Cortina de tecido ou persiana: qual a melhor?

Existem muitos apartamentos à venda por aí e sabemos que escolher o ideal não é uma tarefa tão simples. Mas, depois de finalizar essa etapa junto à imobiliária, vem outra fase importante: a decoração. São diversos itens que precisam ser considerados e dependendo da posição solar de seu imóvel e gosto pessoal, é necessário cobrir as janelas para maior conforto térmico e estilo. Mas, nesse momento, é comum surgir dúvida entre cortina e persiana, sendo que cada uma oferece vantagens e desvantagens. Portanto, para te ajudar, no post de hoje vamos falar como escolher entre persiana ou cortina. 

Persiana

No começo, a persiana era voltada para o ambiente corporativo, mas com o tempo ganhou maior diversidade de modelos, sendo adaptada como item de decoração nas residências e um ótimo bloqueador de luz. Você pode encontrá-la nas versões horizontal e vertical, além de grande variedade de material. A primeira pode ser de PVC, alumínio em diferentes cores, bambu, madeira ou blackout (de poliéster com fundo opaco). Já a persiana vertical tem formato que lembra uma cortina, podendo ser em lâminas com tiras estreitas ou no formato de painel usando de três a quatro folhas para cobrir a janela. 

Algumas das vantagens da persiana são:

  • Deixa o ambiente mais moderno;
  • Versões feitas em metal, PVC ou madeira podem ser limpas apenas com pano seco;
  • Ideal para espaços pequenos, visto que é menos volumosa;
  • Muito recomendada para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios. 

Cortina

A cortina é a solução mais conhecida ao decorar janelas, sendo que as peças em tecido são ideais para quem gosta de criar e misturar tendências. Isso porque, podem ser confeccionadas em diferentes tecidos, modelos e complementadas com acessórios. Inclusive, essa é uma das grandes vantagens: as inúmeras possibilidades para usar em diferentes ambientes.

Outras vantagens das cortinas são:

  • Cortinas simples, como de voal, costumam ser mais baratas que as demais opções e persianas. Obviamente, conforme você vai personalizando, o preço aumenta, mas ainda assim é uma alternativa mais econômica;
  • As cortinas podem ser lavadas em casa na própria máquina de lavar;
  • Se a janela for muito grande, a cortina se adapta melhor.

Como escolher entre cortina e persiana?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre cortinas e persianas, é hora de escolher de uma vez por todas. 

Analise a decoração

Quando falamos em decoração e estilo, as persianas promovem um ar mais moderno, enquanto as cortinas produzem um efeito mais clássico e tradicional. Mas, vale lembrar que alguns estilos como rústico e boho são mais versáteis e comportam tanto uma cortina, quanto persiana. Portanto, a escolha irá depender principalmente da composição do espaço, que inclui as cores da parede, revestimentos e móveis. 

No entanto, não há regras para decoração. Inclusive, existem infinitos modelos disponíveis no mercado, sendo possível encontrar persianas mais clássicas ou cortinas mais modernas também. 

Observe o cômodo

Então, o segundo ponto a ser considerado é o tipo de ambiente que deseja incluir a peça. Por exemplo, as persianas são mais versáteis, sendo que as de material de fibra sintética vão bem em banheiros e cozinhas também. Já em salas e quartos, a cortina de tecido pode promover maior aconchego no espaço. Mas, vale lembrar que existem persianas rolos que imitam tecidos naturais, como o linho, que também promovem esse efeito mais acolhedor. 

Considere o nível de bloqueio da luz

O nível de luminosidade que você busca em uma cortina também precisa ser observado. Uma cortina leve, como as de voil, permite maior entrada de luz do que uma persiana de madeira. Além disso, cortinas blackout são mais indicadas para salas de TV ou quarto para garantir o escurinho de manhã. Vale lembrar ainda que alguns modelos de persiana como a rolô ou romana também têm a opção de incluir o blackout. 

Facilidade de limpeza

Por fim, mas não menos importante, é essencial considerar a limpeza do material. Geralmente, persianas são mais fáceis de higienizar, principalmente as sintéticas, que exigem apenas um pano umedecido. As cortinas, por outro lado, acumulam mais poeira e não são indicadas para quem tem alergia. Mas, lembre-se que as persianas exigem manutenção diária para retirar o pó, enquanto cortinas podem ser lavadas dependendo do tipo. Então, para se decidir, observe a etiqueta para encontrar uma opção que se adeque à sua realidade. 

Agora que você já sabe as vantagens das cortinas e persianas e conferiu dicas importantes para escolher a melhor opção para você, é hora de sair às compras. É importante deixar claro que uma opção não é melhor do que a outra, pois ambas possuem vantagens e desvantagens. Por isso, lembre-se de avaliar com cuidado o ambiente e suas necessidades para evitar erros e dores de cabeça futuras. Então, se for leigo no assunto, o ideal é sempre procurar um especialista, seja decorador ou funcionário da loja para te ajudar.


CR Imóveis. Sua imobiliária especializada em Apartamentos Praia Brava e Balneário Camboriú.

Comments

comments