Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a se preocupar com a montagem do apartamento, como os móveis, eletrodomésticos, como o lava louças, decoração, etc. 

É importante ter um bom planejamento, pois assim é possível prevenir dores de cabeça desnecessárias, garantindo tudo o que é necessário no dia a dia, mas sem extrapolar o orçamento. 

Nesse sentido, é comum surgir algumas dúvidas no momento de organizar a lista de compras, principalmente com itens relativamente novos no mercado, como o lava-louças. 

Considerado um aparelho polêmico, sendo comum ouvir a frase “rapidinho eu lavo”, ele vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Mas, se você está em dúvida, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja se vale a pena ter um lava-louças. 

Como o lava-louças funciona?

A lava-louças, como o próprio nome sugere, é responsável por lavar automaticamente as louças do nosso dia a dia. 

Para isso, o aparelho conta com diferentes programas de lavagem, garantindo uma limpeza eficiente e economizando tempo dos moradores, com lavagens de panelas, peças delicadas ou ciclos mais pesados, quando pratos, talheres e copos estão engordurados. 

Além disso, existem modelos de máquinas que permitem programar para lavar a louça na água quente, morna ou fria (lembrando que a água quente faz com que gaste mais energia do que em água fria). 

Mas, para garantir seu funcionamento perfeito, é importante ficar atento ao modo de uso adequado, como:

  • Retirar os restos de comida dos pratos, não sendo necessário enxaguar as louças antes de colocar na máquina; 
  • Colocar os itens que serão lavados de maneira organizada e seguindo a indicação para cada compartimento. Dessa forma, você garante que a água e o sabão atinjam todas as partes da louça e que elas realmente fiquem limpas; 
  • Esperar ter louça suja o suficiente para encher a máquina por completo e ter um melhor aproveitamento do aparelho;
  • Utilizar um detergente específico para lava-louças;
  • Realizar a manutenção e limpeza do filtro e do interior da máquina mensalmente para remover manchas de gordura e acúmulo de sujeira. 

Quais as vantagens do lava-louças?

É fato que a praticidade é uma das principais vantagens do lava-louças em casa, mas existem diversos outros benefícios que esse aparelho promove no dia a dia. 

A economia de água é um dos principais, sendo possível economizar até 85% quando comparada com a lavagem manual. Além disso, ela possui maior eficiência na hora de lavar, especialmente se utilizar água quente e produtos específicos de lavagem. 

Vale lembrar ainda que é totalmente possível reduzir o consumo de energia da máquina, principalmente se você a utilizar em horários em que a taxa é cobrada é reduzida, e optar por modelos modernos, que são mais eficientes. 

Outro ponto relevante é que a lava-louça conserva melhor a louça quando usada da maneira correta e com produtos específicos para seu uso. 

Por fim, mas não menos importante, não há nada melhor do que economizar o tempo que estaria lavando a louça com coisas mais interessantes, como poder conversar com os amigos sem preocupações ou até mesmo assistir uma série. 

Quais as desvantagens do lava-louças?

Assim como tudo na vida, também existem desvantagens em adquirir uma lava-louças, sendo necessário considerar os pontos e colocar na balança o que é importante para você. 

Então, um ponto importante é que, dependendo do modelo, marca, capacidade e funções, a lava-louças pode ter um custo relativamente alto. 

Além disso, como falamos, é recomendado aguardar uma quantidade adequada para utilizar a máquina da melhor forma e economizar energia, sendo que para alguns isso pode ser algo incômodo. 

Outro ponto que precisa ser considerado é que não são todos os utensílios que podem ir na máquina, como louças de cristal, panelas e frigideiras de ferro, colher de pau, etc. 

Também vale lembrar que alguns modelos não são tão eficientes energeticamente, sendo importante fazer uma boa pesquisa para comparar os modelos e garantir a melhor escolha. 

Vale a pena ter lava-louças?

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena ter um lava-louças em casa. Por mais que exija um valor relativamente alto para adquirir o aparelho, quem tem, não quer saber de outra coisa. 

Afinal, sabemos que lavar manualmente é uma tarefa que leva certo tempo, além de ser inconveniente em dias de frio ou quando se quer descansar. Além disso, como falamos, ela ainda ajuda na economia de água, gerando um impacto positivo ao meio ambiente. 

No entanto, é importante lembrar que cada um tem sua própria realidade, sendo necessário avaliar os prós e contras para decidir se o investimento vale a pena de acordo com seu dia a dia e rotina. 

Por exemplo, para quem apenas dorme no imóvel e consome as refeições fora de casa, essa pode não ser a melhor opção de eletrodoméstico. Por isso, considere a sua realidade e faça a melhor escolha para você.  

CR Imóveis. Imobiliária na Praia Brava.

Confira: Apartamentos na Praia Brava.

Comments

comments