Cozinha funcional: saiba o que é!

É fato que ao escolher uma casa ou apartamento junto à imobiliária, é necessário levar em consideração diversos fatores, como localização, metragem, número de cômodos e também a decoração. A cozinha é um dos principais ambientes de um imóvel, visto que hoje em dia não é usada apenas para o preparo de refeições, tornando-se também um local para saborear pratos com os amigos, família ou sozinho. Justamente por isso, é importante avaliar o local, principalmente se você gosta de cozinhar ou precisa fazê-lo todos os dias. Afinal, não há nada pior do que preparar as refeições em um espaço bagunçado e que seja difícil de encontrar os elementos. Pensando na necessidade das pessoas, surgiu o conceito de cozinha funcional, que vem conquistando cada vez mais adeptos. Quer saber mais sobre ele? Então não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

O que é a cozinha funcional?

Ainda que as cozinhas funcionais não sejam sinônimo de ambientes com layout engessado, o termo se originou a partir de um modelo criado para aumentar a produtividade no local. Nos anos 50, foi feito um estudo que identificou três células de trabalho principais, a geladeira, a pia e o fogão. Com isso, criou-se o work triangle, que determina que elas precisam formar um triângulo para então criar cozinhas funcionais. 

A funcionalidade dentro de casas e apartamentos aparece quando um cômodo é organizado de maneira estratégica e totalmente personalizada a fim de garantir o melhor desempenho de certas tarefas. Portanto, o foco é fazer com que o espaço se torne propício para a execução das atividades realizadas pelos moradores, sem causar qualquer desconforto ou incômodo. No entanto, para isso, é fundamental pensar em todos os detalhes, desde a disposição dos grandes elementos, até a inclusão de objetos decorativos. 

Como ter uma cozinha funcional? 

Como você deve ter entendido, a cozinha funcional deve ser planejada de acordo com suas necessidades e tarefas do dia a dia. Por isso, é importante ter ao seu lado um profissional no ramo, como arquiteto ou designer de interiores, para ajudar a identificar a melhor disposição e organização para você. Mas, de qualquer maneira, separamos algumas características da cozinha funcional para você entender como é na prática. Confira:

Circulação otimizada

A primeira característica que torna um ambiente funcional é permitir a fácil circulação dos usuários. O recomendado então, é manter cada elemento em seu devido lugar para não influenciar na passagem das pessoas, definindo assim quais áreas serão feitas como corredores. Na cozinha, é fundamental que a circulação seja fluida e sem a interferência de qualquer estrutura ou objeto, como botijão de gás ou móveis maiores que criem barreiras no caminho. 

Disposição correta dos elementos

Outra característica essencial e que impacta positivamente sua percepção de espaço é a disposição correta dos volumes no ambiente. Isso porque, com tudo encaixado da maneira correta, você será capaz de aproveitar cada centímetro disponível no cômodo. Aqui, o objetivo é buscar soluções para manter o espaço agradável e bem arejado, favorecendo a entrada de luz natural e ventilação, por exemplo. Como consequência, a estética também fica mais agradável. Isso porque, todos os elementos conversam entre si, criando assim um conjunto harmônio e com proporções bem combinadas. 

Ilha

As ilhas são aquelas estruturas instaladas no meio do ambiente e que quando colocadas corretamente se tornam um verdadeiro coringa para cozinhas funcionais, tanto quando falamos na falta de espaço quanto em produtividade. Isso porque, ela pode servir como balcão para refeições, bancada para preparar alimentos, base para gavetas, instalação de pia, fogão ou tudo isso junto. 

Estação de trabalho

Como explicamos, o work triangle ajuda a criar cozinhas funcionais. No entanto, com a inclusão de outros eletrodomésticos nos hábitos gastronômicos, esse padrão começou a também dividir lugar com o modelo de estações de trabalho, especialmente quando falamos de cozinhas maiores. Essa alternativa então nada mais é do que incluir os demais equipamentos, como a famosa máquina de lavar louças, entre as células de trabalho principais (pia, fogão e geladeira). 

Iluminação

Por fim, mas não menos importante, ainda que pareça estranho, a iluminação do local tem grande influência no momento de criar as cozinhas funcionais. Afinal, se for muito escura, pode dificultar bastante as tarefas realizadas. Por outro lado, uma cozinha extremamente clara se torna desconfortável visualmente em momentos de descontração, sendo difícil permanecer ali por muito tempo. Sendo assim, principalmente se você gosta de receber amigos em casa e cozinhar, não deixe o projeto de iluminação de lado. 

Então, agora que você sabe o que é a cozinha funcional e como implementá-la em seu imóvel, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de ter um profissional para ajudar e orientar em possíveis dúvidas, além de otimizar ainda mais seu espaço. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Apartamentos à venda na Praia Brava.

Comments

comments