Balneário Camboriú é cheia de animais de estimação e abraça eles com diversos espaços abertos para lazer

A palavra “Pet” teve sua origem na Escócia do século XIV, significando “animal domado”. Porém, em 1530 ela já era usada no sentido que conhecemos e usamos atualmente; “animal de estimação”.

Foto: Divulgação.

É sabido o quanto esses animais são importantes para nossa saúde mental e até mesmo física. Com esses pequenos seres, compartilhamos momentos de entretenimento, carinho e principalmente a troca de afeto e amor. Imediatamente quem passa a conviver com eles, obtém melhora na autoestima, no convívio social e aumenta a prática da atividade física. 

Quer um exemplo prático? Sabe aquele dia que você acorda e não quer fazer nada além de ficar em casa no sofá, assistindo sua série favorita e comendo sua pipoca, isolado do mundo lá fora? Mesmo que esteja um dia lindo de sol e a praia te convidando para um passeio? Pois é, sabe quem te fará levantar do seu sofá e carinhosamente irá lhe propor um passeio pela orla da praia? Sim, o seu querido pet! Pode ser um cachorrinho lindo e simpático, um gato sociável, uma chinchila etc. Você não irá resistir a este convite! E ele te fará ver o mundo lá fora, respirar ar puro, encontrar amigos, vizinhos e por que não, fazer novas amizades. 

Sim, ele poderá fazer a proeza de pôr fim ao seu sedentarismo! Principalmente os cães que lhe farão visitar as calçadas, praças, orla da praia (lembrando que não é permitido animais na areia), ou praças, em pelo menos uma ou duas vezes por dia. E este pode ser o primeiro passo para a prática rotineira de atividades físicas, essencial a sua saúde.

Foto: Divulgação.

Estas vantagens se estendem desde a infância até a terceira idade. É na primeira etapa da vida que aprendemos sobre responsabilidades, respeito e cuidado com o próximo. E dividir a vida neste primeiro momento com um animal de estimação, auxilia beneficamente na absorção e compreensão destes valores. Para a terceira idade, uma fase de afastamento e isolamento social, o animal torna – se um companheiro ideal para qualquer hora. Pois está sempre disponível oferecendo sua atenção e carinho. Estimulando também o convívio social.

E viver cercado de pelo menos um animalzinho traz uma sensação de bem-estar que resulta na diminuição dos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.  Além disso, estudos indicaram que a troca de carinho entre humanos e animais aumenta a produção e liberação de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. 

Foto: Divulgação.

Em Balneário Camboriú foi inaugurado em meados de 2018 um parque para cães. Localizado no binário sul – prolongamento da 4° Av. O parque conta com um moderno piso drenante, bebedouro para cães, bancos, barras para treino, cancha de areia e portas duplas para evitar a fuga do seu pet.

Foto: Celso Peixoto.

Portanto, se você já possui o seu querido pet, tem uma ótima companhia para prestigiar uma cidade cercada por uma natureza deslumbrante. E se você ainda não tem, adote um companheiro pet para lhe proporcionar momentos de interação com cidade, entre tantos outros benefícios. Se permita amar e cuidar de um animalzinho, que certamente ele irá lhe recompensar. 

Para adoções visite o site da ONG Viva Bicho em Camboriú e fique atento as feiras de adoção. 

Diga-me o ‘pet’ que você tem e eu saberei como é a sua alma.”Os ‘pets” têm uma função terapêutica” (Rubem Alves).

Comments

comments