O que você precisa saber antes de financiar um apartamento

Os apartamentos à venda no Brasil atraem cada vez mais pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria. 

Afinal, além de estarem cada vez mais modernos, eles se adaptam às mais diferentes necessidades, realidades e perfis econômicos. 

Uma das maneiras mais comuns de adquirir seu próprio hoje em dia imóvel é por meio de um financiamento. Isso porque, graças a ele, você pode oferecer um valor de entrada e pagar o restante de forma parcelada, facilitando e muito para quem realmente quer ter seu próprio imóvel. 

No entanto, sabemos que não basta apenas procurar o lugar certo junto à imobiliária Balneário Camboriú e solicitar o crédito ao banco, visto que existem diversas etapas que causam dúvidas. 

Então, pensando nisso, decidimos criar o post de hoje para te ajudar e falar o que você precisa saber antes de financiar seu apartamento. Vamos lá?

O que é o financiamento imobiliário?

Para entender de uma vez por todas, o financiamento imobiliário é uma forma de adquirir seu imóvel de maneira parcelada. 

Sendo assim, você deve solicitar um empréstimo ao banco, que irá pagar o valor integral ao proprietário. Posteriormente, você irá devolver esse valor ao banco com uma entrada e o restante dividido em parcelas mensais com incidência de juros. O tempo de um financiamento pode chegar até 35 anos. 

Quem pode solicitar o financiamento de apartamento?

Cada instituição financeira possui seus próprios requisitos sobre o perfil de indivíduos que podem ou não solicitar financiamento. 

Sendo assim, é necessário conversar diretamente com o banco que pretende negociar. No entanto, existem três características básicas que valem para todos: ter mais de 18 anos, ser capaz de comprovar sua renda e não ter cadastro em órgãos de restrição ao crédito, como o Serasa. 

Conheça o momento atual do mercado

Se você analisou sua saúde financeira e sabe que é capaz de arcar com as responsabilidades de um financiamento, também é importante estudar o momento atual do mercado, visto que isso irá impactar o valor final da negociação. 

A boa notícia é que com a pandemia do COVID-19, a taxa básica de juros Selic chegou ao patamar mais baixo da história e mesmo no ano de 2021, ela continua em baixa quando comparada com outros períodos. Sendo assim, as condições de pagamento oferecidas pelos bancos são excelentes.  

Valor da entrada

Não podemos deixar de lembrar que não é possível financiar o valor total do imóvel, sendo necessário pagar de 20% a 30% do preço total à vista para o banco. 

Quais são os documentos necessários?

Os financiamentos podem ser bastante burocráticos e por isso é importante ter todos os documentos em mãos para agilizar o processo. Vale deixar claro que os papéis irão variar de acordo com o comprador é seu tipo de trabalho. 

Por exemplo, para pessoa física, a exigência é menor, enquanto que para autônomos ou pessoas jurídicas, é necessário enviar alguns documentos a mais. 

Também é exigido um documento especial do vendedor da propriedade, seja ele pessoa física ou construtora. 

No entanto, todos eles serão explicados e solicitados pelo banco em que você pretende financiar seu apartamento à venda em Balneário Camboriú, visto que cada um possui uma exigência diferente. Além disso, a negociação também irá depender de sua relação com o banco em questão. 

Sendo assim, é importante lembrar que mesmo que seja trabalhoso reunir todos os documentos, essa é a principal garantia de que o negócio é seguro, evitando cair em fraudes imobiliárias. 

Taxas e impostos

Existem algumas despesas que precisam ser pagas de forma antecipada e não podem ser divididas junto às parcelas. 

O imposto municipal ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), a taxa de registro paga ao cartório de imóveis e a tarifa de avaliação do apartamento paga ao banco credor são os principais custos. 

Os valores do ITBI e cartório irão representar cerca de 5% do valor da propriedade, sendo que em alguns casos é possível incluir esses valores no financiamento. Contudo, é importante ter em mente que quanto maior o saldo a ser financiado, maiores serão as parcelas e consequentemente os juros. 

Saiba o que pode prejudicar seu financiamento

Por fim, não podemos deixar de lembrar que alguns fatores são fundamentais para garantir o sucesso da compra de seu apartamento. 

Portanto, entenda qual é sua situação financeira, como é seu relacionamento com o banco e inclusive a forma como você lida com dívidas. 

Além disso, tenha certeza de que sua documentação está em dia, visto que por ser um valor alto, é comum que o banco exija diversos tipos para comprovar o grau de confiança do cliente. Ou seja, se você é um bom pagador ou não. 

Então, agora que você tem informações importantes sobre o financiamento imobiliário, já pode iniciar seu planejamento. Lembre-se de que ele será fundamental para garantir sua aprovação de crédito, assim como sua saúde financeira ao longo dos anos. 

CR Imóveis. Imobiliária na Praia Brava.

Confira: Apartamentos na Praia Brava.

Comments

comments