O café é a bebida mais consumida pelos brasileiros, mas o que antes era apenas um convite para “tomar um cafezinho em casa”, hoje em dia tornou-se algo ainda mais especial. Afinal, há algum tempo, esse hábito tomou um espaço próprio da casa e inclusive, muitos que estão à procura de um imóvel junto à imobiliária, já pensam em como organizar o famoso cantinho do café. Então, se você é um amante dessa iguaria, mas não sabe o que é ou como montar seu cantinho do café, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja 4 dicas.

O que é o cantinho do café e por que você precisa ter um?

Se você não conhece, o cantinho do café nada mais é do que um espaço dedicado ao preparo e degustação dessa bebida tão amada pelos brasileiros. Ele ficou famoso e cada vez mais popular principalmente devido ao surgimento das máquinas de café em cápsula.

Obviamente, você pode fazer seu tradicional cafezinho da maneira antiga, com coador de pano. No entanto, ter um cantinho do café em casa permite que todos os acessórios, ingredientes e outros objetos necessários para a preparação e apreciação do café fiquem à sua disposição, com fácil acesso e maior praticidade. Afinal, quando receber visitas em casa, não irá precisar ficar na cozinha esperando a água ferver enquanto os outros se divertem na sala.

Além disso, o cantinho do café ainda ajuda na decoração, tornando seu imóvel ainda mais aconchegante, bonito e perfeito para uma pausa ao longo do dia. 

4 dicas para montar seu cantinho do café

Bom, agora que você entendeu a finalidade do cantinho do café e está convencido de que ter um em casa é uma ótima ideia, continue acompanhando o post e veja 4 dicas para montar o seu:

1. Escolha o local ideal

O primeiro passo é escolher o lugar para criar seu cantinho do café. Na maior parte das vezes ele é montado na sala de estar, jantar ou até mesmo na cozinha, visto que esses são três ambientes sociais onde se costuma receber as visitar. Caso você tenha pouco espaço disponível, é possível montar o cantinho na bancada da cozinha. Inclusive, tenha em mente que mesmo pequeno, o cantinho pode ser muito acolhedor e aconchegante. Por isso, não se preocupe com as medidas e foque em criar algo que seja prático e bonito.

Além disso, outra solução interessante para quem tem pouco espaço é criar um cantinho suspenso feito com prateleira ou nicho. Nesse caso, ele pode ser colocado em uma das paredes entre a sala de estar e cozinha, por exemplo. 

2. Deixe tudo à mão

Depois de escolher o espaço que pretende ter seu cantinho, é importante fazer uma lista com tudo o que pretende colocar no local para que além de bonito, ele também seja aconchegante e funcional. Veja abaixo os principais itens que você precisa ter:

  • Máquina de café, cafeteira ou garrafa térmica;
  • Conjunto de xícaras quem podem ter ou não pires;
  • Suporte para cápsulas, caso tenha uma máquina de café;
  • Açucareiro ou pote com adoçante;
  • Colheres de café e mexedores;
  • Guardanapo.

Caso queira, quando receber visitar ou no dia a dia, você ainda pode acrescentar potes de bolacha, bolos e outros quitutes, além de objetos decorativos que vamos falar posteriormente. 

3. Atente-se para os móveis

Os móveis para seu cantinho de café irão depender de qual será a finalidade do espaço e área disponível para ele. Normalmente, o recomendado é incluir um aparador ou outro móvel que seja capaz de organizar e dispor todos os objetos que citamos no tópico anterior. Além disso, você também pode optar por uma prateleira mais resistente, bancada ou outro móvel que seja possível aproveitar para esse fim, como por exemplo o buffet da sala de jantar. Outra ideia interessante, principalmente para quem quer economizar, é optar por móveis feitos com pallet ou caixote, criando um cantinho rústico e descolado. Se quiser, também pode incluir banquinhos, poltronas ou um sofá pequeno para degustar tranquilamente seu café.

4. Faça uma decoração adequada

Por fim, a decoração do cantinho será a responsável por personalizar ainda mais o espaço. Você pode incluir quadros ou placas na parede, suportes para xícaras, plantas em vasos bonitos e o que mais desejar. Além disso, você ainda pode escolher o estilo que deseja para o espaço, como rústico, moderno, retrô, etc. Mas, caso não queira incluir outras peças, saiba que as próprias xícaras também podem contribuir com a decoração. A regra é colocar sua criatividade para funcionar. 

Então, agora que você sabe como montar seu cantinho do café, já pode colocar nossas dicas em prática. Dessa forma, você terá maior praticidade em seu dia a dia, além de uma decoração extremamente aconchegante e bonita. 

CR ImóveisImobiliária na Praia Brava.
Confira outras matérias em nosso Blog!

Comments

comments