Vale a pena ter academia em casa?

Com a pandemia do COVID-19, que nos obrigou a ficar mais em casa, outros hábitos também foram incentivados a fim de garantir saúde e imunidade, como por exemplo a prática de exercícios físicos. Inclusive, além de impactar positivamente o nosso corpo, o esporte promove diversos benefícios para a mente, ajudando ainda mais o período de isolamento. Mas, também em decorrência do distanciamento social, as academias também foram obrigadas a fechar, surgindo a necessidade de encontrar espaços para praticar esportes. A musculação é um dos exercícios mais completos e benéficos para nossa saúde e não é à toa que possui tantos adeptos. Mas, será que vale a pena ter uma academia em casa? Continue acompanhando o post de hoje e descubra.

Quais as vantagens de ter uma academia em casa?

Uma das solicitações que se tornou frequente para a imobiliária é que os imóveis, sejam casas ou apartamentos, tenham academia ou pelo menos um espaço em que possa ser utilizado para praticar exercícios. Isso porque, como falamos, a pandemia do COVID-19 incentivou as pessoas a se cuidarem mais. E, mesmo em um cenário pós-pandêmico, as pessoas ainda vão manter o hábito de praticar esporte justamente por terem experimentado seus diversos benefícios.

Mas, mesmo com as academias já abertas, o exercício em casa, que parecia impossível para muitos, se tornou uma realidade e mostrou ótimos resultados. Como consequência, mesmo com as academias abertas, as pessoas decidiram investir um pouco mais para ter as vantagens de treinar em casa. Confira abaixo quais são elas: 

Economia de tempo e dinheiro

A consequência direta de não ter que sair de casa e enfrentar trânsito para malhar é o ganho de um valioso tempo extra. Ele pode ser gasto em um treino mais completo, com aquecimento e alongamento, sendo essas etapas geralmente deixadas de lado pela devido à correria. Além disso, mesmo se o seu treino for mais rápido em casa, ainda pode utilizar o tempo extra para fazer as coisas com calma dentro de casa, o que irá impactar positivamente sua qualidade de vida.

Outra consequência interessante de ter uma academia em casa é a economia financeira. Ainda que seja necessário comprar os pesos e equipamentos, o valor é pago somente uma vez, ao contrário de academias em que você precisa pagar todos os meses. Dessa forma, além de não precisar arcar com a mensalidade, irá reduzir gastos com combustível e estacionamento, podendo investir na contratação de um personal ou em mais equipamentos. 

Maior praticidade

Quem treina em casa não precisa fazer e desfazer a mala com produtos de higiene pessoal, toalha e muda de roupa para tomar uma ducha após o treino. Afinal, não será preciso entrar suado no carro para voltar para casa. 

Além disso, outro ponto extremamente vantajoso é que você pode treinar com a roupa que quiser, desde que seja apropriada à execução dos movimentos. Por exemplo, se não se sente bem com legging, mas tem vergonha de usar shorts na academia, em casa não terá esse problema. 

Vale lembrar ainda que em casa você pode treinar nos dias, horários e pelo tempo que quiser, sem se limitar ao período em que as academias ficam abertas. 

Privacidade

Ainda que seja comum treinar com mais pessoas, para muitos essa ideia pode ser bem desconfortável. Obviamente, ninguém deve se isolar em casa por vergonha ou medo. Mas, em alguns momentos da vida, tudo o que queremos é tranquilidade para cuidar da saúde física e mental por meio de exercícios sem precisar se preocupar com nada. Sendo assim, a academia em casa proporciona maior privacidade e tranquilidade para treinar com conforto. 

Higiene 

É fato que uma academia convencional, por mais limpa que seja, não pode se livrar das bactérias deixadas nos aparelhos. O sinal mais aparente é o suor dos outros que pode ser visto ou sentido no momento de utilizar os aparelhos. Mas, mais do que um desconforto, os equipamentos de uso coletivo deixam bactérias, e se não forem higienizados corretamente, oferecem sérios riscos de contaminação, como micoses e até mesmo candidíase. Em casa, por outro lado, somente você e seus familiares irão utilizar os aparelhos e equipamentos, sendo muito mais fácil controlar a limpeza. 

Zero concorrência dos aparelhos

Por fim, uma situação desconfortável e recorrente das academias comuns é você precisar utilizar o aparelho (que muitas vezes pode ser o único exercício que falta para terminar o treino) e não poder porque outra pessoa está usando. Ainda que possa revezar, o tempo de descanso será maior que o necessário, além de em alguns casos a outra pessoa não permitir o revezamento. Com isso, você tem que esperar ela terminar ou ir embora por falta de tempo.

Então, agora que você sabe quais as vantagens de ter uma academia em casa, provavelmente entendeu que sim, o investimento vale a pena. Devemos lembrar que você não precisa adquirir inúmeros aparelhos caros e acessórios. O ideal é adquirir os itens aos poucos para ir percebendo suas necessidades e preferências. Com o tempo você terá uma academia completa. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso blog

CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments