Como escolher ar condicionado de su apartamento ou casa

Encontrar bons apartamentos à venda não é uma tarefa difícil. No entanto, depois de escolher o ideal junto à imobiliária, vem a parte complicada: mobiliar o imóvel. Isso porque, são diversos detalhes que fazem parte do dia a dia de uma pessoa e, principalmente para quem está mobiliando o primeiro apartamento, pode ser ainda mais confuso. Afinal, além dos móveis essenciais e eletrodomésticos, é importante escolher a roupa de cama, tapetes, eletro portáteis, objetos decorativos, ar-condicionado, etc. Esse último, por exemplo, é muito importante em um país tropical como o Brasil, principalmente no verão.

No entanto, existem diversos modelos e indicações de ambientes, deixando a escolha ainda mais difícil. Sendo assim, para te ajudar, preparamos o post de hoje para ensinar como escolher seu ar-condicionado e dar dicas importantes para quem está pensando em comprar um aparelho. Vamos lá?

1. Confira a rede elétrica

Esse tipo de aparelho é de alta potência e exige atenção em relação à tomada que ele ficará ligado. Sendo assim, o primeiro ponto de atenção é confirmar a voltagem correta exigida para o funcionamento e separar uma tomada exclusiva para essa função. Além disso, é importante ter certeza de que sua instalação elétrica é de boa qualidade para dar suporte às demandas do aparelho e dos outros eletrodomésticos da casa ou apartamento, sem qualquer risco.

2. Escolha o tipo certo para você

Existem diferentes tipos de ar-condicionado, sendo que cada um deles conta com dimensões e perfil para um tipo de uso específico. Os modelos mais simples de usar e instalar são os portáteis, que oferecem uma capacidade de resfriamento menor ao cômodo. O tipo de janela é o mais tradicional e exige maior espaço livre para instalação, oferecendo boa capacidade de condicionamento de ar. Contudo, além de ocuparem muito espaço, não trazem a vantagem de economizar energia.

Por outro lado, o tipo Split é dividido em duas partes, sendo que uma fica no interior do cômodo e a outra na parte externa. Além de contar com maior potência, é mais silencioso, possuindo opções que prometem a redução na conta de luz. Justamente por isso, é um pouco mais caro e exige profissionais especializados para a instalação.

3. Verifique o local ideal para a instalação

Principalmente quando falamos do tipo Split, a instalação exige considerar diversos pontos para garantir o máximo de desempenho do produto. Sendo assim, é importante escolher o ponto de fixação em uma parede que não bata sol, por exemplo, além de optar por um espaço em que a parte interna fiquei próxima da parte externa. Isso porque, com uma distância menor, o custo para instalação é reduzido.

4. Entenda sobre a capacidade mínima necessária

O ar-condicionado somente será útil se for capaz de resfriar corretamente o ambiente que será instalado. Portanto, para descobrir se o modelo desejado é adequado, você deve analisar a quantidade de BTUs, medida relacionada à capacidade do aparelho, que é sempre ligada ao tamanho do cômodo. A média é de 600 a 800 BTUs por metro quadrado do ambiente e, se o local costuma receber alta incidência de luz, deve-se considerar 800 BTUs. Com essas informações, basta multiplicar o número de BTUs pela área (em metros quadrados) para ter maior noção sobre a capacidade de refrigeração necessária no ar-condicionado que irá comprar.

5. Contrate o profissional para realizar a instalação

Não podemos deixar de ressaltar a importância de um bom profissional no momento da instalação de seu ar-condicionado. Isso porque, uma instalação incorreta pode gerar ineficiência, ou seja, fazer com que o aparelho gaste mais energia que o necessário. Além de comprometer a vida útil do eletrodoméstico, em alguns casos, isso ainda pode causar a perda da garantia contra defeitos de fabricação. Também é importante considerar sua segurança, pois dependendo do profissional, pode até mesmo colocar em risco a rede elétrica de todo o imóvel.

Portanto, bons profissionais da área terão informações precisas sobre os produtos, assim como conhecimento técnico para promover uma instalação segura e de qualidade.

6. Priorize sempre a qualidade e benefícios do aparelho

Por fim, sabemos que o preço é um importante fator de decisão no momento da compra, mas quando falamos de algo tão importante como o ar-condicionado, que irá ficar com você por muito tempo, é importante levar em conta ainda outros fatores. Sendo assim, foque em todas as funções, além de aumentar ou diminuir a temperatura, que o aparelho possui, como purificar o ar, diminuir a umidade, etc. Além disso, é melhor pagar um pouco a mais em aparelhos que consumam menos energia para garantir maior economia a longo prazo.

Então, agora que você sabe como escolher o seu ar-condicionado, já pode colocar nossas dicas em prática e sair às compras. É importante considerar tudo o que citamos no post, pois assim você irá garantir uma escolha mais assertiva, evitando dores de cabeça e problemas desnecessários.

CR Imóveis. Imobiliária na Praia Brava.
Confira opções de Apartamentos na Praia Brava.

Comments

comments