Como decorar uma casa de praia

Ter um imóvel na praia é o sonho de muitas pessoas. Afinal, seja casa ou apartamento, para passar uma temporada ou fixar residência, o clima litorâneo é diferenciado, promovendo diversos benefícios para nossa saúde e mente. Além disso, com a pandemia do COVID-19 e a valorização do bem-estar, muitos indivíduos começaram a procurar uma imobiliária a fim de encontrar uma residência que atendesse suas demandas e bem-estar. Os imóveis nas cidades litorâneas bateram recorde, principalmente devido à flexibilização do trabalho e a possibilidade de trabalhar de casa. No entanto, sabemos que não basta adquirir o espaço, sendo necessário investir também em uma boa decoração. Então, pensando nisso, no post de hoje vamos dar algumas dicas importantes para você decorar sua casa na praia. Vamos lá?

Estilo da decoração

A arquitetura caiçara remete ao povo caiçara, ou seja, os habitantes tradicionais do litoral das regiões sul e sudeste, que se originaram a partir da miscigenação entre índios, brancos e pretos. Esse estilo de decoração é bastante comum nas regiões litorâneas, promovendo conforto e aconchego, tornando-se cada vez mais presente não apenas nas praias, como também em grandes cidades. Nesse estilo, as decisões são tomadas por meio da relação do ambiente com a natureza e de maneira planejada para que o resultado final do projeto faça parte do local em que ele está inserido.

Mas, ainda que esse seja um excelente guia para decorar sua casa na praia, existem outras opções de estilo de decoração. Afinal, você precisa se sentir confortável no imóvel, além do fato de que ele precisa ter sua personalidade, certo? Sendo assim, faça uma pesquisa dos estilos que gosta, além de ter em mente como será a usabilidade do espaço. Ou seja, pretende morar ou apenas passar a temporada? Dessa forma, você será capaz de escolher com maior facilidade os elementos que irão compor o ambiente. 

Invista em ambientes aconchegantes

A casa de praia geralmente é o lugar onde descansamos, saímos da rotina, além de podermos relaxar, descarregar o estresse e recarregar nossas energias. Justamente por esse motivo, é importante que os espaços sejam aconchegantes e convidativos. Ainda que você vá para aproveitar as praias também, é importante ter um cantinho que seja convidativo e confortável. 

Para quem tiver área externa, seja na casa ou na sacada do apartamento, não deixe de pensar nesse espaço também. Afinal, ele pode se tornar o espaço favorito onde você pode sentir o clima praiano mesmo dentro de casa. Mas, além de apostar em espaços para ficar fazendo nada, é importante pensar no restante dos ambientes. Isso porque, para uma boa decoração, investir em ambientes bem arejados, iluminados e com decoração natural, como arranjo de flores e folhagens, é fundamental para transmitir sensação de tranquilidade e contato com a natureza.

Aposte em materiais como madeira e decoração rústica

Como falamos, passar a sensação de tranquilidade é muito importante para uma casa de praia. Afinal, é aqui que você pretende se desconectar da correria do dia a dia e relaxar por completo, certo? Sendo assim, além de escolher um estilo de decoração que te agrade, uma boa dica é investir em móveis de madeira e fibras naturais, pois ajudam a evidenciar o clima litorâneo e deixam os espaços ainda mais agradáveis. Mas, além dos móveis, você ainda pode incluir a madeira em detalhes, promovendo um acabamento rústico para os ambientes, como prateleiras, bandejas, entre outros. 

Elementos adequados

Quando falamos em casa de praia, é importante levar em consideração o clima da região. Caso tenha a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, esses profissionais poderão ajudar durante toda a escolha para evitar adquirir itens que podem estragar com o tempo. Isso porque, o litoral possui maresia e materiais como ferro e alguns metais não são indicados, visto que podem sofrer corrosão em pouco tempo. Sendo assim, madeira e alumínio são os mais interessantes, visto que são resistentes mesmo nas áreas externas. 

Já para os tecidos escolhidos para sofás, almofadas e outros elementos, o ideal é apostar nos modelos sintéticos, impermeáveis ou de secagem rápida. Isso porque, as roupas sempre ficam um pouco molhadas entre os mergulhos, além do fato de o clima da região ser mais úmido. 

Por fim, não se esqueça de escolher os revestimentos certos, pois aqui o contato com a areia é maior e ela pode arranhar ou danificar algumas superfícies com maior facilidade. Portanto, invista em revestimentos como cimento queimado e pisos frios. 

Então, agora que você sabe como decorar sua casa de praia, já pode colocar a mão na massa. Lembre-se de criar um bom planejamento, além de contratar um arquiteto ou designer de interiores para ajudar nesse processo. Com uma boa organização você terá um espaço extremamente aconchegante, convidativo e exatamente de acordo com suas necessidades e preferências. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Venda de Apartamentos na Praia Brava e em Balneário Camboriú.

Comments

comments