A casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros, mas justamente por exigir um valor relativamente alto de investimento, pode causar diversas dúvidas. A principal é se vale mais a pena comprar um terreno com a imobiliária e construir ou já comprar o imóvel pronto, como uma casa ou apartamento. Mas, já devemos adiantar que esse questionamento pode ser difícil de responder, visto que as pessoas possuem necessidades e demandas diferentes, além de maior ou menor quantia de dinheiro. No entanto, existem alguns pontos que devem ser considerados para facilitar a sua escolha. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com informações importantes e que vão auxiliar na decisão comprar ou construir seu próprio imóvel. Vamos lá? 

Quais as vantagens e desvantagens de comprar o imóvel pronto?

Uma das principais vantagens de comprar um imóvel pronto é que o investimento é considerado bastante seguro, especialmente quando tem ajuda de especialistas e adquire a propriedade pelo preço que ela realmente vale. Além disso, também é importante realizar a vistoria completa para garantir que tudo esteja seguro e em boas condições. A valorização de imóveis é uma ótima oportunidade de garantir bons lucros no futuro, além de poder disponibilizá-lo para locação. 

Além disso, para quem tem pressa, nesse caso o imóvel estará pronto para morar, sendo necessário apenas fazer a mudança ou pequenas intervenções, mas nada que leve muito tempo. Também é importante lembrar que comprar uma casa pode ser a melhor alternativa para quem quer maior estabilidade. 

Mas, como tudo na vida tem o outro lado, comprar uma casa significa assumir um compromisso duradouro, sendo que para muitos isso significa arcar com os custos do financiamento por muitos anos. Por isso, é essencial que você tenha uma reserva financeira para caso perca ou emprego ou fique impossibilitado de pagar a prestação. 

Quais os pontos que precisam ser considerados na hora de construir? 

Quando falamos em construir seu próprio imóvel, um dos pontos mais importantes é que isso proporciona um controle financeiro maior. Afinal, comprar um terreno é mais barato do que adquirir uma casa pronta. Sendo assim, se você tem dinheiro para comprar o terreno, construir a casa do zero é uma boa alternativa, visto que os gastos com materiais e mão de obra podem ser parcelados. Como consequência, o controle financeiro fica mais fácil de ser feito, além do fato de que em muitos casos é possível construir uma casa nova gastando menos do que comprar um imóvel pronto. 

Além disso, construir sua própria casa permite que você personalize todo o espaço, criando um lar exatamente da maneira que sempre sonhou, escolhendo desde o tamanho e disposição dos cômodos, até os acabamentos e outros detalhes. Aqui, os únicos limites serão o orçamento e normas e leis relacionadas à construção civil. 

Contudo, é importante lembrar que para garantir uma construção segura, a prefeitura exige diversos documentos do proprietário, do terreno e, especialmente, do projeto, sendo que eles só podem ser emitidos por um arquiteto ou engenheiro. Ainda que alugar ou comprar também possam ser burocráticos, a documentação da construção é mais complexa e demanda mais tempo e esforço. 

Além disso, durante a construção de um imóvel, diversos imprevistos podem acontecer, como atrasos na obra e entrega de materiais, mão de obra desqualificada, entre outras questões que afetam o prazo final. Portanto, é essencial que aqueles que desejam construir seu próprio imóvel tenham bastante paciência, além de profissionais qualificados e experientes para evitar problemas desnecessários. 

Imóvel pronto ou construir: o que é melhor?

Bom, se você chegou até aqui, é importante deixar claro que não existe uma opção melhor que a outra, mas sim aquela que mais atende suas necessidades, demandas e preferências. Por exemplo, para quem não tem pressa e deseja um imóvel exatamente da maneira que sonhou, construir é a opção mais indicada. Agora, para quem quer investir e não quer se preocupar com obras e possíveis dores de cabeça, comprar o imóvel pronto é a melhor escolha. Portanto, o ideal é colocar na balança suas necessidades, além de conversar com uma imobiliária para que ela possa orientar da melhor maneira possível. Com isso, temos certeza que sua escolha será mais assertiva e adequada para seu perfil. 

Além disso, independente da alternativa que escolher, é sempre importante ter ao seu lado profissionais qualificados especializados. No caso da obra, você garante maior agilidade, economia e segurança, assim como reduz dores de cabeça e problemas desnecessários. Já quando falamos da compra de um imóvel, a imobiliária será a responsável por garantir que a transação de compra seja totalmente segura, além de ajudar no processo burocrático, contribuindo ainda mais para a realização do sonho da casa própria. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments