Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é comum desejar comprar novos itens para o novo lar. Um item essencial é o colchão que influencia diretamente seu bem-estar, qualidade de vida e saúde, sendo capaz de até mesmo aumentar a longevidade. Afinal, é durante o descanso noturno que nosso organismo realiza funções essenciais, como a regeneração muscular, produção de hormônios, fortalecimento do sistema imunológico, etc. E, quando dormimos mal, as funções não são desempenhadas por completo, causando não apenas desconfortos durante à noite, como também má circulação, formigamento, dores musculares, etc. 

Sendo assim, é primordial ter um colchão de qualidade e que se encaixe em suas necessidades e gostos. Portanto, se você está pensando em adquirir um novo, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e saiba como escolher o colchão ideal. 

1. Faça uma boa pesquisa

Nossa primeira dica para quem quer encontrar um bom colchão é pesquisar sobre o produto, visto que atualmente existem praticamente infinitas opções e preços. Sendo assim, separe um tempo para pesquisar em lojas e na internet, tirando dúvidas com a equipe responsável para saber qual modelo ficará melhor em seu lar. 

2. Não considere apenas o preço

É importante ter em mente que o colchão irá influenciar também em sua saúde e com saúde não se brinca, podendo comprometer sua postura e outras áreas da vida. Sendo assim, opte pelo colchão com melhor custo-benefício de acordo com suas necessidades, o que não significa ser o mais caro ou o mais barato. 

3. Entenda sobre os diferentes tipos de materiais

No momento de escolher seu colchão, você irá encontrar variadas opções disponíveis no mercado, visto que com a tecnologia, as empresas foram se adaptando às mais diferentes necessidades e demandas. É importante ter em mente, portanto, que o colchão ideal é aquele que mantém sua coluna em linha reta, deixando com que os ombros e o quadril afundem um pouco e permitindo a sustentação correta de seu peso. 

O colchão de espuma é um dos mais conhecidos, sendo leves e fáceis de manusear. Com bom isolamento térmico, pode ser interessante no inverno, mas no verão pode acumular fungos, bactérias e ácaros se não for colocado no sol. Já o colchão de látex, por sua vez, se ajusta ao corpo do usuário devido à maciez e fácil adaptação no contorno do corpo, sendo resistente ao acúmulo de poeira e umidade. Contudo, seu preço é mais elevado.

Já o colchão de mola tem maior ventilação que os anteriores, sendo indicado para quem vive em lugares muito quentes ou transpira em excesso. Entretanto, com o tempo o colchão perde sua altura, além de correr o risco de as molas se partirem ou perderem a elasticidade. Por fim, o colchão de viscoelástico é o mais moderno, possuindo características hipoalergênicas, sensibilidade à temperatura corporal, além de ser capaz de suportar qualquer altura ou peso. Contudo, sua maciez excessiva pode exigir que o indivíduo faça mais força que o comum para mudar de posição à noite, impactando assim a qualidade do sono. 

4. Firme ou macio?

É importante deixar claro que o colchão não pode ser nem muito macio e nem muito mole, sendo importante priorizar o meio termo. Sendo assim, tenha em mente que o colchão precisa acompanhar a curvatura natural de sua coluna, assim como suportar todas as áreas do corpo. Além disso, se você sofre com dores nas costas, é importante escolher um colchão com densidade média. Por outro lado, pessoas mais pesadas devem utilizar colchões mais duros, pois caso contrário o corpo pode afundar. 

5. Analise a durabilidade do colchão

O tempo de vida útil de um colchão é de 3 a 10 anos, mas cada tipo terá uma durabilidade diferente de acordo com o material. Sendo assim, na hora da compra é importante perguntar a respeito, pois pode ser que o produto precise ser trocado em menos tempo que o esperado. 

6. Faça os testes adequados

Por fim, na hora de fazer os testes, deite-se no colchão desejado e permaneça pelo menos dois minutos em cada posição que costuma dormir. Dessa forma, terá real noção sobre a densidade do colchão e se ele realmente irá atender suas necessidades e gostos. Além disso, respire de forma lenta e profunda para alcançar um relaxamento parecido com o que ocorre durante o sono. 

Então, agora que você sabe como escolher o colchão ideal, já pode colocar nossas dicas de hoje em prática e sair às compras. Lembre-se de fazer uma boa pesquisa para garantir que terá o melhor colchão em seu dia a dia, promovendo melhor noite de sono e também saúde para sua vida. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments