Como funciona o FINANCIAMENTO BANCÁRIO HABITACIONAL

Hoje em dia, a maioria das pessoas recorre ao financiamento bancário para a compra do seu imóvel, e há muitas dúvidas de como funciona esse processo.
Cada pessoa que pretende financiar precisa fazer uma análise de acordo com o seu perfil; valor de renda comprovada e idade são detalhes que influenciam em quanto o banco vai conseguir liberar, no valor da entrada, no valor da parcela e no número de parcelas.

Financiamento Bancário Habitacional – Blog CR Imóveis

Mais de uma pessoa consegue compor a renda para financiar o mesmo imóvel, sendo que a idade considerada no processo será a do mais velho e todos os perfis serão analisados.
Os bancos financiam no máximo 80% do valor do imóvel (depende do imóvel e do perfil do cliente), e as parcelas, por sua vez, podem comprometer no máximo até 30% da renda comprovada. O valor da entrada deve ser pago ao vendedor antes da assinatura do contrato do financiamento, já que, assinando o contrato, o banco entende que a entrada está paga e assim libera o restante.

Para um imóvel ser financiado ele deve possuir matrícula individualizada, estar em nome do vendedor e livre de quaisquer ações ou ônus. Caso o imóvel já estiver financiado, ele pode sim ser financiado novamente, e o novo financiamento irá quitar o financiamento antigo, desde que seja de igual ou maior valor.
Muitas pessoas dizem que vão “assumir o financiamento” de outra. Entretanto, isso não existe. Aliás, informalmente até existe, porém, é um enorme risco para ambos os lados. Imagine alguém pegar um boleto de outra pessoa e ter 300 parcelas (ou até mais) para pagar e não conseguir honrar com os pagamentos; a outra pessoa se tornará inadimplente. E, ainda, no caso do titular do financiamento vier a óbito, a pessoa que assumiu tem grandes chances de perder o imóvel, uma vez que o contrato de financiamento vale como escritura pública, e nele consta o nome do proprietário do imóvel. Portanto, não é aconselhável simplesmente “assumir” o financiamento de outra pessoa; é necessário fazer um novo financiamento baseado no perfil do novo adquirente, para então cobrir o financiamento antigo.

Clique Aqui para ver os melhores imóveis em Balneário Camboriú

 

O financiamento bancário está disponível em todos os bancos, não tendo um banco melhor ou pior, vai depender do perfil do cliente e se ele tem relacionamento com o banco ou não.

Em suma, pra que ocorra o financiamento, o imóvel precisa estar com todas as documentações em dia e o comprador precisa ter renda comprovada. O valor da entrada, valor da parcela e valor a ser liberado pelo banco será diferente para cada pessoa de acordo com a análise do seu perfil. O processo todo geralmente demora em torno de 30 a 60 dias. Então, depois do contrato de financiamento assinado, ele vai para registo e, após o registro, devolve-se o documento ao banco para a liberação do dinheiro.

Sou Bruna Eleutério, corretora de imóveis integrante da equipe da CR Imóveis, Creci 30968. Fico muito feliz em compartilhar estas informações com você!

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre financiamento bancário habitacional ou sobre outros assuntos do ramo imobiliário, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato!
Um forte abraço e até a próxima!

crimoveisbc.com.br

Comments

comments