Negócios Imobiliários – Uma Visão

Prever o futuro, está provado, é realidade. A dimensão das previsões é outra história.

A disponibilidade e o volume de informações acessíveis nos permite conjecturar no mínimo o que vai acontecer a curto prazo, no entanto, o objetivo aqui é avaliar o quanto as informações acrescentam ao nosso trabalho, a venda de imóveis.

A internet hoje auxilia mas, ao mesmo tempo castiga o modelo existente de negócios imobiliários e, a ruptura deste modelo, é eminente.
Aqui, no Brasil, as coisas são mais lentas, a participação do comércio eletrônico ainda é pequena; mas, melhor antecipar e estar preparado para um novo formato de negócios.

Negócios Imobiliários - Uma visão

Por enquanto, o prazer de entrar em uma loja ou no caso, na imobiliária, ainda é maior que comprar pela internet; mas, consideremos que segundo uma pesquisa do Google (2015), 69 % dos usuários acessam a internet no meio de conversas para buscar informações sobre o assunto que estão discutindo e 70% pesquisam on line antes de qualquer decisão de compra. É hora de engajar-se e reconhecer as mudanças que estão por vir.
O mercado imobiliário está dentro deste universo, então não há dúvidas, este novo caminho é definitivo. Ou acompanhamos as mudanças, criamos um novo nicho ou nos tornamos jurássicos.

As informações que um corretor tem que ter na ponta da língua não se restringe ao valor do imóvel, sua oscilação financeira, liquidez, recursos do entorno… este tem que saber tudo sobre o mercado imobiliário, econômico, financeiro, político e ainda sobre amenidades e sobre o gosto do possível cliente. Por exemplo, se este gosta de viajar vai ter que conhecer um pouco sobre os locais turísticos, se gosta de futebol, se gosta de cozinhar ou qualquer hobby, tudo é assunto e vai auxiliar na venda.

Informações, quer seja taxa bancária, índices, oscilações cambiais, são pertinentes a conversa com o cliente imobiliário, ou para responder alguma dúvida ou para sustentar uma observação.
No entanto, saber que a venda de imóveis residenciais prontos, caiu 17% durante os anos de crise, 2014 e 2017, segundo a FipeZap, é relevante, desde que possa atribuir a influência deste dado na sua região e o que mudou no cenário que está sendo apresentado.
Relevância, coerência, precisão e clareza.

O cenário que se desenha é de clara recuperação e normalidade nos preços e na construção civil em geral, para 2018. Novamente é interessante contrair financiamento, parcelar ou adquirir ativo imobiliário ancorado em fluxo. Seja como for, a demanda particular voltou a manifestar-se. O perfil investidor que aposta suas economias na compra para alugar ou revender, seguirá crescendo, considerando a rentabilidade em relação ao mercado financeiro.

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Hora de estar atento, buscar indicações, reativar antigos clientes, remexer a agenda e criar situações. Ainda, no querido modelo conservador. Se a oportunidade permitir e a criatividade se manifestar, desenvolvendo ferramentas que vão tornando seu trabalho diferenciado e indispensável. Receber leads ou indicações não depende somente de você estar bem vestido ou contar boas piadas, depende muito mais de o seu cliente habitual reconhecer que você pode resolver os problemas dele ou os de um amigo, facilitando a vida dele com seus conhecimentos e informações, precisos e oportunos. As pessoas indicam quem elas conhecem, gostam e confiam.

Se a conclusão de tudo isso é que não estou trazendo uma novidade e que você já sabia, ótimo. Se você já sabia, entende como óbvias e está trabalhando para que se diferencie e se engaje no futuro, maravilha.
Mas, como comentava com um colega ainda esta semana, “O obvio só é obvio para quem sabe”
Vamos aproveitar esta maravilhosa capacidade de adaptação e previsão do futuro e desenvolver a ferramenta que nos coloca no lugar certo daqui a dez, vinte, trinta anos.

Otávio escreve sobre: Negócios Imobiliários

Gilberto Otavio Pedroso
Graduado em Administração de Empresas e Administração Pública com ênfase em Marketing

Consultor imobiliário com oito anos de atuação em Balneário Camboriú, CRECI 20.357/SC. Graduado em Administração Pública e Privada, com ênfase em Marketing, pela UFRGS. Larga experiência em investimentos imobiliários e em imóveis de médio e alto padrão urbano e em áreas de transição. Quase 40 anos de atividade administrativa e comercial sempre focado no resultado positivo dos negócios. Gerente de Vendas da unidade Matriz da CR Imóveis.

Especialista em: Centro, 2 Quadra Centro, Barra Sul, Pioneiros, Praia Brava, 2 Quadra Norte, Ariribá

Creci 20357

Acesse: crimoveisbc.com.br

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