Escolher um imóvel junto à imobiliária não é uma tarefa fácil, visto que é necessário levar em consideração diversos fatores a fim de garantir um bom investimento e qualidade de vida. É fato que dentro do mercado imobiliário comprar um apartamento na praia continua sendo um dos melhores investimentos.

O que você precisa saber antes de comprar seu apartamento na praia?

Afinal, morar na praia é um desejo cada vez mais comum e realizado dos brasileiros, principalmente devido à pandemia do COVID-19, que promoveu maior flexibilidade de trabalho e a valorização da qualidade de vida. Mas, além disso, destinos litorâneos são os preferidos dos brasileiros, sendo uma ótima oportunidade para ter bons lucros. 

No entanto, não basta apenas escolher um apartamento qualquer e esperar que o milagre aconteça, sendo necessário avaliar muitos detalhes.

Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje sobre o que você precisa saber antes de comprar seu apartamento na praia. 

1. Entenda suas necessidades

O primeiro ponto é, talvez, o mais importante, visto que o imóvel é um bem durável e por isso precisa atender suas necessidades. Sendo assim, é importante analisar suas demandas e uma boa dica é escrever tudo no papel para não esquecer de nada.

Você pretende morar com a família? Quantas vagas na garagem são necessárias? O prédio precisa ter piscina, espaço para pets ou sauna? Qual seria a quantidade ideal de quartos? E banheiros? Saiba que cada uma dessas questões irá interferir em sua decisão.

2. Qual será o uso do apartamento?

Depois de analisar e entender suas necessidades, é importante pensar em qual será a finalidade do apartamento. Ou seja, você pretende morar no imóvel ou será um lugar para você passar as férias e finais de semana?

Pretende disponibilizá-lo para locação anual, de temporada ou pensa em venda futura? Isso porque, é baseando-se na finalidade do apartamento que você saberá se o investimento necessário realmente vale a pena. Afinal, dependendo do caso, você entenderá que alguns detalhes terão peso bem maior do que outros.

3. Tenha um bom planejamento

Outro ponto importante é que para adquirir um apartamento na praia você precisa ter um planejamento de qualidade e que seja bem pensado. Isso porque, atitudes impulsivas podem fazer com que você compre um imóvel que não se adeque em suas necessidades ou ainda contraia dívidas desnecessárias pela falta de organização.

Sendo assim, monte um planejamento analisando aspectos como localização desejada, orçamento disponível, valor negociável, itens básicos que o imóvel precisa ter, valorização, etc. 

4. Analise a documentação

Independentemente se você deseja adquirir um apartamento novo ou usado, é fundamental ter extremo cuidado com a documentação. Afinal, qualquer descuido pode acarretar em diversos problemas para sua cabeça e também para seu bolso.

Portanto, verifique se tudo está de acordo com o esperado, desde o registro até as plantas. Caso você seja leigo no assunto, é essencial ter a ajuda de profissionais especializados no assunto para ter certeza de que está fazendo uma transação segura. 

5. Verifique a localização do apartamento

A localização de qualquer imóvel é muito importante, mas quando falamos em apartamento na praia isso é ainda mais especial. Afinal, se comprar uma propriedade que seja demasiadamente longe do mar, você vai perder muito tempo se deslocando e pode acabar gerando mais estresse do que alegria.

Mas, além disso, avalie se existem serviços próximos do local, como farmácias, supermercados, shopping, lojas, etc. Dessa forma, você terá ainda mais facilidades em seu dia a dia.

6. Estude sobre sua valorização

Também é importante analisar a valorização da região, conversando com a imobiliária responsável para confirmar a taxa de valorização do local. Procure saber se empreendimentos como shoppings e hipermercados serão inaugurados e se serão feitas outras melhorias.

Isso porque, certos tipos de construção comercial têm um grande peso na valorização do imóvel. Principalmente se você pretende adquirir o apartamento como um investimento de médio ou longo prazo, é a taxa de valorização que irá determinar o sucesso do retorno financeiro. 

7. Negocie com fontes seguras

Por fim, mas não menos importante, procure sempre negociar com uma empresa responsável, analisando sua reputação no mercado e procurando avaliações na internet. Isso porque, golpes imobiliários, infelizmente, são comuns e principalmente quando falamos em negociações sem o auxílio de profissionais especializados.

Além disso, mesmo que seja alguém confiável, quando se trata de dinheiro, é importante ficar atento aos detalhes, analisando a documentação e outros aspectos que podem impactar no orçamento e também no seu bem-estar. 

Então, agora que você terminou o post, já sabe o que precisa considerar no momento de escolher seu apartamento na praia. Lembre-se de contratar a ajuda de uma imobiliária para que o processo seja mais ágil, seguro e adequado para suas necessidades e preferências. 

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.

ConfiraApartamentos na Praia Brava.

Comments

comments