Como diminuir os barulhos externos em apartamentos?

Por mais que os apartamentos sejam versáteis e atendam os mais variados públicos e gostos, sabemos que é possível sofrer com os barulhos externos, seja de vizinhos ou da rua. Justamente por isso, o mais indicado quando contratar uma imobiliária para te ajudar é perguntar sobre esse tipo de situação no momento da visita. Mas, nem sempre você está no local que realmente gostaria ou até mesmo já fechou o negócio, certo? Então, pensando em como podemos te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas para reduzir barulhos externos em apartamentos. Afinal, não tem nada melhor do que ficar tranquilo em seu imóvel e poder relaxar ao máximo. 

Tipos de ruídos

Primeiramente, antes de realizar qualquer interferência no imóvel, é importante identificar o tipo de ruído. Isso porque, a origem do barulho será a responsável por determinar a solução para o problema. Portanto, os tipos de ruído são:

  • Ruídos de impacto: Os ruídos de impacto são aqueles que surgem em função de impactos realizados sobre a estrutura do edifício, como por exemplo marteladas na parede ou passos no andar de cima. Eles são transmitidos através de elementos estruturais do prédio. 
  • Ruídos hidrossanitários: Já os ruídos hidrossanitários são aqueles causados pela tubulação de esgoto. Então, para isso, o recomendado é identificar esse problema ainda na etapa de construção para obter uma solução simples e eficaz. Afinal, um bom projeto pode evitar a passagem de tubulações por cômodos que exigem mais silêncio, assim como prever instalações com menos emendas que geram barulhos no fluxo de líquidos. Sendo assim, caso esteja adquirindo um apartamento na planta, é importante atentar-se para essas informações. 
  • Ruídos aéreos: Por fim, os ruídos aéreos são transmitidos pelo piso, por juntas mal executadas e também pelas frestas de janelas e portas. Na grande maioria dos casos, a origem é externa, ou seja, vem de ruas movimentadas, estabelecimentos comerciais e até mesmo de aviões, helicópteros, etc. Em outros casos, os ruídos podem vir de conversas dos apartamentos vizinhos, de música ou televisão altas, choro de criança, latido de cães, entre outros. 

Como reduzir barulhos externos em apartamentos?

Então, depois de identificar a origem do barulho, reduzir os barulhos não precisa ser uma tarefa muito complicada. Inclusive, ruídos aéreos e de impacto são mais comuns em edifícios e em construções como as casas geminadas. Sendo assim, para esses casos, uma simples conversa com seu vizinho pode resolver o problema. Mas, caso isso não aconteça, confira abaixo algumas soluções:

Portas reforçadas

Trocar as portas comuns por modelos de madeira maciça é outra alternativa para reduzir barulhos externos e também internos. Mas, se não por possível, você ainda pode ampliar a espessura de sua porta atual ao fixar uma folha de MDF dela. É claro que a eficiência não será a mesma, mas irá ajudar com os barulhos mais altos. 

Janelas acústicas

Para apartamentos próximos a ruas movimentadas, uma boa opção é utilizar esquadrias acústicas, que contém vidros mais espessos e caixilhos mais robustos, reduzindo assim a entrada de ruídos externos. Um empecilho é o fato de ser uma mudança estrutural e que muda a estética da fachada. Mas, saiba que é possível encomendar uma janela acústica feita sob medida. Além disso, existe a possibilidade de sobrepor o modelo acústico à janela já existente, por isso, contrate um profissional para te orientar. 

Isolar um dos apartamentos

É possível ainda isolar o apartamento que sofre com os ruídos ou trocar o piso do apartamento mais barulhento. A segunda opção conta com melhor custo benefício, mas acaba dependendo da autorização do proprietário do apartamento de cima, visto que terá que passar por uma reforma, sendo necessário inserir mantas acústicas sobre o contra piso. 

Para quem optar por isolar o próprio apartamento, será preciso instalar placas de gesso com materiais isolantes no forro e nas paredes. Esse é um processo mais complexo e caro, mas ainda é uma solução. 

Forros acústicos

Instalar forros acústicos estruturados com perfis de drywall pode ser uma boa solução para diminuir o barulho em casa. Isso porque, essa alternativa é pouco complexa e não exige um investimento muito alto. No entanto, vale lembrar que a integridade da instalação precisa ser respeitada para que realmente seja eficiente. Ou seja, se furar o teto para colocar luminárias, pode perder as propriedades isolantes.

Portanto, agora que você saiba mais sobre os tipos de ruído e como reduzir os barulhos externos, já pode criar um planejamento para ter maior tranquilidade em seus dias. Lembre-se de informar ao condomínio do prédio para ter certeza de que pode realizar alterações, além de contratar um profissional especializado no assunto. Assim, você evita dores de cabeça desnecessárias e tem ainda mais conforto e qualidade de vida. 

E então, gostou do post de hoje? Não deixe de ver outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Cr Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments