O que perguntar ao corretor de imóveis quando visitar o imóvel

Ter um espaço para chamar de seu é um sonho para muitas pessoas e escolher o imóvel certo é fundamental para garantir bem-estar e conforto no dia a dia. No entanto, além de contratar uma boa imobiliária, é importante fazer algumas perguntas ao corretor de imóveis para evitar dores de cabeça futuras e optar pelo apartamento certo. Sabemos é comum surgirem dúvidas, sendo que o momento da visita é o mais recomendado para esclarecê-las. Então, para te ajudar, separamos algumas perguntas essenciais para fazer ao corretor no momento da visita. 

1. Documentação

Perguntar se a documentação do imóvel está em ordem é fundamental e você deve conferir se a construção possui inventário, se foi registrada no cartório e ainda se possui averbação. Por meio dela, você consegue checar seu registro e alterações feitas ao longo do tempo. Além disso, é importante ainda ter a comprovação do pagamento de impostos e taxas condominiais, quando for o caso. 

2. Formas de pagamento disponíveis

Saber apenas o valor do imóvel não basta, visto que mesmo se for baixo, de nada adianta se você não puder pagar o valor integral. Portanto, pergunte ao corretor quais são as formas de pagamento disponíveis para adquirir aquela casa ou apartamento. Questione sobre os pagamentos à vista, financiamento imobiliário ou até mesmo permuta. Com isso, você garante a melhor negociação de acordo com as condições da imobiliária. 

3. Perspectiva de valorização do bem

Se você está procurando um imóvel para comprar, mesmo que não tenha interesse em vender posteriormente, é importante saber o potencial de valorização daquele patrimônio. Portanto, pergunte sobre a perspectiva de crescimento da região, sobre a segurança, entre outras questões que impactam o valor do bem. Com isso, você garante que a compra seja um bom investimento. 

4. Posição solar

Uma das perguntas que mais impactam seu bem-estar e conforto no dia a dia é sobre a posição solar do imóvel. Isso porque, uma casa ou apartamento com boa incidência da luz do sol é ideal para aproveitar os benefícios da iluminação natural, garantindo não apenas conforto térmico, mas também economia. Além disso, ter um imóvel que recebe muito sol também não é interessante, visto que pode ficar muito quente. Portanto, fique atento!

5. Idade da construção

Outra pergunta importante é, caso o imóvel não seja novo, questionar sobre a idade da edificação. Então, descubra se ele já passou por reformas, a frequência da manutenção e quantidade de moradores que já passaram por ali. Com isso, é mais fácil entender se o seu novo lar irá precisar de reformas. Além disso, lembre-se que imóveis mais jovens podem ter valores mais altos, mas também maior potencial de valorização. 

6. Como é a vizinhança e região em que a casa ou apartamento está localizado?

Pergunte ao corretor como é a vizinhança do local que você pretende se mudar, independente se for casa ou apartamento. Isso porque, assim você garante que está se mudando para uma região que corresponda com seu estilo de vida, perfil e faixa etária. Afinal, imagine se uma família com crianças pequenas mudar-se para um bairro estudantil e que tem festas regularmente? 

7. Vagas na garagem

Outra pergunta importante é sobre o número de vagas de garagem que o imóvel possui, assim como se elas são fechadas, abertas, rotativas ou escrituradas, principalmente em casos de mudança para apartamentos. Além disso, avalie o tamanho das vagas para ter certeza que seu veículo se encaixa confortavelmente. 

8. Será necessário realizar alguma reforma?

Não se esqueça também de verificar se há necessidade de reformas no imóvel. Portanto, pergunte sobre a estrutura hidráulica e elétrica, quantidade de tomadas, trincos, pintura, etc. Isso porque, muitas vezes é necessário realizar reformar que você não sabia, desembolsando um valor ainda maior que o esperado. 

9. Possibilidade de reformas

É importante lembrar que apartamentos possuem regras e limitações em relação às reformas estruturais. Portanto, pergunte ao corretor sobre as imposições do condomínio para que, caso queira, possa realizar uma reforma segura e da maneira esperada. Afinal, descobrir somente depois que não pode realizar as alterações desejadas pode ser uma grande frustração. 

10. Gastos após a compra/locação

Por fim, questione sobre taxas de condomínio e outros gastos antes de fechar o negócio. Muitas vezes, o fornecimento de água e gás estão inclusos nas taxas mensais. Além disso, pergunte sobre o valor do IPTU, da transferência do imóvel, registro e taxas como ITBI para evitar surpresas desagradáveis. 

Com as perguntas acima respondidas, você já consegue ter maior noção se determinado imóvel realmente é adequado para suas necessidades e desejos. Ainda que o corretor seja experiente e treinado para passar todas as informações necessárias, é preciso que você também explique sobre seu estilo de vida e características que deseja em um imóvel para que ele possa encontrar o que mais lhe atende de maneira rápida e eficaz. 

CR Imóveis. Sua imobiliária na Praia Brava.

Confira outras matérias em nosso Blog!


Comments

comments