Economize na iluminação do seu imóvel com essas dicas

5% do consumo de eletricidade dos imóveis está diretamente relacionado com a iluminação. Embora todos tenham lâmpadas em casa, muitos não estão totalmente cientes dos gastos que isso acarreta. Por isso, vamos dar-lhe uma série de dicas que o vão ajudar a reduzir a conta de luz, já que é algo que todos podem beneficiar, numa altura em que o preço da eletricidade tem tendência a aumentar.

Paredes e tetos de cores claras

Poucas pessoas sabem que paredes e tetos de cores claras são uma boa opção para economizar energia em suas casas. Os tons semelhantes ao branco conseguem refletir a luz, o que gera espaços mais luminosos sem a necessidade de um grande esforço energético. Então, o primeiro passo é usar tons próximos ao branco em tetos e paredes.

Instale detectores de movimento

Outra boa ideia é instalar detectores de movimento em zonas de passagem, como a entrada da casa ou no corredor, e em espaços que não utilizamos com regularidade, como garagens ou arrecadações.

Com esses dispositivos podemos automatizar o ligar e desligar as luzes. Eles só realizarão suas ações na presença ou ausência de pessoas, o que resultará em economia de energia e, o melhor de tudo, sem que tenhamos que estar sempre preocupados com o gasto de energia em casa.

Aproveite a luz do sol

O Brasil é um dos países do mundo com mais horas de energia solar e seria um desperdício não aproveitá-la. Como exemplo, você pode escolher automatizar os toldos com sensores de sol.

Estes identificam os diferentes níveis de luz e aproveitam a luz e o calor do Sol no inverno, evitando o desperdício desnecessário de energia durante os meses de verão.

Aposte nas lâmpadas Led

As lâmpadas LED alcançam uma iluminação mais eficiente do que outras lâmpadas e duram um mínimo de 10.000 ciclos de liga/desliga. Embora seja verdade que as lâmpadas LED custam mais do que as restantes, também é verdade que o investimento se recupera rapidamente devido à poupança que representam.

Limpe as lâmpadas de vez em quando

As lâmpadas tornam-se ineficientes à medida que ficam sujas. Embora pareça muito lógico, há muitos que não o fazem, seja por negligência ou por falta de tempo.

Recomendamos que lhes dê maior brilho de vez em quando usando álcool ou amônia. Claro, não se esqueça de desligar as lâmpadas antes, não use água para limpá-las ou você pode danificá-las.

Regule a intensidade das lâmpadas

Lembre-se que você sempre pode regular a intensidade das lâmpadas para consumir menos. Os dimmers são geralmente colocados no próprio cabo da lâmpada ou na parede quando se trata de sistemas de controle remoto. Dimmers não funcionam com todas as lâmpadas, então tente comprar aquelas que sejam compatíveis.

Mantenha suas lâmpadas fluorescentes

Tem gente que substitui as lâmpadas fluorescentes por outros tipos de lâmpadas pensando que consomem muito. Grande engano, pois as lâmpadas fluorescentes consomem muito pouco e são perfeitas para economizar energia. Caso parem de funcionar devem ser deixados num local próprio para reciclagem.

Não desperdice energia

Esta última dica é a mais óbvia de todas. Se quisermos economizar, o lógico é aproveitar ao máximo a luz natural que existe durante o dia e tentar não deixar as luzes acenderem desnecessariamente, além de não se esquecer de apagá-las ao sair de um cômodo.  Existem gestos que parecem pouco importantes, mas na verdade ajudam imenso na redução das contas elétricas.

Todas essas recomendações são fáceis de cumprir e ajudarão a reduzir o consumo de energia elétrica em sua casa. O planeta vai agradecer muito. O que você está esperando?

CR Imóveis. Sua melhor escolha em apartamentos à venda na Praia Brava.
Confira em nosso blog os outros conteúdos!

Comments

comments