A reurbanização da Avenida Atlântica em Balneário Camboriú é um projeto que está ligado com o alargamento da faixa de areia da Praia Central. O objetivo é elevar a experiência de turistas e moradores de Balneário Camboriú, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar. É fato que o município investe cada vez mais em melhorias e desenvolvimento, sendo que esse é um dos principais fatores que investidores e futuros moradores procuram a imobiliária CR Imóveis, a fim de encontrar o apartamento ideal.

Sendo assim, na principal praia da cidade, isso não seria diferente. Portanto, a reurbanização da região já foi planejada e já começa em janeiro de 2023, com trecho na Barra Sul. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

Imagem 3D do projeto

Reurbanização Avenida Atlântica começa em janeiro

No dia 15 de dezembro, o prefeito Fabrício Oliveira anunciou que as obras da reurbanização da Avenida Atlântica já iniciam em janeiro de 2023, em um trecho da Barra Sul. O projeto foi desenvolvido pelo renomado escritório Índio da Costa, do Rio de Janeiro e foi aprovado em audiência pública no mês de julho.

Segundo o prefeito, o também chamado Parque da Orla, tem previsão de início em janeiro, garantindo que ele não irá intervir no movimento da temporada. Ele ainda afirma que tudo foi muito bem analisado e planejado pela equipe. Sendo assim, a obra irá iniciar em um local onde será possível trabalhar sem causar nenhum tipo de transtorno. Afinal, o intuito é finalizar o projeto o mais rápido possível, a fim de promover novas experiências para moradores e turistas.

Fabrício ainda pontuou que esses novos equipamentos à beira-mar irão melhorar a qualidade de vida da população, assim como impactar positivamente na segurança pública, atendimento ao turista e morador.

“Vamos começar por um trecho, na Barra Sul. A verba (o prefeito disse não saber o valor exato, mas que será divulgado em breve) veio de um ajuste que fizemos entre o privado e o público. Esse ajustamento é através de um modelo que nós queremos avançar. Esse modelo é: ao recolher ou pagar tributos, outorgas principalmente, ou ao fazer qualquer reconhecimento de dívida, que possamos também usar esse mecanismo na aplicação dessa parceria na execução da obra – não no serviço, mas na obra. Vamos fazer toda a estrutura do projeto – calçada, deck, jardim… tudo vai ter nesse primeiro trecho”, disse o prefeito à Pagina 3.

Parque pontal sul

Reurbanização da Avenida Atlântica: o projeto

O alargamento da faixa de areia da Praia Central foi um grande investimento para Balneário Camboriú, que ganhou destaque no Brasil e ao redor do mundo com uma obra ousada e muito bem projetada. Promovendo diversos benefícios para moradores, turistas e investidores da cidade, essa foi somente a primeira fase do que será a nova Avenida Atlântica em Balneário Camboriú.

O escritório Índio da Costa foi o responsável pelo projeto e, segundo o arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa, o ponto mais importante é justamente a criação do parque, que irá promover uma identidade para Balneário Camboriú, quebrando a lógica do tradicional calçadão monótono. Já o designer Guto Índio da Costa afirmou que além de ser um grande orgulho para o escritório fazer parte do projeto, a calçada irá atravessar a praia de forma orgânica, com as mais variadas atividades, como dos parks, playgrounds infantis e academia de ginástica.

Segundo o escritório, será uma surpresa atrás da outra, com um parque que se desenvolve em toda a costa, transformando a cidade de Balneário Camboriú. Vale destacar, inclusive, que será um projeto de parque linear na beira do mar, integrando o Pontal Norte e a Barra Sul. Os principais destaques do projeto são:

Calçadas, ciclofaixas e pista para corrida

A Avenida Atlântica será um calçadão, enquanto a ciclofaixa irá se tornar uma faixa de micromobilidade, sendo que além dela ainda terá uma faixa específica para corrida, enquanto o calçadão vai ser um espaço para pedestres.

Quiosques

Serão 3 tipos de quiosques: os maiores à beira da areia, os menores distribuídos ao longo do calçadão e os carrinhos para uso eventual aos finais de semana e feriados.

Iluminação

A iluminação irá promover um novo cenário noturno para a orla, sendo que o projeto considerou todas as questões técnicas importantes para trazer segurança, levando em consideração o usuário e acolhimento.

Então, como você viu, o projeto da reurbanização da Avenida Atlântica já será iniciado em janeiro de 2023. Portanto, além de promover maior bem-estar e qualidade de vida para moradores e turistas, essa é outra obra que irá impactar a cidade como um todo. Afinal, ao mesmo tempo que atrai visitantes, isso também contribui com a economia do município. Além disso, os imóveis, que já possuem o metro quadrado mais valorizado do país, irão se valorizar ainda mais, promovendo excelentes retornos financeiros para seus investidores.

Comments

comments