Automação residencial: saiba o que é e como ela facilitará sua vida

O que antes era visto apenas como algo do futuro está cada vez mais popular. A automação residencial está transformando o dia a dia dos moradores, que buscam constantemente melhorar sua qualidade de vida. Inclusive, quando contratam uma imobiliária, uma das exigências mais comuns é a inclusão dessa modernidade. No entanto, ainda assim, muitos não sabem o que de fato é a automação industrial e como ela pode melhorar sua rotina. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é automação residencial?

A automação residencial nada mais é do que um conjunto de tecnologias responsáveis por facilitar as tarefas que antes dependiam apenas do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas e temporizadores de equipamentos são alguns exemplos. Portanto, automação residencial é fazer com que os sistemas eletrônicos funcionem como um só e estejam sob total controle do morador de acordo com seus hábitos, necessidades, gostos e de onde ele estiver. Tudo isso é feito por meio de um dispositivo móvel conectado a internet, seja um celular ou tablet.

O conceito de automação residencial surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, época em que os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para as indústrias. Todos os anos, desde que surgiu a automação residencial, novas soluções são lançadas para acompanhar as tendências de consumo, como a geladeira inteligente que percebe quando determinados itens estão acabando e já envia um pedido ao supermercado. 

Quais os benefícios da automação residencial?

A automação residencial promove diversas facilidades na vida dos moradores, garantindo ainda mais praticidade, conforto e segurança. Seja com um projeto de automação ou apenas adotando alguns equipamentos inteligentes você já irá perceber diversas mudanças em seu dia a dia. Confira abaixo algumas das principais vantagens: 

Segurança

Esse é o mais importante benefício promovido pela automação residencial. Afinal, mesmo longe de casa, você será capaz de visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, graças a aplicativos e câmeras integradas ao sistema de automação. Além disso, pessoas com alguma necessidade especial também garantem esse benefício por meio de sensores e móveis inteligentes. 

Praticidade e comodidade

Vale lembrar também que a automação garante praticidade e comodidade, sendo possível acionar uma lâmpada de qualquer lugar do mundo. Outros exemplos são ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim, lareira e até mesmo banheira de hidromassagem. Além disso, por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas) você pode programar o GPS do carro para que ao chegar perto de sua casa, o ar condicionado seja ligado, a cafeteira prepare um café e o portão da garagem se abra assim que o carro se aproximar. 

Redução no consumo de energia

Existem também alguns dispositivos e aplicativos que são capazes de gerenciar o consumo de energia da residência. Dessa forma, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de maneira racional. Como consequência, a automação residencial pode deixar a casa mais sustentável, reduzindo desperdícios não apenas de luz, como também de água. 

Ambientes inteligentes

Outra alternativa interessante é a possibilidade de programar a automação para não mexer mais em nenhum ajuste do controle da TV. Ou seja, ao apertar a tecla “cena filme” o ambiente irá se ajustar de acordo com a preferência programada na automação, fechando as cortinas, reduzindo a luz e climatizando o espaço. 

Como funciona a tecnologia?

Para incluir a automação em sua residência, você precisa apenas de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente. Ele será o responsável por fazer a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível. Com o uso de wi-fi ou Bluetooth, o dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe os aparelhos de maneira remota. 

Então, para tornar sua casa inteligente, o processo é ampliado para diversos aparelhos e por meio de um sistema de integração todos são conectados a uma central controladora ligada à internet. O usuário poderá utilizar diferentes interfaces para controlar o sistema como aplicativos de celular, teclados de parede, interface web, displays touch screen, dispositivos de comando de voz, etc. Confira abaixo o que é possível fazer:

  • Programar a iluminação para acender em configurações salvas previamente;
  • Controlar a iluminação à distância;
  • Distribuir músicas e vídeos em todos os cômodos e controlar o volume em cada ambiente;
  • Sistemas de irrigação de jardim para manter as plantas em condições ideais;
  • Configurar a automação para visualizar câmeras de segurança, controlar sensores de fumaça, sprinkles e sistemas de comunicação direta com polícia e empresas privadas de segurança;
  • Biometria para entrar em casa;
  • Controle automatizado de cortinas e janelas;
  • Controle de temperatura. 

Então, agora que você sabe mais sobre automação residencial, já pode se programar para incluí-la em sua residência ou encontrar um imóvel que já tenha tudo pronto para seu conforto. 

E então, gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments