Como escolher a iluminação para cada cômodo da casa

Depois de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, outras questões importantes surgem na hora da mudança, sendo que a decoração é a principal delas. Isso porque, ela abrange diversos fatores, como escolha dos móveis, eletrodomésticos, objetos decorativos e inclusive a iluminação. Afinal, de nada adianta adquirir itens bonitos se a iluminação não valorizar o ambiente, visto que a escolha da luz faz toda a diferença no espaço. Portanto, tenha em mente que ao criar um projeto, o intuito não é apenas iluminar o apartamento, mas sim dar o devido destaque a detalhes e também transmitir sensações adequadas, como aconchego ou foco. 

Sendo assim, pensando nisso, para o post de hoje separamos algumas dicas de como escolher a iluminação para cada cômodo de sua casa. 

Sala de estar

Esse é um local que preza por aconchego, então, parar criar um ambiente mais intimista para receber amigos ou relaxar, o mais recomendado é apostar em iluminação suave e indireta. Sendo assim, misture peças embutidas e sobrepostas, como luminárias de piso, abajures e arandelas, junto com réguas lineares que projetam a luz para cima ou fitas de LED. Por fim, a temperatura ideal para esse cômodo é branco quente. 

Hall de entrada

Como o hall de entrada é um ambiente de pouca permanência, ele não exige uma iluminação muito específica e por isso é o espaço ideal para investir em peças decorativas que promovam um destaque especial para a entrada de sua casa ou apartamento. Além de apostar no branco quente, combine arandelas pequenas decorativas com rasgos na parede. 

Quarto

Os quartos são ambientes que precisam promover relaxamento e intimidade. Sendo assim, a tradicional luz central no teto precisa ser deixada de lado, visto que mesmo sem perceber, pode causar cansaço na vista e deixar o ambiente menos aconchegante. O ideal é optar por diferentes iluminações de apoio para trazer mais aconchego e iluminação leve. Por exemplo, luminárias ao lado da cama ou fitas de LED atrás da cabeceira podem contribuir para essa sensação. 

Escritório

Ao contrário dos outros ambientes que já citamos, no escritório você precisa trabalhar o foco e produtividade, sendo recomendado investir em uma iluminação discreta e ajustável para suas necessidades. Portanto, use a luz para destacar elementos importantes, como estante de livros, troféu, porta-retratos, etc. Além disso, fique atento, pois se utilizar muito o computador, uma luz fraca irá prejudicar sua visão. Para momentos de leitura, conversa com um cliente ou algo do tipo, invista em uma luz indireta e mais intimista. 

Cozinha 

Durante o preparo dos alimentos é importante evitar a distorção das cores e por isso, o ideal é investir em lâmpadas mais frias, além de investir em uma iluminação uniforme para evitar a fadiga da visão. Contudo, sabemos que hoje em dia, muitos imóveis costumam ter a cozinha integrada junto com a sala, sendo importante respeitar o padrão de iluminação. Uma boa dica então para ajudar no preparo da comida é apostar no trilho central fixado com spots direcionáveis ou uma fita de LED embutida nos móveis sobre a bancada. 

Banheiro

O banheiro é um ambiente voltado para higiene e por isso exige uma iluminação funcional, com luz branca e intensa. Contudo, sabemos que ele também pode ser um espaço para você relaxar e realizar rituais de autocuidado. Por isso, é importante ter um circuito secundário com iluminação mais suave e indireta. Sendo assim, invista em spots embutidos ou rasgos de iluminação decorativa no teto e parede para utilizar na hora do banho. Já para os momentos de maquiagem ou enquanto estiver fazendo a barba, o ideal é incluir uma arandela sobre a bancada ou fitas de LED atrás do espelho. 

Lavanderia

A lavanderia é um espaço onde as pessoas buscam por maior funcionalidade e simplicidade. Além disso, por ser um local mais isolado do restante do imóvel, você pode utilizar pontos de teto com lâmpadas mais fortes e assim ter uma iluminação mais eficaz. 

Espaço gourmet

Além de investir em lâmpadas branco-quente, na área gourmet você deve optar por elementos como plafons e pendentes, visto que promovem maior flexibilidade e funcionalidade ao espaço. Os pendentes, nesse caso, são mais aconselháveis para as bancadas, churrasqueiras e mesas, pois deixam o local mais charmoso e bem iluminado. Contudo, caso você more em apartamento, é importante verificar as regras do condomínio para confirmar se permitem embutir peças nessas áreas. 

Então, agora que você sabe como criar a iluminação certa para cada cômodo de sua casa ou apartamento, já pode sair às compras. Lembre-se que caso queira deixar o espaço ainda mais personalizado e adequado para suas necessidades, não deixe de contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Para ter a melhor experiência em comprar ou investir é fácil, basta acessar o site da CR Imóveis e encontrar as melhores opções do mercado → www.crimoveis.com

Comments

comments