6 dicas para ter uma mudança organizada

As mudanças podem ser muito animadas, visto que é um novo passo em sua jornada. No entanto, quando não são bem planejadas, é fato que elas se tornam um verdadeiro estresse. Seja pela correria para deixar o imóvel dentro do prazo, encontrar uma boa empresa para realizar o transporte e até mesmo o cuidado para que os móveis não risquem no caminho, todos esses fatores são de extrema importância e não podem ficar de lado. Existem diversas soluções para cada um desses casos, como um bom planejamento e o uso de filme stretch. Portanto, se quiser saber mais como ter uma mudança organizada, acompanhe o post de hoje até o fim.

1. Crie um cronograma

O primeiro passo é criar um planejamento e um cronograma que deve ser seguido à risca a fim de garantir maior tranquilidade no momento da mudança. Então, cerca de um mês antes defina as datas para a contratação de pessoal, desligamento de energia elétrica, alteração do endereço para correspondências, etc. Além disso, coloque prazos para cada cômodo ser desmontado e seus pertences embalados. Comece sempre pelos espaços que menos utiliza para garantir praticidade no dia a dia.

2. Meça os móveis

Se você está animado com sua nova casa ou apartamento e já planejou onde cada item vai ficar, a principal dica é medir tudo! Isso porque, por mais que você imagine todos os pertences já organizados no local, em muitos casos pode acontecer de determinado móvel não caber ou ficar desproporcional ao ambiente.

Além disso, é preciso garantir que todos os itens irão passar pelas portas ou elevador para evitar transtornos. Por fim, sinalize o local em que cada móvel deve ficar para que os carregadores coloquem no ambiente indicado.

3. Faça uma boa limpeza

Para chegar em sua nova casa com tudo pronto, o ideal é realizar uma limpeza nos móveis antes de começar a embalar. Opte por panos umedecidos apenas em água ou utilize produtos de limpeza próprios para cada tipo de material. Assim, você evita que eles descasquem ou manchem.

4. Empacote todos os pertences

De fato, essa é a parte mais cansativa, mas nem por isso ela merece menos cuidado. Muito pelo contrário! Ao final, você vai se sentir agradecido por não ter feito de maneira apressada e sem cuidado.

Reúna a maior quantidade possível de caixas de papelão. Em lojas e supermercados você sempre vai encontrar caixas para reciclagem. Uma boa dica, ao começar a organizar seus pertences é destinar itens que você não utiliza mais para doação (desde que estejam em bom estado de conservação). Além disso, anote em cada caixa o que exatamente está guardado ali, pois assim você facilita e muito o momento de desembalar. Faça essa etapa por cômodos, começando pelos que menos utiliza, pois assim você irá saber exatamente onde deve ficar cada caixa na nova casa.

Para os móveis e outras peças, embale-os com filme stretch, visto que ele irá promover total segurança contra riscos, manchas e quebras ao longo do transporte. Esse material é extremamente resistente e você pode incluir várias camadas a fim de garantir ainda mais segurança.

5. Entenda a diferença entre frete e transportadora

Ainda que seja possível realizar o transporte por conta própria, esse processo será extremamente trabalhoso, sendo mais recomendado contratar uma empresa especializada em mudanças, como transportadora ou frete.

Contudo, existem algumas diferenças entre ambos e que podem causar certa confusão. Os fretes são mudanças de baixo custo de pequenas cargas entre residências no mesmo município ou cidades vizinhas. Eles contam com ajudantes para o carregamento do caminhão, que podem variar entre uma a duas pessoas.

Já as transportadoras podem realizar mudanças pequenas ou grandes, no mesmo município ou entre estados. Elas oferecem maior comodidade, visto que possuem profissionais para realizar o empacotamento dos itens, carregamento e todo o transporte.

A escolha irá depender de sua necessidade e orçamento, visto que a transportadora possui um valor mais alto, mas ao mesmo tempo oferece maior tranquilidade.

6. Contrate profissionais para realizar a montagem dos móveis

Por fim, mas não menos importante, após a mudança, o mais recomendado é contratar profissionais especializados em montagem de móveis. Isso porque, eles possuem maior experiência, sendo muito comum que quando os moradores decidem fazer por conta própria acabam gastando mais tempo que o necessário, além de até mesmo estragarem os móveis.

Essa dica também serve para outros itens, como ar condicionado, visto que existem diversos detalhes na instalação que muitas vezes não conhecemos. Por fim, contratar uma diarista para ajudar a deixar a casa limpa também é uma ótima opção, visto que mudanças são extremamente cansativas e causam muita sujeira.  

Então, com as dicas de hoje temos certeza que sua mudança será muito mais tranquila, segura e organizada. Com o planejamento adequado e os materiais de proteção corretos, você garante que tudo ocorra bem, assim como a integridade de seus móveis.

Comments

comments