próprio síndico.

E, por falar em síndico, ele deverá ser consultado sobre qualquer tipo de transporte que você fará dentro do prédio. Isso porque é ele que poderá te indicar a melhor forma de carregar seu objeto sem atrapalhar as áreas em comum com os apartamentos vizinhos.

Mas, de todo modo, se puder evitar o elevador social, evite. Muitos prédios possuem elevador específico para cargas, que de modo geral são maiores. Porém, se caso o seu móvel for maior que o elevador de cargas ou o seu prédio não dispõe desse tipo de serviço, opte pela saída de emergência, as famigeradas escadas.

Por mais que seja mais cansativo fisicamente, isso evitará problemas futuros com vizinhos e com o próprio síndico.

2. Contrate ajudantes de carga e descarga

Pode parecer que não, à princípio, mas você vai precisar de ajuda principalmente com carregamento de móveis grandes.

Contrate pessoas que podem te auxiliar até mesmo na montagem do objeto no apartamento. Mas, levando em consideração que o seu móvel, preferencialmente, deverá chegar até sua casa através das escadas de emergência do prédio, pense que essa locomoção não será uma tarefa fácil, ainda mais se for nos andares mais altos.

Com ajuda de pessoas que já possuem esse costume e tem habilidades necessárias para isso, essa missão não fica tão complicada assim.

3. Considere uma rampa de acesso

Uma solução muito prática, porém, não é todo prédio e condomínio que possuem esse tipo de acessibilidade é a rampa de acesso.

Há uma lei federal para prédios construídos a partir de 2018 que exige a existência de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida em casos de saída de emergência.

Apesar das rampas serem destinadas à transporte de pessoas, desde que tenha sido conversado e permitido pelo síndico e os demais moradores do prédio, você poderá utilizá-la para carregar seu móvel.

4.  Se for possível, desmonte o móvel por completo

Existem tipos de objetos para casas que, por mais que sejam grandes na estrutura, podem ser desmontados por completo. Se esse for o seu caso, escolha essa opção. Dessa forma, você pode até utilizar, quem sabe, o próprio elevador, caso seja previamente permitido.

Mas, de todo jeito, sendo por escada, elevador ou rampa, se o seu móvel estiver desmontado você terá muito mais facilidade e praticidade ao levá-lo.

Certifique-se, porém, de que saberá como montá-lo ao chegar no apartamento e caso precise contrate montadores especializados no seu móvel. Algumas lojas oferecem esse tipo de serviço, até mesmo sem custo adicional, por isso, vale a pena se informar sobre.

5. Içar seu móvel pode ser uma boa alternativa

Se nenhuma das opções acima der certo para você transportar o seu objeto, então cogite a possibilidade de contratar um serviço de içamento de cargas para móveis, por meio de equipamentos como guindastes ou um caminhão munk.

Mesmo que aparentemente pareça perigoso, esse tipo de transporte é super seguro e confiável, e existem empresas especializadas somente nessa área.

O nome técnico, na realidade, é transporte vertical, e já dá bem a ideia do que precisará ser feito para que o objeto chegue até o andar necessário.

Isso mesmo, o móvel poderá ser içado até a sacada ou janela do andar através de cordas e cabos de aço a definir dependendo do peso e do tamanho do objeto.

Toda essa movimentação é possível porque empresas especializadas precisam possuir uma liberação e certificação do corpo de bombeiros da região, além de capacitar os profissionais que farão o transporte.

Mas, não se esqueça de uma coisa: independentemente do tipo de transporte que você escolher, sempre comunique o síndico antes de começar o carregamento. Isso evitará grandes problemas futuros.

E aí, já está pronto para mobiliar o seu apartamento?

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Apartamentos à venda na Praia Brava.

Comments

comments