O Vivapark Porto Belo será o primeiro bairro-parque do Brasil, idealizado pelo icônico arquiteto Jaime Lerner. Ainda que não esteja pronto, muitos procuram a imobiliária CR Imóveis, a fim de garantir uma unidade ou lote na região, que inclusive, valorizou mais que grande parte dos apartamentos no litoral catarinense.

Foto: Cortesia de Fórum Rio Academy

O projeto é totalmente inovador, aliando bem-estar, qualidade de vida e exclusividade em um só lugar. Tudo foi pensando por uma equipe altamente preparada, mas o grande responsável foi o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, reconhecido em todo o país por seus projetos revolucionários. Portanto, continue acompanhando o post de hoje e saiba mais quem foi o responsável pelo projeto do Vivapark Porto Belo.

Quem foi Jaime Lerner?

Nascido na cidade de Curitiba, Paraná, Jaime Lerner se formou em arquitetura e urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Já na faculdade, ele já demonstrava interesse em contribuir para a melhoria das cidades, sendo que ainda quando era aluno, idealizou junto de seus colegas o Plano de Circulação da Cidade.

Ele foi prefeito de Curitiba em 3 mandatos e governador do Paraná por 8 anos, sendo considerado um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil, principalmente em temas relacionados à mobilidade e planejamento urbano. Durante o comando da Prefeitura, ele liderou a revolução urbana na capital paranaense, que foi a responsável por colocá-la como referência nacional e internacional em planejamento urbano, especialmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Já quando governador, conduziu importantes transformações socioeconômicas, que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.

Ações de Jaime Lerner

O arquiteto e urbanista também foi premiado por diversas vezes, sendo escolhido pela revista norte-americana Time, em 2010, como um dos 25 pensadores mais inovadores do planeta. Além disso, foi eleito o segundo urbanista mais influente do mundo, em 2018, pela revista de planejamento urbano Planetizen, também dos Estados Unidos. Outro feito incrível do arquiteto é que ele foi o único brasileiro a figurar na lista dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos elaborada pela publicação.

Suas ações em Curitiba foram expressivas, sendo o responsável por criar o conceito de transporte realizado por ônibus articulados, com canaletas exclusivas e com paradas em estações tubos para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Vale ressaltar que esse foi um dos projetos mais bem-sucedidos e planejamento urbano do Brasil. Inclusive, o modelo curitibano repercutiu no meio acadêmico, fazendo com que ele fosse convidado para dar aula de urbanismo em universidades americanas de cidades como Berkeley (CA), Cincinnati (OH), Columbia (NY) e na universidade japonesa de Osaka.

Também foi responsável por idealizar a Moderna Curitiba, com a construção do Jardim Botânico, Ópera de Arame e da Rua 24 horas. Em anos anteriores, também já havia alterado a paisagem do centro da capital com o fechamento da Rua XV de Novembro e a instalação do Calçadão de Curitiba. Da mesma forma, criou espaços marcantes até hoje para a cidade, como o Parque Barigui e o Parque São Lourenço. Também foi durante sua gestão que surgiu a sede atual da Prefeitura e o Teatro Paiol.

Prêmios de Jaime Lerner

Após um ano formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, em 1964, ele participou da criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC. Dentre as várias premiações e títulos internacionais estão: o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), o UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004.

Em entrevista para o jornal El País, Lerner ainda falou sobre a capital paranaense como cidade-modelo para o mundo, sendo referência em simplicidade, imperfeição e de trabalho com poucos recursos. Segundo ele, “minha intenção nunca foi salvar o mundo, e sim promover o desejo de mudar as coisas. Acho que isso é possível”.

Lerner foi presidente da União Internacional dos Arquitetos durante os anos de 2002 e 2005. Nos últimos anos, atuou no desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Urbanismo para os setores público e privado de diversas cidades no Brasil e no exterior, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Havana (Cuba), Caracas (Venezuela), Xangai (China), Luanda (Angola), David (Panamá), Mazatlán (México) e Santiago de Los Caballeros (Republica Dominicana).

Fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados, o arquiteto e urbanista foi um dos grandes nomes brasileiros e destaque no cenário internacional. Responsável por idealizar o Vivapark Porto Belo, ele faleceu aos 83 anos em 2021 na cidade de Curitiba. Contudo, podemos dizer que ele ainda se mantém vivo em todas as obras projetadas e que se perpetuam até os dias de hoje.

Comments

comments