Corredores da casa: dicas de decoração

Os corredores de um apartamento são responsáveis por interligar os ambientes. Mas, mesmo com essa função tão importante, são facilmente esquecidos na hora da decoração, podendo ir muito além de paredes brancas e nuas, pouca iluminação e piso sem graça. Ainda que não pareça, ele é utilizado inúmeras vezes no dia a dia e quando bem decorado promove bem-estar a todos. Portanto, esteja você procurando uma nova residência junto à imobiliária ou apenas querendo inovar, não deixe de conferir no post de hoje nossas dicas de decoração para corredores. 

O corredor

Em um apartamento ou casa, o corredor antecipa a chegada em um ambiente mais importante ou reservado do imóvel, tendo como função servir de transição e apoio aos outros espaços. Mas, a decoração de corredor pode ser um processo relativamente difícil, visto que o espaço é estreito e com pouca metragem disponível.

No entanto, ele pode ser decorado com espelhos, móveis de apoio como aparadores, composição de quadros e até mesmo com um papel de parede que demarque a área. O importante aqui é colocar a criatividade para funcionar. Além disso, por ser um local de passagem e não um ambiente de longa permanência, não é preciso ter medo das cores fortes ou objetos decorativos diferentes. Mas, lembre-se que é essencial ter bom planejamento para inserir itens com o tamanho adequado para não ocupar muito espaço. Portanto, meça tudo o que for necessário.

Dicas de decoração de corredor

Veja agora algumas ideias para decorar seu corredor:

1. Quadros

Ter uma composição de quadros torna qualquer ambiente descolado. Portanto, apostar em quadros em tamanhos menores é uma ótima opção para corredores, visto que as figuras sempre serão vistas de perto por quem passar por ali. Além disso, apostar em quadros coloridos em uma parede com base neutra deixam o corredor com ar cool e totalmente personalizado de acordo com seus gostos. 

2. Tapetes

Por ser um ambiente de passagem, cortinas e tapetes volumosos podem atrapalhar a circulação. Portanto, aposte em modelos mais leves e estampas que personalizem o espaço. 

3. Fotografias

Ter um móvel de apoio com fotografias torna o ambiente mais acolhedor. Além disso, variar o tamanho e formato de porta-retratos deixará o corredor ainda mais moderno. Mas, se não tiver espaço para um aparador, basta colocá-los nas paredes. 

4. Monocromático

Pintar o corredor com uma cor diferente deixa o espaço com ainda mais personalidade. Principalmente se combinado com um tapete colorido, o ambiente se torna extremamente divertido e diferenciado. Outra dica é escolher uma cor para as paredes laterais e outra para a do fundo e teto. 

5. Espelhos

Os espelhos são uma ótima pedida para corredores e halls. Isso porque, esse tipo de material promove amplitude ao ambiente que, arquitetonicamente falando, já é mais estreito. Além disso, eles trazem mais luz natural e se colocados um na frente do outro deixam a passagem mais longa do que realmente é. 

6. Parede bicolor

As paredes podem se tornar as grandes protagonistas e deixar o corredor, que geralmente é esquecido, muito mais agradável e alegre. Uma pintura bicolor, sem um limite definido torna o ambiente despojado e diferente. 

7. Papel de parede

O papel de parede é sempre uma boa opção. Afinal, além de ser fácil de aplicar, também é simples de retirar e colocar outro no lugar. Ele é uma ótima opção para as paredes do corredor, principalmente se você não deseja incluir quadros, colagens ou fotografias no local. 

8. Porta colorida

Uma ótima solução é combinar paredes em tom neutro com uma porta colorida no fundo, funcionando com ponto de luz. Nas paredes, ainda é possível usar a técnica de pintura bicolor, lembrando de manter a paleta discreta, além de plantas para deixar o espaço mais aconchegante. 

9. Nichos

É fato que nichos na parede são um verdadeiro charme e se tiverem espelhos dentro, mais ainda. Aqui, você pode investir também em pontos de luz para realçar a decoração, que pode incluir objetos de viagens, livros, caixas, etc e assim deixar o ambiente muito mais organizado. 

10. Home office

O home office se tornou presente na rotina de grande parte dos brasileiros e se você mora em um apartamento pequeno, sem cômodos extras, é possível criar seu escritório no próprio corredor. Ainda que não seja uma bancada muito larga, você pode compensar esse contratempo com o comprimento da peça por toda a extensão do corredor. 

11. Iluminação

Se o seu corredor for muito estreito, uma boa iluminação no teto é uma ótima alternativa para decorar o espaço. É possível brincar com recortes no gesso e assim criar efeitos realmente interessantes por meio da iluminação, sem precisar diminuir um centímetro sequer de sua área. 

E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments