Como conservar móveis de madeira

Você sabia que os seus móveis de madeira precisam de um cuidado especial? Não?

Pois é a madeira é um material muito resistente em alguns pontos, mas muito sensível em outros. E para evitar que seu móvel estrague rápido é preciso saber qual o material de limpeza ideal na hora da limpeza e o que deve ser evitado para conservar ele.

Nesse texto iremos te contar o que você pode fazer para conservar seus móveis de madeira de forma eficiente.

Como conservar?

A madeira é um dos materiais mais usados na história e um dos primeiros a ser usado como matéria-prima, é um material muito versátil além de ser muito bonito, colaborando muito para uma decoração bem sofisticada.

No entanto, por ser um material orgânico, é preciso ter alguns cuidados específicos com ele. A madeira é muito resistente, tanto que é usada para marcenaria, arquitetura e outros fins, mas pode se deteriorar muito facilmente se não tiver os cuidados necessários.

1.   Limpe a superfície diariamente

O acabamento feito no móvel precisa ser mantido, tanto para que ele dure mais quanto para a estética dele permanecer intacta.

Limpar ele diariamente garante que não junte manchas e arranhões pelo móvel. Para evitar que isso aconteça basta remover a poeira dele com um pano macio, todos os dias. Fique de olho nas manchas e use os materiais de limpeza corretos.

É preciso evitar lavá-lo com água, e evitar o uso de outros produtos abrasivos, como álcool e saponáceos. O uso desses produtos pode danificar permanente o móvel, a água por exemplo, faz com que a umidade forme mofo e acabe destruindo o móvel por completo, o que nos leva ao ponto seguinte.

2.   Umidade

Água não combina nada com madeira, por isso é preciso evitar a todo custo que o móvel crie focos de umidade.

As superfícies molhadas criam condições ideais para que fungos e bolores se espalhem pela madeira, estragando tudo.

O mofo prejudica o móvel em sua funcionalidade, faz com que a madeira fique inchada, descascando a tinta e causando manchas.

Para evitar isso, garanta que o móvel está longe de qualquer lugar que acumule água ou que tenha possíveis infiltrações, e ao passar pano no chão de casa, seque imediatamente para não prejudicar a madeira.

3.   Exposição ao sol

Quando o assunto é conservar a madeira, a luz solar não é um aliado, para que seu móvel de madeira tenha uma vida longa é preciso manter ele longe da umidade e também longe da luz do sol.

O calor excessivo, junto com a luz faz com que o móvel fique desbotado muito rapidamente, além disso, pode causar o descolamento das lâminas que têm na peça.

Para evitar que isso aconteça, é preciso deixar o móvel longe do sol, você pode colocá-los em um layout que não deixe a luz atingir eles, ou adicionar cortinas ao ambiente.

4.   Use ceras e óleos

Para conservar o acabamento é muito interessante investir em ceras ou óleos específicos para o material, eles ajudarão a hidratar a madeira e conservar.

Em madeiras mais escuras pode ser usado o óleo de peroba que protege e dá brilho, já em madeiras mais claras ele pode causar manchas, por isso é ideal o uso de ceras incolor.

A aplicação desses produtos deve ser feita com cuidado, usando um pano macio, você também pode usar uma toalha mágica.

5.   Sobrecarga de peso no móvel

Para conservar bem qualquer móvel é preciso não sobrecarregar ele, mesmo que a madeira seja muito resistente, objetos muito pesados podem causar um empenamento da superfície.

É comum que alguns objetos sejam mantidos em cima das superfícies dos móveis, e muitos colocam até eletrodomésticos em cima, o que pode prejudicar muito, seja de madeira ou outro material.

A dica é manter o móvel sempre com uma carga coerente, para não danificar, evite colocar um móvel sobre outro, seja na hora da faxina ou da mudança.

6.   Manutenção

Outra dica para manter seu móvel bem conservado é investir em manutenções periódicas. Além das ceras ou óleos que já fazem parte dessa manutenção, é importante checar outras coisas.

Ao inspecionar o móvel veja se tem algo fora da forma correta, parafusos e dobradiças, se necessário faça a substituição.

Ao realizar essas pequenas reformas é preciso usar as ferramentas certas, se possível, contrate um profissional de vez em quando, para fazer esses reparos.

Uma manutenção irá manter o móvel funcionando bem por mais tempo, e evitará que ele seja prejudicado se algo não estiver como deveria, como empenar, desgastar ou deteriorar a estrutura.

7.   Não arraste

Essa dica é muito importante para conservar qualquer que seja o móvel, ao querer mudar a disposição das peças no ambiente, muitos acabam arrastando elas.

Mas é preciso evitar isso a todo custo, ao arrastar, é comprometido tanto o móvel quanto o piso, isso pode desalinhar portas e gavetas, o que pode estragar o móvel completamente.

Então para evitar que seu piso risque, rache e de repente quebre, e também seja necessário comprar um móvel novo, não arraste ele pelo espaço.

Essas são apenas algumas coisas que você pode fazer para conservar seu móvel de madeira, mas ao seguir elas ele irá durar muito e de forma impecável.

A madeira pode exigir alguns cuidados extras, mas com certeza irá compensar com a elegância e sofisticação que o móvel provê, e seu cuidado só vai ressaltar essas características presentes.

CR Imóveis. Sua melhor escolha em apartamentos à venda na Praia Brava.
Confira em nosso blog os outros conteúdos!

Comments

comments