O investimento em imóveis é uma das alternativas mais seguras e ao mesmo tempo rentáveis. Afinal, com a pandemia do COVID-19 e as quedas históricas da bolsa, encontrar uma imobiliária a fim de garantir o imóvel ideal se tornou a escolha de muitos. Seja para diversificar a carteira de investimentos ou para aumentar o patrimônio, é fato que os imóveis são uma excelente oportunidade, além de serem extremamente versáteis. 

Outra boa maneira de investir em imóveis é aplicando em fundos imobiliários, em vez de bens físicos. Desde que os brasileiros entenderam como isso funciona, o volume de novas carteiras emitidas cresce sem parar e os fundos imobiliários se tornaram um investimento da moda. Isso porque, é uma maneira mais simples e barata de aplicar em um dos setores que mais crescem no Brasil. 

No entanto, assim como acontece em todos os investimentos, a escolha do melhor fundo não é simples, sendo necessária então a ajuda de um gestor de fundo imobiliário. Mas o que ele realmente faz? Se quiser saber, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

O que são fundos imobiliários?

Antes de explicarmos o que faz o gestor de fundo imobiliário, é importante começar pelo começo, certo? Sendo assim, caso não saiba, um funcho imobiliário é um tipo de “condomínio” de investidores, que unem seus recursos para aplicarem em conjunto no mercado imobiliário. O mais comum é que esse dinheiro seja utilizado para a construção ou aquisição de imóveis, que posteriormente serão locados ou arrendados. Os lucros obtidos com essas operações são divididos entre os participantes na proporção em que cada um investiu.

As decisões em relação ao que fazer com os recursos são tomadas pelo gestor do fundo e precisam seguir objetivos e políticas definidos previamente. Além disso, os investimentos podem ou não serem bem-sucedidos, assim como acontece em qualquer outro cenário, e isso irá determinar a valorização ou desvalorização das cotas dos fundos. 

A soma dos recursos dos participantes compõe o patrimônio, que é dividido em cotas, ou nas chamadas “frações” do fundo. Portanto, quem decide aplicar está, na verdade, comprando cotas. Vale lembrar que o cotista não exerce nenhum direito real sobre os empreendimentos daquele fundo, ao contrário do proprietário de um imóvel físico. 

Além disso, ele também não responde pessoalmente por nenhuma obrigação relacionada às propriedades. Afinal, isso é tarefa do administrador, que é a instituição financeira responsável pelo funcionamento e manutenção da carteira. 

Qual é o papel do gestor de fundos imobiliários?

Agora que você entendeu o que são os fundos imobiliários, é hora de saber qual é de fato o papel do gestor. Da mesma forma que acontece em fundos de investimento em geral, o gestor de um fundo imobiliário é aquele que decide quais investimentos serão feitos com o dinheiro aplicado pelos investidores. No entanto, a diferença aqui é que em vez de comprar ações na bolsa ou títulos públicos do governo, o gestor precisa escolher um imóvel para adquirir, um inquilino a quem alugar ou quais papéis serão incluídos na carteira. 

Também é papel do gestor selecionar e se relacionar com os intermediários contratados para realizar essas operações. Obviamente, tudo isso deve considerar a perspectiva de retorno, o nível de risco e a liquidez de cada ativo. Também é importante ter em vista e política de investimento e os objetivos definidos do regulamento do fundo. 

A importância do gestor

O gestor é o responsável por escolher as estratégias de investimento do fundo, assim como a alocação de capital e por buscar as melhores oportunidades do mercado, objetivando maximizar o retorno aos cotistas. Sendo assim, ele é fundamental para um bom resultado a longo prazo. Afinal, um gestor mais dedicado e que possui uma estratégia clara e definida, tende a gerar resultados mais consistentes. 

Para escolher um bom profisisonal, é importante avaliar o quanto ele está perto de seus inquilinos e como se porta antecipando movimentos e eventuais necessidades. Além disso, observe se ele possui bons cuidados com os imóveis, realizando vistorias recorrentes para manutenção e retrofits. 

Também é importante avaliar se ele está em busca de maximizar o retorno aos acionistas e procura sempre ativos com melhores perspectivas no mercado. Por fim, não se esqueça de analisar se ele deixa as informações sobre o fundo bem claras nos relatórios gerenciais, assim como suas estratégias. Afinal, transparência é tudo. 

Então, agora que você sabe mais sobre os fundos imobiliários e o papel do gestor, sabe que é uma alternativa interessante para quem não tem capital disponível para investir em bens físicos. O mercado imobiliário segue crescendo no Brasil e independente da maneira que escolher investir, é uma excelente opção. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Confira outras matérias em nosso Blog!

Comments

comments