Como escolher o imóvel ideal para suas necessidades

Adquirir um imóvel junto à imobiliária não é uma tarefa simples, visto que é necessário levar em consideração diversos fatores a fim de encontrar a casa ou apartamento ideal. Por exemplo, além da metragem e quantidade de cômodos, você também precisa analisar a localização da propriedade, facilidades na região, assim como pensar no futuro, se pretende ter uma família, etc. São muitos detalhes e justamente por isso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como escolher o imóvel ideal para suas necessidades. Vamos lá?

1. Entenda o que você precisa

O primeiro ponto é entender e definir o que você ou sua família precisa atualmente, analisando fatores como quantidade de moradores, número de banheiros necessários, tamanho da sala, cozinha e outros cômodos, etc. Para decidir suas necessidades você deve ter em mente o tamanho e composição de sua família. Afinal, enquanto um casal jovem pode se contentar com um apartamento de um quarto, outros que estejam aguardando a chegada de mais um integrante precisarão de mais um cômodo. Além disso, pense na infraestrutura do local, se possui parquinho, piscina, academia, espaço para pets, etc. Dessa forma, você terá mais clareza do que realmente precisa, agilizando todo o processo. 

2. Comprar ou alugar?

Também é importante pensar se você pretende comprar sua casa própria ou alugar um imóvel. Essa é uma das principais questões e que estão diretamente ligadas com suas condições financeiras e realidade. Afinal, se não tiver dinheiro disponível e crédito no mercado para solicitar um financiamento, será necessário optar pelo aluguel. Ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens, não havendo opção melhor do que outra. É importante colocar na balança para realmente entender o que precisa. 

3. Casa ou apartamento?

Independente se pretende comprar ou alugar um imóvel, escolher entre casa e apartamento é uma das principais dúvidas que surgem para quem está procurando por um novo lar. Da mesma forma que comprar e alugar são diferentes, casas e apartamentos também são, sendo necessário estudar o que se encaixa melhor em sua realidade. Por exemplo, em uma casa você pode ter maior privacidade, além de contar com jardim para seu pet e poder realizar qualquer tipo de alteração. No entanto, mesmo que não precise pagar por taxas de condomínio, será necessário arcar com toda a manutenção da propriedade. Já os apartamentos são indicados para quem preza pela segurança e não faz questão de ter uma área livre privativa. Aqui, você irá desembolsar um valor mensal para o condomínio, mas poderá ter acesso a diversos pontos de lazer, como piscina, academia, espaço para pets, além de não precisar se preocupar com a manutenção desses ambientes. 

4. Tenha um planejamento

Depois de escolher entre alugar ou comprar uma casa ou apartamento, você também precisa criar um planejamento para suas ações. Por exemplo, se deseja comprar, é importante reservar o valor para a entrada, assim como estipular um preço máximo e estudar as parcelas do financiamento. Já para quem aluga, também precisa de um planejamento para que possa arcar com o valor mensal da propriedade, assim como avaliar o prazo para deixar o outro imóvel. Além disso, também é necessário procurar por fiador ou optar por uma seguradora para garantir que o imóvel será seu. 

5. Avalie a localização

Ainda que o imóvel seja extremamente importante, também é fundamental avaliar a localização em que ele está inserido. Você deve considerar como é seu dia a dia, rotina do trabalho, se precisa levar as crianças na escola e outros fatores, pois dependendo do caso, sua rotina pode ficar muito complicada e afetar sua qualidade de vida. Por exemplo, o bairro pode ser muito agitado durante à noite, com bares e baladas, mas você é uma pessoa mais tranquila ou ainda possui crianças pequenas em casa. Com certeza suas noites não serão as melhores, certo?

6. Pense no longo prazo

Por fim, mas não menos importante, pensar no longo prazo também é importante, principalmente se pretende comprar seu próprio imóvel. Por exemplo, se deseja ter filhos, pode ser que escolher um imóvel com mais quartos ou que possa ser reformado seja a alternativa ideal. Além disso, lembre-se que a casa ou apartamento também é um investimento, visto que pode se valorizar com o tempo e oferecer bons retornos em uma futura venda ou locação. Portanto, peça ajuda da imobiliária para garantir um imóvel com boas perspectivas para o futuro. 

Então, agora que você sabe como escolher o imóvel ideal para atender suas necessidades, já pode começar a responder as questões que levantamos no post de hoje. Dessa forma, quando conversar com a imobiliária, será capaz de agilizar o processo, assim como garantir a escolha certeira para sua vida. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Apartamentos à venda na Praia Brava.

Comments

comments