O que você precisa saber antes de comprar seu apartamento na praia?

Balneário Camboriú é famosa por suas belezas naturais e opções de lazer incríveis, sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil. No entanto, ela também se destaca quando falamos em qualidade de vida, segurança e infraestrutura, atraindo constantemente novos moradores para a região. 

Além disso, possui mercado imobiliário aquecido, sendo a cidade com o metro quadrado mais valorizado do país, com muitos investidores interessados nos apartamentos da Dubai Brasileira. Inclusive, você irá encontrar as mais diferentes opções na imobiliária CR Imóveis. 

Talvez você possa gostar: Como sair na frente no Mercado de trabalho com a Jobtool

Tudo isso acontece devido a um conjunto de fatores, sendo que um dos principais é o constante investimento em melhorias para o município e população. Afinal, a cidade não para, realizando diversos projetos para oferecer a melhor experiência de vida e viagem para as pessoas. Nesse sentido, Balneário Camboriú está sempre inovando e uma das mais recentes e a reurbanização da Praia Central promovida pela prefeitura. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje até o fim. 

Audiência pública

Em julho de 2022, foi apresentado ao plenário da Câmara dos Vereadores o projeto de reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú, com a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, assim como representantes da sociedade civil organizada, empresários, políticos, entre outros. 

A abertura da audiência foi realizada pelo prefeito Fabrício Oliveira e o projeto foi apresentado pelo coordenador dos núcleos de design e transporte do escritório de arquitetura Índio da Costa, Guto Índio da Costa. 

De acordo com informações da prefeitura, o projeto de reurbanização foi encomendado pelo Instituto +BC ao escritório Índio da Costa do Rio de Janeiro e será doado à cidade. O Instituto +BC é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), formada por empresários da cidade que, inclusive, já contribuíram com o projeto de recuperação da faixa de areia da Praia Central, também doado ao município. 

O Projeto

Durante a apresentação, Guto Índio da Costa elencou quais serão os três pilares do projeto de reurbanização da Praia Central: trazer a natureza de volta para o coração de BC; oferecer à população bem-estar e sofisticação dos empreendimentos privados de forma inclusiva e com o mesmo grau de qualidade; além de aproveitar a nova orla para incluir uma infraestrutura esportiva, artística, gastronômica e cultural de alto nível, transformando a experiência dos moradores e visitantes de Balneário Camboriú. 

O projeto ainda apresentou algumas características do novo espaço que será desenvolvido. Portanto, a ideia é que a orla conte com: 

  • Via de serviços;
  • Faixa de micromobilidade;
  • Faixa de corrida;
  • Faixa de restinga;
  • Iluminação cênica;
  • 300 novas árvores;
  • Calçadão sinuoso;
  • 11 playgrounds;
  • 06 dog parques;
  • 10 canchas de bocha;
  • 16 estações de ginástica;
  • 10 pontos de salva-vidas;
  • 03 pontos de apoio policial;
  • 02 pontos de apoio ao surf;
  • 03 ranchos de pesca.

Além disso, o acesso à praia será feito por meio de 38 decks de madeira, passando pela restinga e com 3 rampas com acesso ao mar para PCDs (Pessoas com Deficiência). É importante deixar claro que quiosques, milheiros, chuveiros e banheiros ainda não foram apresentados, pois estão em discussão com o SPU (Secretaria do Patrimônio da União). 

Restinga

A restinga foi um dos assuntos mais discutidos durante a audiência pública. Guto afirmou que o município não terá uma restinga convencional, visto que será como um grande jardim urbano, com vegetação rasteira que exige pouca manutenção, além de não obstruir a vista da praia ou causar sensação de insegurança. Inclusive, ainda de acordo com Guto, a restinga virou parte do jardim do projeto e foi desenhada pela própria equipe de paisagismo. 

Vale lembrar ainda que, segundo Maria Heloisa Lenzi, secretária do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, a Prefeitura está conversando com o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e o Ministério Público, para que a restinga desempenhe sua função ambiental de contensão de erosão costeira, sem deixar de lado a questão paisagística. Justamente por isso, está prevista no projeto e nas conversas com os órgãos públicos a poda e limpeza da restinga. 

A secretária comentou que a restinga será um jardim urbano feito com diferentes espécies, sendo que o que se entende de restinga em praias agrestes não será o mesmo conceito aplicado na Praia Central.  

Valorização imobiliária

Assim como aconteceu com a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central, a reurbanização da região também irá impactar a o valor dos imóveis dos bairros de Balneário Camboriú. Isso porque, de acordo com especialistas, a valorização imobiliária está totalmente interligada pelos impactos benéficos obtidos por meio de obras de infraestrutura urbana. Portanto, para quem quer investir em Balneário Camboriú, essa é uma excelente oportunidade para aumentar os lucros e consolidar o patrimônio. 

Mas, além disso, a obra de reurbanização também melhora a qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Sendo assim, também é o momento ideal para quem quer ter uma experiência de vida ainda melhor e mais interessante. 

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.

ConfiraApartamentos na Praia Brava.

Comments

comments