Quando o assunto é segurança, Balneário Camboriú é destaque nacional. Mas você sabe o que a nossa cidade faz para manter esses bons índices? Nesta temporada, foi criado o Centro de Comando Integrado, uma grande estrutura voltada à segurança, à saúde e ao bem-estar dos moradores

O Centro de Comando Integrado fica localizado na Praia Central, na altura da Praça Almirante Tamandaré, e conta com atendimento 24h. O local ficará em funcionamento até a primeira semana de março de 2022. Secretarias municipais, Guarda Municipal, agentes de trânsito, bem como entidades como Polícia Militar e Conselho Tutelar atuam de forma integrada no centro.

O objetivo dessa estrutura é atender aos turistas e moradores com mais agilidade nas questões de segurança pública.  Além disso, é possível obter informações turísticas (das 7h às 19h), pulseiras de identificação para crianças e idosos, informações sobre projetos que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. Também é feita a divulgação das atividades esportivas que estão sendo realizadas na praia.

Estrutura

Maior e mais completa estrutura que envolve serviços aos turistas montada na praia. Possui cerca de 500 metros quadrados, formada por tendas e com espaços internos separados por estruturas modulares, com ar condicionado e internet. Totalizam três áreas no interior do local: segurança, saúde e atendimento a moradores e turistas. A estrutura também conta com sala de inteligência para os órgãos de segurança, ambulatório e áreas externas destinadas às ambulâncias e às viaturas de segurança.

Saúde

Durante o dia inteiro, o Centro de Comando Integrado conta com o atendimento técnico de enfermaria.

Dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem ficam disponíveis na tenda. Além dos atendimentos, os moradores e turistas são orientados também quanto aos cuidados que devem ser tomados com a exposição solar, hidratação e são orientados para a realização de atividades físicas nos horários com sol mais ameno.

Cuidados com os idosos

É fornecida uma pulseira de identificação aos idosos que moram ou visitam BC no verão, visando garantir a segurança e facilitar na identificação nos casos que os idosos se percam. 

Além disso, o Centro conta também com divulgação de atividades realizadas pela Secretaria da Pessoa Idosa e do Programa Abraço ao Idoso, além de outros benefícios que o Município oferece a essa faixa etária. O atendimento a esse público é realizado das 7h às 19h.

Atendimento psicológico

Atendimento psicológico disponível 24h por dia na praia. Através do programa Abraço à Vida, uma equipe de psicólogos da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social presta atendimento individual para turistas e moradores.

O programa Abraço à Vida foi criado em 2018 e presta apoio emocional e acompanhamento psicológico 24h por dia durante todo o ano pelo telefone (47) 9 9982-2322, via WhatsApp.

Atendimento para mulheres em situação de violência

Para as mulheres em situação de violência, o município também oferece acompanhamento psicológico e encaminhamentos à rede de apoio e assistência jurídica através do Programa Abraço à Mulher.

O programa presta apoio às mulheres acometidas de violência doméstica ou em vulnerabilidade social, com atendimento de assistência jurídica, acompanhamento psicológico e encaminhamentos para redes de apoio e a grupos focais. O programa pode ser acionado via WhatsApp ou ligação telefônica pelo número: (47) 99982-1906.

Fonte: BCéMais

Comments

comments