Ainda que seja um dos menores cômodos da casa ou do apartamento, o banheiro é um dos ambientes mais importantes de uma residência. Afinal, além de realizar sua rotina de cuidados pessoais, também se tornou um local propício para o relaxamento e autocuidado, principalmente com a instalação de banheira de hidromassagem, que se torna cada vez mais comum. No entanto, um fator que influencia diretamente a utilização desse ambiente, assim como seu bem-estar durante o uso, é a iluminação. Mas, sabemos que não é fácil escolher a ideal e justamente por isso, no post de hoje vamos te ajudar e falar tudo o que você precisa saber sobre iluminação para banheiro de seu imóvel.

1. Entenda as necessidades em diferentes horários do dia

O primeiro ponto que deve ser observado no momento de reformar ou construir seu banheiro é avaliar a necessidade de iluminação do ambiente em diferentes horários do dia. Dessa forma, você será capaz de definir quais os pontos de iluminação mais adequados e assim equilibrar com a entrada de luz natural. Tenha em mente que, da mesma forma que realizar a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, você também deve contar com a ajuda de um profissional, como arquiteto, designer de interiores ou eletricista para garantir as melhores escolhas em seu projeto.

2. Utilize a iluminação natural a seu favor

É fato que não são todos os imóveis que contam com iluminação natural na área dos banheiros, mas caso você tenha essa oportunidade, não deixe de aproveitar ao máximo. Isso porque, a iluminação natural é um diferencial para qualquer ambiente, impactando tanto a economia de energia, como o equilibro com a luz artificial. Inclusive, é possível criar um efeito visual bastante interessante e a janela pode servir como um elemento decorativo no cômodo.

3. Tenha um ponto de luz central e pontos específicos

A iluminação geral é um dos itens mais importantes para se pensar no banheiro, sendo mais fácil de definir após avaliar a iluminação natural que citamos anteriormente. Sua escolha irá depender também do tamanho do cômodo, sendo quem para garantir maior uniformidade, o ideal é apostar em luminárias com difusores de vidro fosco ou acrílico. Então, depois de definir o ponto de luz principal, você pode avaliar os específicos, como no espelho, bancada, box, etc.

4. Valorize o espelho

Ligado com o tópico anterior, valorizar o espelho é uma ótima maneira de contribuir para a decoração e iluminação do banheiro. Seja adicionando uma luz por trás do espelho, em cima ou nas laterais, é possível deixar a iluminação mais funcional e interessante. Ao mesmo tempo que ao acender a luz central e a do espelho é possível potencializar a iluminação, você também pode deixar apenas a luz do espelho acesa e criar um ambiente mais aconchegante e intimista na hora do banho, por exemplo.

5. Invista em spots e luminárias

Outra opção para garantir efeitos interessantes para seu banheiro é apostar em spots e luminárias, iluminando todos os cantos de seu banheiro. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, como arandelas adicionadas próximas ao espelho. Além disso, os spots podem ser instalados em lugares estratégicos para complementar a iluminação ou para os momentos relaxantes que citamos anteriormente, deixando o espaço menos iluminado. Inclusive, os spots de embutir são muito interessantes para esses casos.

6. Escolha a temperatura certa para sua lâmpada

Uma boa alternativa para promover maior sensação de amplitude no ambiente e também de higiene é apostar em lâmpadas brancas, pelo menos no ponto de luz principal. Contudo, sabemos que essa temperatura não é a ideal quando falamos de relaxamento. Por isso, para dar sensação de aconchego, conforto e até mesmo criar um jogo de iluminação, o recomendado é investir em lâmpadas de tons mais amarelados. Contudo, é importante avaliar o espaço como um todo, assim como os pontos de luz definidos para então definir a temperatura para cada ponto.

7. Opte por lâmpadas de LED

Por fim, mas não menos importante, as lâmpadas de LED serão o melhor investimento na iluminação de seu banheiro. Isso porque, elas são versáteis e mais econômicas do que os outros modelos de lâmpadas disponíveis no mercado, oferecendo assim o melhor custo-benefício. Afinal, ainda que sejam mais caras de início, elas possuem durabilidade muito superior em relação aos outros tipos, além de consumirem menos energia. Com isso, você garante maior economia a longo prazo e evita dores de cabeça com contas de luz exorbitantes ou precisar realizar a troca em um curto período de tempo.

Então, agora que você sabe tudo sobre iluminação para banheiro, já pode iniciar seu projeto. Uma boa dica, para garantir os melhores resultados, é contratar a ajuda de um profissional especializado, como designer de interiores, arquiteto ou eletricista e investir em um bom projeto de iluminação. Dessa forma, você terá um local totalmente personalizado e adequado para suas necessidades, gostos e orçamento.

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Apartamentos à venda na Praia Brava.

Comments

comments