Comprar imóvel direto do proprietário vale a pena

Ao decidir comprar o imóvel dos sonhos existem diversas escolhas que precisam ser feitas e avaliar os mais variados fatores. Uma das principais é determinar se a negociação será feita por meio de uma imobiliária ou diretamente com o dono do apartamento. A burocracia é um dos principais itens que fazem com que muitas pessoas prefiram a segunda opção. No entanto, com isso aumentam as chances de cair em golpes ou realizar negociações injustas e sem nenhuma segurança. Como consequência, surgem problemas judiciais e prejuízos financeiros, gerando mais dores de cabeça. 

Portanto, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o assunto e se realmente vale a pena comprar um imóvel direto com o proprietário. 

Vantagens

Vamos começar falando um pouco sobre as vantagens que comprar um imóvel direto com o proprietário promove:

Economia

O corretor de imóveis recebe uma comissão pelas transações imobiliárias que realiza. Além disso, os valores dos serviços imobiliários prestados não são fixos e podem variar de empresa para empresa. Geralmente, a porcentagem é de aproximadamente 6% e quem negocia diretamente com o dono economiza esse percentual.  

Menos burocracia

A fim de garantir a segurança da negociação para todas as partes a imobiliária exige diversos documentos, além de realizar a análise do perfil dos clientes e seus respectivos históricos financeiros. Então, ao comprar um imóvel sem o intermédio dessa empresa, é provável que a outra parte não solicite a documentação completa assim como a análise de perfil passa a ser menos criteriosa. Essa redução de burocracia e menos tempo e trabalho é um dos principais atrativos para as pessoas decidirem negociar o imóvel diretamente com o dono. 

Flexibilidade no contrato

Barganhar prazos, valores e formas de pagamento pode facilitar a vida de quem quer comprar um imóvel, sendo que a facilidade em alterar itens do contrato antes ou após a assinatura é uma das vantagens. 

Isso porque, geralmente quem opta por vender um bem sem a ajuda da imobiliária, geralmente tem pressa para concluir a venda, e consequentemente estão mais abertos a acordos. Além disso, por não conhecer profundamente as leis, alguns itens podem até mesmo passar despercebidos. 

Quais os riscos de comprar imóvel direto com o proprietário? 

Ainda que as vantagens possam ser tentadoras, é importante avaliar também os riscos desse tipo de negociação para entender se realmente vale a pena. Confira abaixo:

Menor segurança

A imobiliária tem o dever de garantir a segurança de ambas as partes e por isso precisa respeitar diversas regulamentações e procedimentos. Para atuar no mercado, a empresa ainda precisa estar registrada no CRECI do estado. Ter uma equipe de profissionais capacitados e especializados no assunto promove maior segurança e tranquilidade. Isso porque, pela maior experiência os erros são significativamente menores. 

Golpes imobiliários

No mercado imobiliário é necessário investir altas quantias de dinheiro e isso consequentemente chama a atenção de pessoas com más intenções. É primordial ter atenção e muito cuidado para não perder tempo, dinheiro ou ainda precisar entrar na justiça no futuro. Esse cuidado precisa ser redobrado ao comprar o imóvel direto com o dono. 

Avaliação incorreta do bem

Existem diversos fatores que precisam ser analisados a fim de precificar corretamente um bem do mercado imobiliário. Localização, quantidade de cômodos, metragem, escritura, condomínio e situação atual do segmento são alguns deles. 

É fato que quando realizada pelo proprietário, além de poucos conhecimentos técnicos, a avaliação é feita baseada nos valores emocionais e interesses pessoais, podendo assim resultar em um valor equivocado. Ou seja, você pode pagar mais que o valor justo pela casa ou apartamento. 

Problemas com a documentação

Por mais que a imobiliária exija muitos documentos, o processo burocrático se torna muito mais simples quando feito junto a profissionais especializados. Afinal, além de tirarem suas dúvidas, ainda orientam quais as alternativas mais seguras para realizar. 

Caso contrário, as chances de ter problemas com a documentação aumentam significativamente, podendo atrasar e até mesmo inviabilizar a negociação. 

Desentendimento entre as partes

Por fim, ao negociar direto com o dono do bem, a possibilidade de haver desentendimentos em relação à transação é maior. Seja por conflitos de interesse ou na dificuldade de comunicação, esse tipo de discussão causa desconforto e ainda pode atrapalhar o andamento do negócio. 

Com uma empresa intermediando o processo, o profissional sabe como conduzir as etapas de maneira imparcial e da melhor maneira possível, criando alternativas para atender as necessidades de ambas as partes. 

Então, agora que você entendeu sobre as vantagens e riscos ao comprar um imóvel diretamente com o proprietário, pode colocar na balança se realmente vale a pena. É importante lembrar que, ainda que à primeira vista pareça ser um processo menos burocrático, por não terem conhecimento de mercado você e o vendedor podem sofrer consequências graves por erros na documentação. Portanto, o ideal é realizar um bom investimento e contratar uma imobiliária e assim evitar dores de cabeça desnecessárias no futuro.

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!

Comments

comments