Entenda como essa redução funciona na compra de imóveis e no dia a dia dos brasileiros.

Ao longo de 2019, as notícias e pesquisas já anunciavam como andava a expectativa do mercado financeiro perante a manutenção da taxa Selic para esse ano e, assim que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou o ajuste no último dia 11 de dezembro, a decisão atendeu ao que era esperado. A taxa manteve a queda no juros que foi iniciada em 2016 e atingiu seu menor patamar desde 2016, chegando a 4,5% ao ano. 

A taxa Selic é a taxa básica de juros utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação e é a principal referência para crédito e para investimentos em renda fixa no país. Quando sofre cortes e a porcentagem anual cai, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica. Já quando cresce, segundo a Agência Brasil, agência pública de notícias da Empresa Brasil de Comunicação, “a finalidade é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança”. 

Com esse ajuste do antigo 5% para 4,5% ao ano, a medida é compatível com as expectativas do governo para a inflação. Isso porque, a meta do IPCA, termômetro oficial para medir a inflação, para 2019 é de 4,25%, sempre com 1.5 ponto de tolerância para mais ou menos.

Reflexos práticos no mercado imobiliário e financiamento de imóveis


Logo depois de anunciada a redução na taxa Selic, os reflexos já chegaram ao bolso do consumidor através dos bancos. A Caixa Econômica anunciou nesta quinta-feira, dia 12, uma nova  redução de juros para financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o SBPE e cheque especial.


O juro do cheque especial para quem possui conta salário no banco bateu  4,95% ao mês. E para quem não tem, a taxa será reduzida para 8% ao mês. A redução dos juros do crédito imobiliário da Caixa Econômica passam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 16, e a do cheque especial, a partir de 2 de janeiro de 2020.


O Banco do Brasil também se manifestou após o anúncio de 4,5% da Selic e lançou novas linhas de crédito. No sistema “BB crédito imóvel próprio”, as taxas mensais foram reduzidas de 1,34% para 1,30% na faixa mínima, e de 1,72% para 1,68% na faixa máxima, segundo anúncio da instituição. As novas condições também passam a valer a partir de segunda-feira.


A melhor hora para comprar o seu imóvel


O anúncio da redução da taxa de juros impacta diretamente no seu sonho de comprar um imóvel. Os bancos, como vimos acima, já reorganizaram suas condições de crédito imobiliário e os preço dos imóveis segue dentro do esperado, já que os ajustes foram menores que a inflação nacional. Esse é o melhor momento de investir na compra de imóveis seguindo a situação recente da economia do Brasil.


Aproveite esse dado histórico e saia do aluguel. Converse com o seu banco e com nossos especialistas e tire suas dúvidas. A CR Imóveis quer realizar e participar desse momento da sua vida e te ajudar a conquistar o imóvel próprio.

Comments

comments