Por que investir em imóveis em 2022 e não na poupança?

É fato que a pandemia do COVID-19 fez com que as pessoas se preocupassem com seu dinheiro de uma nova forma, procurando alternativas de investimentos e bons rendimentos seja em imóveis ou poupança. 

Sendo assim, a compra de imóveis como forma de investir em apartamentos à venda ganhou cada vez mais força, especialmente pelo fato de o mercado imobiliário ter sido um dos únicos a se manter estável em meio à crise. 

Contudo, sabemos que existem ainda aqueles que preferem guardar o dinheiro na velha poupança e é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Portanto, continue acompanhando até o fim e veja porquê você deve procurar uma imobiliária e investir em imóveis em 2022. 

Entendendo sobre a poupança

A poupança é um dos métodos mais comuns de aplicação, mas não é algo interessante para quem procura por bons rendimentos no curto prazo. Inclusive, nos últimos anos, quem deixou o dinheiro aplicado na poupança, acabou recebendo menos do que esperava. 

Geralmente, ela é utilizada para quem quer guardar dinheiro por um curto período, visto que pode ser retirado no momento que desejar sem qualquer custo. No entanto, não deve ser vista como um investimento, visto que a cada dia, apresenta um retorno muito baixo para o investidor. 

Diferenças entre a poupança e o investimento em imóveis

Antes de tudo, é importante deixar claro que, ainda que investir no ramo imobiliário exija adquirir um patrimônio, comprar uma casa ou apartamento é algo tangível e garantido. 

Por outro lado, a poupança é algo mais simples e pode ser indicada para pequenos investidores. No entanto, quando falamos em valores significativos, a diferença entre ambos é bem alta. 

Justamente por ser um bem tangível e material, o valor de um imóvel está atrelado a fatores como qualidade e localização da propriedade, ou seja, suas condições e a procura no local. 

Sendo assim, optar por investir no ramo imobiliário é ter diversas possibilidades em suas mãos. Dessa forma, é importante avaliar seus objetivos futuros e considerar qual tem maior potencial de acordo com o que deseja, seja alugar, visitar em determinadas épocas do ano ou morar.

Por outro lado, a poupança é uma aplicação para deixar o dinheiro guardado no banco, sendo que o rendimento é o retorno oferecido pela instituição financeira com o passar do tempo. Além disso, a porcentagem retornada com base no valor depositado é baseada na taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil. 

No período da pandemia, a taxa Selic caiu de forma contínua, sendo um cenário nada interessante para os investidores que têm fundos de poupança. Afinal, quanto menor a Selic, menor será o rendimento. 

Já quando falamos de imóveis, essa queda é bastante interessante, especialmente quando falamos na taxa de juros de um financiamento, visto que também é baseada na Selic. 

Vale lembrar, no entanto, que a taxa Selic vem subindo e pode chegar no patamar de 11,5% a 12% ao ano e, para quem quer financiar um imóvel, a taxa é travada pelo período de cerca de 30 anos. 

Mas, isso, não necessariamente é um empecilho. Isso porque, se a taxa voltar a cair em 2022, o consumidor pode fazer a portabilidade do financiamento para outra instituição ou ainda negociar com o banco, visto que ninguém quer perder um cliente. 

Além disso, ainda assim, quando comparada com outros anos, a Selic está mais baixa, sendo uma ótima oportunidade para adquirir um imóvel em 2022.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Agora que você entendeu as principais diferenças entre investir na poupança ou em imóveis, veja abaixo as vantagens que somente o segundo tipo de investimento pode proporcionar:

1. Segurança

Um dos principais benefícios desse tipo de investimento é que, por ser tangível, independe de bolsas de valores, governo e bancos, sendo um ativo que não pode ser afetado, mesmo em tempos de crise. 

2. Valorização

Outra grande vantagem é que, quando bem cuidado, dificilmente um imóvel perde valor, muito pelo contrário. Inclusive, o mercado imobiliário é algo que se valoriza com o passar do tempo, principalmente se a região em que estiver localizado crescer. Além disso, é um investimento que sobrevive bem à inflação. 

3. Rendimentos 

Mesmo que não queira morar no imóvel, existe a possibilidade de disponibilizá-lo para locação, sendo uma ótima fonte de renda mensal. Inclusive, o valor pode ser reaplicado em novos investimentos ou ser utilizado da forma que desejar. 

4. Aumento de patrimônio

Por fim, mas não menos importante, investir em imóveis é algo que irá trazer bons retornos no futuro, contribuindo para aumentar seu patrimônio e poder viver uma vida tranquila e sem preocupações. 

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que vale mais a pena investir em imóveis em vez da poupança. Portanto, não deixe de procurar uma imobiliária para encontrar a opção que mais atende suas necessidades, preferências e orçamento. 

Comments

comments