Em homenagem ao Dia do Arquiteto, separamos algumas informações sobre o novo masterplan da cidade de Balneário Camboriú, que ficou sob responsabilidade do renomado escritório de arquitetura Jaime Lerner.

O projeto está sendo desenvolvido a partir de duas principais vertentes. A primeira delas diz respeito à macroestruturação urbana e engloba questões relacionadas ao ordenamento territorial, conectividade, meio ambiente e identidade, como lista a arquiteta e urbanista Valéria Bechara, sócia-fundadora do Jaime Lerner Arquitetos Associados.

“A segunda apresenta projetos estratégicos específicos, a nível conceitual, que valorizam o meio ambiente, aspectos históricos e culturais para a construção de um sentido de pertencimento e consolidação de uma identidade para seus moradores”, acrescenta.

Outro ponto é a rodovia: tida como um dos principais desafios à integração entre a orla central e os bairros da cidade, a BR-101 também é foco do masterplan assinado pelo escritório curitibano para Balneário Camboriú. A intenção é que ela seja transformada em uma grande avenida interpraias, além de servir como solução para demandas de maior e menor distâncias por meio da implantação de linhas de transporte interurbanas e que circulem dentro da malha urbana do município.

Isso será viável a partir da execução do anel de contorno na rodovia, previsto para 2030, que permitirá “a convivência do transporte de cargas, de passageiros, de veículos de passeio, bem como novos usos e ocupação de suas marginais e, consequentemente, do fluxo de pessoas”, como lembra Valéria.

Feliz dia do arquiteto a todos que transformam ideias em realidade, que a nossa cidade seja cada vez mais valorizada por conta do trabalho desses grandes profissionais!

Comments

comments